Pelo Brasileirão, Palmeiras sofre revés contra o Santos na Vila Belmiro

Mariana Giovinazzo
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Dudu marcou o gol único gol do Verdão na partidaDebaixo de chuva, o Palmeiras enfrentou o Santos, na Vila Belmiro, nesta tarde de domingo (01), e foi superado pelo placar de 2 a 1. Em partida válida pela 33ª rodada do Brasileirão, o Verdão saiu atrás e não conseguiu se recuperar, apesar da pressão no final do segundo tempo. Thiago Maia e Ricardo Oliveira marcaram para os alvinegros, enquanto Dudu descontou para a equipe da capital.

A chuva não abalou os ânimos dos jogadores e ambos os times começaram o jogo com vontade de sobra. A partida era bem movimentada, com marcação forte e velocidade no ataque dos dois lados. O Santos ficava mais tempo com a bola nos pés, mas o duelo era equilibrado.

Apesar do jogo ser bem disputado, poucas chances claras de gol foram criadas nos primeiros 25 minutos. O gramado molhado e os escorregões na hora de finalizar atrapalhavam os atacantes.

E foram os mandantes que conseguiram achar espaços e vencer a chuva para abrir o placar na Vila. Aos 27, Lucas Lima tocou para Zeca, que chegava sozinho pela esquerda, e o lateral cruzou para Thiago Maia bater de primeira, sem chances para Fernando Prass. (Santos 1 x 0 Palmeiras)

Depois do gol, o Palmeiras passou a sair mais para o ataque, tentando pressionar o adversário e equilibrar a partida novamente. Aos 36, o lateral-direito Lucas sentiu desconforto e foi substituído por João Pedro.

A melhor chance do Verdão foi aos 40 minutos, quando Dudu puxou contra-ataque e tocou para Robinho no meio, que passou para Matheus Sales encher o pé e chutar para o gol. A bola desviou em Gustavo Henrique e explodiu no travessão.

Aos 47, Vitor Hugo lançou para Gabriel Jesus dentro da área. O camisa 33 tocou para Robinho, que chegava livre pela direita, mas o meia finalizou desequilibrado e mandou por cima do gol.

Logo em seguida, foi a vez dos alvinegros perderem uma chance incrível, com Gabriel. O atacante driblou Fernando Prass e ficou livre para marcar, mas Vitor Hugo salvou quase em cima da linha. A bola voltou para Gabriel que, desta vez, mandou para fora.

As duas equipes voltaram sem mudanças para o segundo tempo. O Santos pressionava nos minutos iniciais e, logo aos 3, conseguiu o segundo. Gabriel recebeu com liberdade pela direita e cruzou para Ricardo Oliveira livre na segunda trave. O artilheiro do campeonato subiu e cabeceou para o fundo do gol. (Santos 2 x 0 Palmeiras)

Os alviverdes tinham mais posse de bola e apostava nos levantamentos na área para se recuperar na partida. Do outro lado, o time do litoral posicionava bem sua defesa e contava com a velocidade de seus jovens atacantes no contra-ataque para manter o controle do jogo.

Aos 19, Marcelo Oliveira tirou Matheus Sales para a entrada de Allione, deixando sua equipe mais ofensiva. Mesmo assim, a marcação adversária continuava forte e o Palmeiras tinha dificuldades para encontrar espaços para finalizar.

Aos 29, a insistência palmeirense deu resultado. Dudu tabelou com Lucas Barrios e invadiu a área. No meio de dois jogadores santistas, o camisa 7 dominou e chutou com o pé direito. A bola desviou na defesa e entrou, sem chances para o goleiro Vanderlei. (Santos 2 x 1 Palmeiras)

Pouco depois, Lucas Barrios foi substituído por Cristaldo. Aos 33, o Santos teve a chance de matar o jogo, mas Fernando Prass, em grande fase, brilhou e salvou o Verdão, defendendo o chute de Ricardo Oliveira com os pés.

Com os ânimos renovados, o Palmeiras ia para cima e fazia pressão, buscando o empate. Allione, Dudu e Zé Roberto tiveram chance empatar, mas não tiveram sucesso. Ricardo Oliveira ainda teve algumas oportunidades de fazer o terceiro dos alvinegros, mas Fernando Prass fechou o gol e não deixou passar mais nada.

Aos 45, Cristaldo se desentendeu com Gustavo Henrique em lance sem bola e foi expulso. A partida era cada vez mais nervosa no final, com cartões amarelos sendo distribuídos para os dois lados, mas terminou sem mais gols.

O Verdão volta a campo no próximo domingo (08), quando recebe o Vasco no Allianz Parque, em partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Palmeiras e Santos voltam a se enfrentar na Vila Belmiro, no próximo dia 25, quarta-feira, pelo primeiro jogo da grande final da Copa do Brasil.

> Clique aqui e veja a galeria de fotos da partida entre Santos e Palmeiras.

Escalação: Fernando Prass; Lucas (João Pedro), Jackson, Vitor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos, Matheus Sales (Allione) e Robinho; Dudu, Gabriel Jesus e Barrios (Cristaldo).

Cartões Amarelos: Zé Roberto, Thiago Santos e Dudu.

Cartão Vermelho: Cristaldo.

Gols

Santos: Thiago Maia (27’ – 1º Tempo), Ricardo Oliveira (03’ – 2º Tempo)

Palmeiras: Dudu (29’ – 2º Tempo)