Palmeirenses são bicampeões brasileiros com a Seleção Paulista Sub-15

Heron Ledon
Departamento de Comunicação

Divulgação _ Yago foi cestinha de 5 dos 6 jogos que disputou na competiçãoA Seleção Paulista Sub-15 de basquete sagrou-se bicampeã consecutiva do Campeonato Brasileiro da categoria no último sábado (09), com palmeirenses no elenco. Os garotos André Ballas, Wayk Gabriel e Yago Mateus e o técnico Willians Manzini levaram as cores de São Paulo ao lugar mais alto do pódio de forma invicta, na cidade mineira de Poços de Caldas, no ginásio da ADC Alcoa Poços.

O time paulista estava no Grupo A do torneio e se classificou às semifinais na primeira colocação ao derrotar Pernambuco (106 a 47), Espírito Santo (96 a 46), Rio de Janeiro (86 a 48) e os donos da casa, Minas Gerais (88 a 62). Na disputa da vaga à final, nova vitória: 97 a 52 sobre Paraná. A grande decisão foi contra um adversário conhecido, o Rio de Janeiro, e São Paulo ergueu o troféu ao emplacar 74 a 51. Em médias, a Seleção Paulista teve 91,16 pontos feitos e 51 sofridos por duelo.

Willians Manzini, campeão brasileiro já em 2013, levou o título com a equipe masculina e com a feminina (como assistente técnico) neste ano. “Foi bom demais. A gente foi pra lá com uma pressão gigantesca, e o favoritismo sempre pode atrapalhar. Tivemos alguns jogos difíceis, conseguindo melhorar no segundo e terceiro quartos. Foi passo a passo até chegarmos à final, que foi complicada, truncada, mas aí tivemos o Yago em uma partida excepcional e que nos ajudou a sermos campeões. E a experiência com as meninas também foi muito boa, muito bacana. Fiquei muito feliz por tudo o que aconteceu”, contou o treinador do sub-15 e sub-14 do Verdão.

O armador palestrino Yago Mateus, destaque da Seleção Paulista na campanha de 2013, foi, neste ano, cestinha de cinco vitórias de São Paulo, o melhor armador da competição, com 30 assistências, e o MVP – sigla em inglês de Jogador Mais Valioso – do torneio. “Foi tudo muito bom. Meu irmão, que também é jogador, pediu para eu focar bastante nas assistências, em servir e ajudar bastante o time, e acabou dando tudo certo”, disse o garoto.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Os jovens atletas do basquete do Verdão chegaram ao bicampeonato de maneira invicta

O ala-pivô André Ballas e o ala Wayk Gabriel – maior pontuador da partida entre São Paulo e Espírito Santo com 18 tentos – foram os outros palmeirenses campeões. “No final dos jogos, era um olhando um para o outro e sentindo em casa por já jogarmos juntos no Palmeiras. Dentro de quadra, era tudo mais fácil, muito bom. E também foi bacana para eles, por ser o primeiro título deles com a Seleção”, falou Yago.

O quarteto verde e branco está junto desde 2012 no Alviverde. Até então, as quatro peças ganharam todos os títulos disputados, seja do Campeonato da Grande São Paulo ou do Estadual, em todas as categorias pelas quais passaram. “Esse trio é demais, é cria nossa, da base do Verdão, e foi uma emoção muito grande poder representar o Palmeiras e conquistar esse título de muita expressão com eles, pela Seleção Paulista”, avaliou Manzini.

Confira os jogos da Seleção Paulista Sub-15 no Campeonato Brasileiro:

1ª rodada: Pernambuco 47 x 106 São Paulo – Yago Mateus cestinha com 21 pontos
2ª rodada: São Paulo 96 x 46 Espírito Santo – Wayk Gabriel cestinha com 18 pontos
3ª rodada: Rio de Janeiro 48 x 86 São Paulo – Yago Mateus cestinha com 34 pontos
4ª rodada: Minas Gerais 62 x 88 São Paulo – Yago Mateus cestinha com 26 pontos
Semifinal: São Paulo 97 x 52 Paraná – Yago Mateus cestinha 41 pontos
Final: Rio de Janeiro 51 x 74 São Paulo – Yago Mateus cestinha 31 pontos
[album]