Departamento de Comunicação

29 educandos do Instituto Baccarelli, de Heliópolis, visitaram a Academia de Futebol 2, em Guarulhos, nesta segunda-feira (27). Os jovens de 11 a 13 anos conheceram a estrutura à disposição dos atletas palestrinos e participaram de atividades em campo. A experiência faz parte do projeto Comunidade na Academia.

No início, os visitantes fizeram um tour pela Academia de Futebol 2, tendo acesso a espaços como a sala de ginástica, o departamento de fisiologia e o campo de jogo. Na sequência, os jovens realizaram uma atividade lúdica em um dos gramados sob orientações do preparador de goleiros Vitor Rafael. Por fim, um lanche foi servido aos visitantes, que ainda ouviram de Ricardo Barros e Suria Carvalho, assistentes sociais do Verdão, a respeito de importantes processos relacionados à formação socioesportiva dos atletas palmeirenses.

Educandos do Instituto Baccarelli conheceram o CT da base do Palmeiras (Foto: Divulgação/Palmeiras)

“Hoje tivemos a honra de receber o Instituto Baccarelli, que é uma referência na educação musical na região de Heliópolis. Além da oportunidade de conhecer o Centro de Formação de Atletas, foi feita uma atividade relacionando as práticas do instituto com aquilo que o futebol propicia para os nossos atletas. Foi um processo muito enriquecedor, esperamos que o Baccarelli esteja conosco novamente em 2024”, disse Ricardo Barros.

“A visita ao CT da Base do Palmeiras com as crianças do projeto ‘Guardiões do Pátio’, do Instituto Baccarelli, foi fundamental. Ela permitiu que eles observassem como há muitas semelhanças entre os universos da música e do esporte. É necessário ter dedicação, estudo e disciplina para se aprimorar, tanto no futebol quanto na música. A experiência foi enriquecedora: além de conhecerem as instalações do CT e serem calorosamente recebidos pelos assistentes sociais do Palmeiras, os jovens tiveram a oportunidade de encontrar alguns jogadores das categorias de base. Este dia, repleto de aprendizado e trocas valiosas, certamente permanecerá na memória de todos os educandos envolvidos”, afirmou Fabiana Silva, coordenadora do serviço social do Baccarelli.

O Projeto Comunidade na Academia tem como intuito aproximar jovens inseridos em projetos sociais da estrutura das categorias de base palestrina. Neste ano, antes do Baccarelli, o Verdão recebeu educandos da UNAS (União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região), em agosto, da Associação Atlética Educando pelo Esporte, em setembro, do Projeto Aladim, em outubro, e do Palmeirinha, também em novembro.