Departamento de Comunicação

O Palmeiras recebeu nesta sexta-feira, na Academia de Futebol 2, em Guarulhos, jovens e educadores da entidade Eprocad (Fundação Esportiva Educacional Pró Criança e Adolescente), que atua na região de Santana de Parnaíba. O Verdão abriu as portas do CT das categorias de base para mais uma edição do projeto Comunidade na Academia, permitindo que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade possam conhecer a estrutura do clube.

Em um primeiro momento, os visitantes fizeram um tour pela Academia de Futebol 2, conhecendo as dependências utilizadas diariamente pelos atletas da base do Palestra. Na sequência, os jovens participaram de uma atividade lúdica a esportiva em um dos campos do CT, aproximando-se da experiência dos jogadores alviverdes. Por fim, um lanche foi servido aos educandos e coordenadores do Eprocad, encerrando o dia com uma breve exposição de profissionais do Núcleo Psicossocial do Verdão a respeito de processos envolvidos na formação socioesportiva dos atletas palmeirenses.

(Foto: Divulgação/Palmeiras)

“Hoje foi um dia muito especial, tivemos a honra de trazer de trazer os educandos de Itapevi, onde atuo. A gente trabalha com a metodologia de ‘futebol três tempos’. No primeiro tempo, o foco são as regras esportivas voltadas para valores humanos. No segundo, tem o jogo propriamente dito. No terceiro, a gente discute se as regras foram cumpridas. Hoje, trouxemos os educandos para um contexto totalmente diferente, é até curioso observar as reações que eles tiveram com algumas situações. Não tenho dúvida que vai agregar muito na bagagem pessoal deles, só tenho a agradecer pela oportunidade”, afirmou Vinicius Matos, educador social do Eprocad.

“Eu gostei muito, foi uma oportunidade que poucas pessoas têm. Vou levar para a vida que o estudo é algo fundamental, mesmo que você queira ser jogador(a) de futebol. O acolhimento do Palmeiras foi muito especial, agradeço muito”, disse Maria Eduarda, educanda do Eprocad.

Em agosto, o projeto Comunidade na Academia foi realizado com alunos do Programa SESC de Esportes da unidade de Bom Retiro. O intuito do Verdão é proporcionar um construtivo intercâmbio entre diferentes áreas e universos para todas as partes envolvidas.