Alana Maldonado e Thiego Marques sobem ao pódio do Grand Prix de Antalya com a Seleção Brasileira de Judô

Departamento de Comunicação

Os judocas Alana Maldonado e Thiego Marques subiram ao pódio do Grand Prix de Antalya, na Turquia, nos dias 1º e 2 de abril, com a Seleção Brasileira. A dupla segue em busca da classificação para os Jogos Paralímpicos de 2024, que acontecem entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro, em Paris, na França.

Thiego conquistou a sua primeira medalha em 2024 (Foto: Federação Internacional de Judô)

Thiego entrou nos tatames na segunda-feira (1º) e garantiu a medalha de bronze da categoria 60kg para atletas J2 (baixa visão). O “Ruivo Albino”, apelido que utiliza, venceu o judoca Zurab Zurabiani, da Geórgia, para garantir a terceira colocação.

“É incrível iniciar esse ano paralímpico no pódio e saber que estamos no caminho certo. Tenho a plena certeza que todo o trabalho que fazemos no dia a dia do clube está valendo a pena, é uma vitória não só minha, mas dos meus professores e de todos os parceiros de treino”, disse Thiego, que é o atual oitavo colocado do ranking.

Alana lutou nesta terça-feira (02) e conquistou a medalha de prata na categoria até 70 kg – J2 (baixa visão). No GP anterior, que ocorreu em fevereiro, em Heidelberg, na Alemanha, a campeã paralímpica também ficou em segundo lugar em sua primeira competição após se recuperar de uma lesão de LCA no joelho direito.

“Hoje conquistei a medalha de prata no Grand Prix de Antalya na Turquia e estou feliz com meu resultado. Sigo forte no trabalho e com o objetivo ainda maior em Paris 2024. Quero agradecer aos meus técnicos e ao meu clube, o Palmeiras, por me apoiar e me dar toda a estrutura de treino. Gratidão a todos”, ressalta Alana.

Alana garantiu a sua segunda medalha no ano (Foto: Divulgação)

O GP de Antalya foi o segundo dos três eventos do circuito internacional que acontecem antes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O último será em Tiblisi, na Geórgia, em maio. Todos contam pontos para o ranking mundial, principal critério de distribuição de vagas da modalidade para as Paralimpíadas.