Pelo Campeonato Brasileiro, Palmeiras empata com o Vasco no Allianz Parque

Mariana Giovinazzo
Departamento de Comunicação

Após quatro jogos seguidos fora de casa, o Palmeiras voltou a atuar no Allianz Parque neste sábado (27), contra o Vasco, em partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo terminou empatado em 1 a 1, com dois gols marcados no início do primeiro tempo. Marrony abriu o placar para os cariocas, aos dois minutos, e Gustavo Scarpa bateu pênalti para deixar tudo igual aos 14. 

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Gustavo Scarpa converteu pênalti aos 14 minutos do primeiro tempo

Com o resultado, o time chegou aos 27 pontos conquistados na tabela do Brasileirão – o segundo colocado é o Santos, com apenas um a menos. O vice-líder entra em campo no domingo (28), para enfrentar o Avaí, lanterna da competição. As outras equipes não podem ultrapassar os dois primeiros nesta rodada.

O Verdão disputou seis partidas como mandante no Brasileirão até o momento e não foi derrotado em nenhuma delas: foram cinco vitórias e um empate. Os adversários foram Fortaleza (4 a 0, no Allianz Parque), Internacional (1 a 0, no Allianz Parque), Santos (4 a 0, no Pacaembu), Athletico-PR (1 a 0, no Allianz Parque), Avaí (2 a 0, no Allianz Parque) e Vasco (1 a 1, no Allianz Parque). Nestes confrontos, o Alviverde marcou 13 gols e sofreu apenas um.

Além disso, levando em conta todos os jogos da temporada disputados pelos 20 participantes da Série A (exceto amistosos), o Palmeiras é, de forma isolada, o time que menos perdeu em 2019: apenas quatro vezes, contra seis do Flamengo e do Grêmio. A equipe de Luiz Felipe Scolari só foi superada por Corinthians, no Paulista, San Lorenzo-ARG, na Libertadores, Internacional, na Copa do Brasil, e Ceará, no Brasileiro.

O próximo compromisso palestrino é contra o Godoy Cruz-ARG, pelas oitavas de final da Conmebol Libertadores, na terça-feira (30), às 21h30, no Allianz Parque. As duas equipes se enfrentaram em Mendoza, na Argentina, e empataram em 2 a 2 no jogo de ida. Pelo torneio nacional, o Verdão volta a campo no domingo (04), às 19h, para encarar o Corinthians, na arena do rival.

O jogo

O Palmeiras foi surpreendido pelos adversários cariocas logo aos dois minutos do primeiro tempo, após uma cobrança de escanteio de Valdivia. Marrony, na segunda trave, subiu mais do que a marcação e cabeceou para abrir o placar no Allianz Parque. (Palmeiras 0 x 1 Vasco)

Após sofrer o gol, o Verdão passou a pressionar o Vasco no ataque. Aos 10, um desvio da defesa após cruzamento de Dudu obrigou Fernando Miguel a fazer boa defesa e espalmar para o meio da área. Pouco depois, o camisa 7 palmeirense cobrou lateral longo e, após confusão dentro da área, Leandro Castán interceptou o chute de Arthur Cabral com o braço. O árbitro Ricardo Marques Ribeiro checou o lance no vídeo e marcou pênalti, cobrado e convertido por Gustavo Scarpa. (Palmeiras 1 x 1 Vasco)

O empate alviverde diminuiu o ritmo da partida, com faltas cometidas por ambos os lados que paravam o jogo com frequência. As poucas finalizações feitas não deram trabalho para os goleiros Weverton e Fernando Miguel. Mesmo assim, os alviverdes mostravam ter mais velocidade e se movimentavam melhor do que os cruzmaltinos no primeiro tempo.

A equipe de Felipão voltou para a segunda etapa sem alterações. Aos cinco minutos, o ataque palmeirense exigiu duas boas defesas de Fernando Miguel na mesma jogada. No primeiro lance, o goleiro espalmou o chute de Hyoran. No rebote, Arthur Cabral arrematou sem muita força e o vascaíno conseguiu agarrar.

Aos 21, o técnico palestrino fez sua primeira alteração e colocou Raphael Veiga na vaga de Gustavo Scarpa. A segunda substituição aconteceu aos 27 minutos, quando Matheus Fernandes entrou no lugar de Bruno Henrique. Sentindo câimbras, Hyoran saiu aos 33 para a entrada de Carlos Eduardo no ataque.

As duas equipes tiveram chances de marcar o segundo e sair com a vitória nos instantes finais da partida. O Verdão quase balançou as redes três vezes, com Hyoran, Edu Dracena e Raphael Veiga, enquanto o Vasco acertou o travessão com Marcos Junior. A partida, porém, terminou empatada em 1 a 1.

Escalação: Weverton; Jean, Antônio Carlos, Edu Dracena e Victor Luis; Thiago Santos, Bruno Henrique (Matheus Fernandes) e Gustavo Scarpa (Raphael Veiga); Hyoran (Carlos Eduardo), Arthur Cabral e Dudu.

Cartão amarelo: Thiago Santos.

Gols

Palmeiras: Gustavo Scarpa (14’ – 1º tempo).

Vasco: Marrony (2’ – 1º tempo).