Palmeirenses conquistam título brasileiro pela Seleção Paulista Sub-15

Agência Palmeiras
Heron Ledon

A temporada da base do basquete palestrino termina com chave de ouro. Na última sexta-feira (13), o treinador Willians Manzini e quatro jovens atletas do Palmeiras sagraram-se campeões invictos do Brasileiro Sub-15 defendendo a Seleção Paulista. Atuando em Joinville (SC), o time de São Paulo fez 72 a 48 no Rio Grande do Sul e levantou o troféu. Além dessa conquista, o Alviverde ainda faturou seis títulos e dois vices em 2013 – o maior feito na história da modalidade do Verdão e da Federação.

Após erguer os canecos da Grande São Paulo e do Estadual com o sub-15 e o sub-12 verde e brancos, o comandante Willians Manzini foi convocado pela Federação Paulista de Basketball para assumir a equipe de São Paulo no Campeonato Brasileiro. O técnico levou consigo o ala-armador Caio Rosa, o armador Yago Mateus, o ala-pivô Nicolas Ronsini e o pivô Gabriel Galvanini, o Jaú. Com a base do Palestra no torneio, o resultado foi o melhor possível: campeão invicto.

No Grupo B, na fase classificatória, o conjunto paulista derrotou todos os seus rivais com muita propriedade – Maranhão (143 a 35), Distrito Federal (84 a 42), Rio de Janeiro (64 a 36) e Paraná (75 a 39). Melhor colocado de sua chave, São Paulo encarou o atual campeão Minas Gerais na semifinal e venceu por 75 a 39, chegando com força à grande decisão.

Diante do Rio Grande do Sul, que também não havia perdido na competição, São Paulo emplacou 72 a 48 e garantiu o troféu brasileiro, no ginásio do 8º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina. “Nós tivemos pouco tempo de treino, mas os meninos conseguiram assimilar o que queríamos e estão de parabéns. Eu também estou muito feliz e só tenho a agradecer ao Palmeiras pela oportunidade e à Federação pela confiança”, disse Willians.

Nos seis confrontos que disputou, a Seleção Paulista acumulou uma excelente pontuação de 516 tentos feitos e 254 sofridos – médias de 86 e 42,3, respectivamente. A atuação dos palestrinos também merece destaque. Yago foi o cestinha da equipe com 97 pontos; Gabriel fez 55; Caio e Nicolas computaram 23. “Era um grupo maravilhoso, concentrado em todos os jogos em busca da vitória. Os garotos do Palmeiras foram sensacionais. Sempre que a equipe precisou, eles deram conta do recado”, avaliou o comandante.

Confira os jogos da Seleção Paulista Sub-15, campeã brasileira com atletas e técnico do Verdão:

Fase de Classificação
1ª rodada: Maranhão 35 x 143 São Paulo
2ª rodada: São Paulo 84 x 42 Distrito Federal
3ª rodada: Rio de Janeiro 36 x 64 São Paulo
4ª rodada: São Paulo 75 x 39 Paraná

Semifinal
São Paulo 78 x 54 Minas Gerais

Final
São Paulo 72 x 48 Rio Grande do Sul