Palmeiras x Internacional: informações, curiosidades e histórico do confronto

Felipe Krüger
Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Data/horário: 04/05/2019, 19h (de Brasília)
Transmissão: TNT
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
NSP: Willian Bigode (transição física) e Ricardo Goulart

O Palmeiras realizou na tarde desta sexta-feira (03), na Academia de Futebol, o último treino antes da partida contra o Internacional, neste sábado (04), no Allianz Parque. O jogo será válido pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro 2019.

O Verdão ostenta, atualmente, uma sequência invicta de 25 duelos válidos pelo Campeonato Brasileiro (18 vitórias e sete empates) – legado da edição anterior, campeã, com 17 vitórias e seis empates. Esta já é a segunda melhor marca do clube no torneio nacional em todos os tempos, atrás apenas da série sem reveses imposta entre 1972 e 1973, sob o comando do técnico Oswaldo Brandão, com 26 partidas invictas (18 vitórias e oito empates). Ou seja, basta não ser derrotado pelo Internacional para igualar a marca atingida na década de 1970.

Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação_Nesta sexta-feira (03), grupo palmeirense encerrou preparação para o jogo contra o Internacional

Invicto nas últimas 13 partidas dentro de sua arena, o Verdão registra os últimos 11 resultados positivos no local pela competição nacional. Neste recorte, já é o recorde, ao lado das 11 vitórias em sequência pela competição nacional em 1996, considerando todas as formas físicas que o estádio já possuiu anteriormente. Se ganhar do Internacional neste sábado (04), o time irá chegar a 12 triunfos seguidos em casa pelo Nacional e estabelecer o novo recorde de todos os tempos da casa palmeirense.

Além disso, após sair de campo sem ser vazado na goleada sobre o Fortaleza, na 1ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras alcançou uma importante marca da história da arena. Assim como já havia acontecido em duas oportunidades (entre fevereiro de 2015 e março do mesmo ano e entre abril e junho de 2016), o Verdão passou cinco partidas sem tomar gols. Se a defesa alviverde não for ultrapassada neste sábado (04), diante do Internacional, o Alviverde irá estabelecer o recorde neste quesito em toda história da arena, inaugurada em 2014. Já o maior recorde do time sem sofrer gols no Estádio Palestra Italia (independentemente da forma física que já possuiu outrora), foi imposto entre 1988 e 1990: foram incríveis 12 duelos sem sofrer gol em casa.

MELHOR DEFESA DO BRASIL EM 2019

Levando em conta todos os clubes que hoje disputam a Série A do Brasileiro e suas respectivas campanhas desde o início da temporada de 2019, o Palmeiras é quem detém a melhor defesa, ao lado do Grêmio: ambos os clubes sofreram apenas 8 gols até aqui. Além disso, o Alviverde é a segunda equipe que menos perdeu me 2019 (duas vezes, contra um revés do Cruzeiro) e detém ainda segunda menor média de gols sofridos (0,35, tecnicamente empatado com o Grêmio, com 0,33). As estatísticas são do FutDados.

WEVERTON: 50 JOGOS

Poupado da partida contra o CSA, em Alagoas, o goleiro Weverton alcançou recentemente, diante do Fortaleza, a marca de 50 jogos com a camisa do Palmeiras. Mesmo com o rodízio entre goleiros estabelecido pelo técnico Luiz Felipe Scolari, o arqueiro já ostenta números importantes pelo clube. Em 2018, o dono da camisa 21 participou de 23 de 38 jogos possíveis na campanha do título do Campeonato Brasileiro. Neste ano, Weverton disputou 13 partidas e sofreu apenas quatro gols. O bom desempenho fez o goleiro ser chamado para a Seleção Brasileira.

VICTOR LUIS E HYORAN: DUPLA INVICTA

Individualmente, contra o CSA, pela 2ª rodada, o lateral Victor Luis e o meia Hyoran ampliaram uma ótima marca que vêm construindo já há algum tempo. O último revés de ambos com a camisa do Alviverde aconteceu em 30 de maio de 2018, pelo Campeonato Brasileiro, no Mineirão (1 a 0 para o Cruzeiro). Desde então, o camisa 26 atuou em 35 duelos e não perdeu (25 vitórias e 10 empates), enquanto o camisa 28 acumula 32 jogos de invencibilidade (24 triunfos e 8 igualdades). 

Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação_Zé Rafael é um dos artilheiros do Brasileirão até aqui, com dois golsZÉ RAFAEL: ARTILHEIRO DO CAMPEONATO BRASILEIRO

Com dois gols no Nacional, Zé Rafael ostenta o posto de goleador máximo do Campeonato Brasileiro até a segunda rodada. O meio-campista palmeirense divide esta marca com Bruno Henrique, do Flamengo, Ricardo Bueno, do Ceará, Everaldo, da Chapecoense, Eduardo Sasha, do Santos, e Arthur Caíke, do Bahia. 

MARCOS ROCHA: MAIS ASSISTÊNCIAS NO CAMPEONATO BRASILEIRO

Além do gol na rodada de estreia do Nacional, contra o Fortaleza, Marcos Rocha concedeu duas assistências naquela partida, o que lhe torna, de acordo com dados do Footstats, o número um em assistências no Brasileirão, ao lado de Willian Arão, do Flamengo, e de Antony, do São Paulo. Os dados estão atualizados até a segunda rodada do Nacional.

