Mestre do judô, Sensei Zaqueu do Nascimento morre aos 85 anos

Agência Palmeiras
Heron Ledon

Um dos maiores nomes do judô da Sociedade Esportiva Palmeiras, o Sensei Zaqueu Rodrigues do Nascimento – Kodansha 7º Dan – morreu aos 85 anos na manhã desta segunda-feira (16). O professor Zaqueu cuidava de um acidente vascular cerebral (AVC) desde o início deste ano e deixa um grande legado à modalidade do clube.

O Sensei Zaqueu chegou ao Alviverde em 1968, quando o judô foi inaugurado no Palestra pelo Sensei Fukyu Nakano. Devido a sua grande dedicação durante a vida ao esporte no Verdão, foi homenageado em fevereiro de 2013 pelo então diretor Edson Puglia, e deu nome ao novo Centro de Excelência Técnica de Judô do Palmeiras, o “Dojô Mestre Zaqueu Rodrigues do Nascimento”. Por suas mãos, já passaram grandes judocas, como Sergio Pessoa, Daniel Hernandes e Henrique Guimarães.

“O Mestre Zaqueu foi um grande professor de todos os que fazem parte do judô do Palmeiras. Ele era o espírito do nosso esporte no clube. E tinha também a essência do judô praticado no Japão. Com certeza, ele teve mais de 30 mil alunos nestes 45 anos com a gente. A homenagem a ele em relação ao nosso dojô é totalmente justa por tudo o que ele fez por nós”, disse Rodrigo Mattar, diretor da modalidade palestrina.

O velório do Sensei Zaqueu acontece a partir das 20h desta segunda-feira (16), no Cemitério Jardim das Flores, que fica na Rua José Menino, 20, Jardim Rincão, km 29,5 da Rodovia Raposo Tavares. Já o enterro está marcado para as 10h desta terça (17), no mesmo local.