Palmeirense é campeão sul-americano pelo Brasil Sub-15 e MVP do torneio

Heron Ledon
Departamento de Comunicação

Divulgação _ Yago, cestinha da final com 16 pontos, é o melhor atleta Sub-15 da América do SulO armador palmeirense Yago Mateus levou a Seleção Brasileira Sub-15 ao título invicto do Campeonato Sul-Americano na noite desta segunda-feira (03), com a vitória sobre a Argentina por 66 a 55, na cidade venezuelana de Barquisimeto. Maior pontuador da partida, o jovem do Verdão ainda foi eleito o MVP (do inglês, jogador mais valioso) do torneio. O último ouro da base do basquete masculino nacional havia sido em 2006, no Uruguai, na categoria Sub-17 da mesma competição.

Yago comandou o escrete brasileiro com a tarja de capitão e com o seu desempenho dentro de quadra. O atleta palestrino foi o cestinha da final com 16 pontos, ao lado do argentino Franco Baralle, e terminou como o quarto maior pontuador do campeonato e o maior do Brasil, com 74 tentos – média de 14,8 por jogo. Foi ainda o vice-líder geral em assistências (17).

“Eu chorei de alegria. Foi um momento de felicidade, quando eu mais refleti na minha vida, o que minha família me pedia. Eu devo tudo à comissão técnica, ao meu irmão, ao meu primo (respectivamente, Mião e Boris, jogadores de basquete) e ao Palmeiras”, relatou o atual melhor atleta Sub-15 da América do Sul.

Divulgação _ O jovem acumula títulos pelo Verdão, pela Seleção Paulista e, agora, pelo BrasilA Seleção Brasileira fez uma campanha impecável. Na fase de grupos, derrotou o Equador (74 a 41), o Peru (70 a 45) e a Venezuela (70 a 66). Na semifinal, contra o Chile, triunfo por 90 a 45. A Argentina também chegou à briga pelo ouro sem perder, mas não resistiu ao talento dos brasileiros. Com o título do Sul-Americano, o Brasil garantiu vaga na Copa América Sub-16 de 2015, assim como os argentinos e os venezuelanos, que também ficaram no pódio. A última conquista do país também foi sobre os hermanos e teve o armador Locke, do Palmeiras/Meltex, no elenco.

Conquistar um título invicto já não é novidade para o jovem palmeirense. Yago conseguiu o mesmo feito pelo Verdão nos Estaduais de 2012 e 2013 e no Campeonato da Grande São Paulo do ano passado. O armador – bicampeão brasileiro invicto pela Seleção Paulista Sub-15 e MVP do nacional de 2014 – ainda faz parte do grupo de jogadores alviverdes nascidos em 1999 que não sabem o que é perder há 51 partidas.

Clique aqui e confira os bastidores da premiação do torneio Sul-Americano Sub-15.