Departamento no Comunicação

O Palmeiras treinou na manhã desta quarta-feira (1º), na Academia de Futebol, e seguiu a preparação para enfrentar o Guarani, domingo (05), às 16h, no Brinco de Ouro, em Campinas (SP), pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista. Por mais de 1h, a comissão técnica fez trabalhos técnicos e táticos de ataque contra defesa e deu ênfase em situações de jogo como infiltrações e transições.

A ausência foi o meio-campista Atuesta, que teve constatada uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito e será submetido a uma cirurgia nos próximos dias. Já o goleiro Marcelo Lomba segue em recuperação de uma fratura de dedo na mão esquerda e trabalhou à parte no campo com os preparadores e colegas de posição.

Pedro Lima, um dos destaques do Sub-20 na conquista da Copa São Paulo em janeiro e nos títulos do Brasileiro e da Copa do Brasil da categoria em 2022, comentou sobre a oportunidade de treinar com a equipe principal. “O ano de 2023 tem sido bem legal. A gente começou com o bicampeonato da Copinha, que foi muito bom, pois era o nosso grande objetivo. Agora fico muito feliz de treinar aqui com os profissionais, com os jogadores que eu via pela TV. Poder aprender com eles no dia a dia é muito importante e uma experiência incrível”, disse o jogador de 19 anos.

“A comissão técnica fala bastante com a gente. Eles são muito cientes do que a gente pode entregar e nos ajudam muito neste processo de evolução”, continuou. “O ambiente aqui é muito leve, ainda mais tendo esses jogadores com quem a gente pôde ser campeão junto, como Endrick, Garcia, Fabinho, Naves, Vanderlan e Jhon Jhon. A gente se sente ainda mais acolhido”, completou.

Campeão da Copinha, o meio-campista Pedro Lima treinou com a equipe principal (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A inspiração para Pedro Lima vem do próprio elenco alviverde: o volante Zé Rafael. “Tenho como ídolo o Zé Rafael. Ele é um cara em quem me inspiro bastante, sobretudo por ser da minha posição e por fazer outras também. Ele conseguiu se reinventar aqui dentro, chegou como ponta, jogou de meia, atacante e agora está atuando de volante e é um dos melhores do Brasil. Muito legal estar aprendendo com ele”, disse.

Nascido em Brasília (DF), a Cria da Academia passou a infância em São José dos Campos (SP) e chegou ao Palmeiras em 2016, na categoria Sub-13, conquistando títulos importantes na base. Versátil, o jovem atuava pelo Sub-20 como um meia ofensivo, mas em 2022 adaptou-se a uma função recuada, jogando como um segundo volante, e teve bom desempenho.

“Eu posso fazer as três funções de meio de campo. Cheguei como 10, mas já fui zagueiro, primeiro e segundo volante… Essa versatilidade ajuda porque pude aprender em várias posições e isso agrega bastante no meu futebol e para o meu futuro”, finalizou.

O elenco volta a treinar nesta quinta-feira (02), às 10h, na Academia de Futebol. Único invicto no Paulista, o Palmeiras é o time de melhor campanha no geral (27 pontos), mais vitórias (oito, ao lado do São Bernardo), menos gols sofridos (cinco) e melhor saldo de gols (13, ao lado do São Bernardo). Verdão e São Bernardo disputam a primeira posição do Grupo D, que garante a vantagem do mando de campo nas quartas de final – o time do ABC tem um ponto a menos.