CAMPEONATO BRASILEIRO: CAMPANHA SEMELHANTE

Em 2018, ano do último título brasileiro do Palmeiras – o décimo de sua história –, o Alviverde Imponente conquistou nas duas primeiras rodadas os mesmos quatro pontos desta edição da competição nacional. Naquela oportunidade, o Verdão ficou no 1 a 1 com o Botafogo, na estreia, e venceu o Internacional na partida válida pela 2ª rodada. Desta vez, o primeiro jogo terminou com triunfo palestrino por 4 a 0 diante do Fortaleza e empate em 1 a 1 no duelo com o CSA, fora da casa, na segunda partida do campeonato.

CAMPEONATO BRASILEIRO: MELHOR ATAQUE

O Palmeiras possui cinco gols marcados no torneio nacional até aqui, o que lhe torna o top 1 no quesito melhor ataque neste Brasileirão, ao lado do Athletico-PR e do Bahia.

CAMPEONATO BRASILEIRO: MELHOR DEFESA

Além do melhor ataque (5 gols marcados), o Alviverde possui também a defesa menos vazada: sofreu apenas um tento até aqui. O time de Felipão divide esta marca com o São Paulo, o Ceará e a Chapecoense – também vazados em uma única ocasião.

ALLIANZ PARQUE: 250 GOLS MARCADOS

Após golear o Fortaleza por 4 a 0 na partida de abertura do Campeonato Brasileiro 2019, o Palmeiras alcançou a expressiva marca de 250 gols marcados no Allianz Parque. O primeiro foi anotado por Henrique Dourado, de pênalti, diante do Atlético-PR, em 2014. Já o mais recente foi feito pelo capitão Bruno Henrique, o quarto do triunfo sobre o Tricolor de Aço.

ALLIANZ PARQUE: CRAQUE E ARTILHEIRO

O atacante Dudu segue com números impressionantes na história do Allianz Parque. Ele é o jogador que mais atuou na arena (107 partidas), que mais venceu (76 vezes), que mais marcou gols (28 tentos) e que mais concedeu assistências (27 passes decisivos).

ALLIANZ PARQUE: RETROSPECTO E PÚBLICO

Inaugurado em 2014, o Allianz Parque ostenta o público recorde de 41.256 pessoas, estabelecido em 2018, na partida da entrega da taça de campeão daquele ano, contra o Vitória. O retrospecto geral de partidas no local é de 134 embates, sendo 88 vitórias, 24 empates e 22 derrotas.

PALMEIRAS x INTERNACIONAL: RETROSPECTO GERAL

O retrospecto geral de jogos do Palmeiras contra o Internacional indica 89 embates, sendo 29 vitórias palestrinas, 23 empates e 37 triunfos do time do sul do país. O Verdão marcou 93 gols e foi vazado 115 vezes. 

PALMEIRAS x INTERNACIONAL: JOGOS NO ALLIANZ PARQUE

O Palmeiras já recebeu o Internacional no Allianz Parque em quatro oportunidades. Foram três vitórias e um empate, com seis gols marcados e três sofridos. A partida mais emblemática deste breve histórico na arena palestrina aconteceu em 2015, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Após empate em 1 a 1 no Beira-Rio, o Verdão precisava de uma vitória simples para avançar. O time palestrino abriu 2 a 0, sofreu o empate e até os 29 minutos da segunda etapa estava sendo eliminado, mas Andrei Girotto fez belo gol de cabeça e classificou a equipe – o time ainda superaria Fluminense e Santos para conquistar o tricampeonato do torneio.

PALMEIRAS x INTERNACIONAL: JOGOS EM SÃO PAULO

O Verdão ostenta atualmente uma positiva série de quatro vitórias consecutivas sobre o Internacional, considerando apenas jogos disputados na cidade de São Paulo. Foram três partidas disputadas no Allianz Parque e uma no Pacaembu. Esta já é a maior sequência de triunfos diante do Colorado do Palmeiras na capital paulista – o recorde anterior era de três jogos vencidos de forma seguida, estabelecido entre 1988 e 1990 e 2008 e 2010.

LUIZ FELIPE SCOLARI: RETROSPECTO GERAL

Em sua terceira passagem pelo Palestra Italia, o técnico Luiz Felipe Scolari soma, ao todo,  225 vitórias, 126 empates e 110 derrotas no comando da equipe alviverde. Foram 461 jogos. Além do título do Brasileiro de 2018, o treinador já havia conquistado a Copa Libertadores em 1999, a Copa do Brasil em 1998 e 2012, a Copa Mercosul em 1998 e o Torneio Rio-São Paulo em 2000.

LUIZ FELIPE SCOLARI: RETROSPECTO CONTRA O INTERNACIONAL

Gaúcho, o técnico Luiz Felipe Scolari se acostumou ao longo de toda carreira a enfrentar o Internacional, afinal, o treinador fez história comandando os maiores rivais do Colorado, o Grêmio. Pelo Verdão, Felipão enfrentou a equipe vermelha do sul do país em 10 oportunidades: foram quatro vitórias, quatro derrotas e dois empates. No último encontro, em agosto de 2018, no estádio Beira-Rio, empate em 0 a 0.

Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação_Felipão enfrentou o Internacional por dez vezes como técnico do Palmeiras