Departamento de Comunicação

43 educandos da UNAS (União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região) visitaram a Academia de Futebol 2, em Guarulhos, nesta segunda-feira (31). Os jovens de dez a 14 anos conheceram a estrutura à disposição dos atletas palestrinos e participaram de atividades em campo. A experiência faz parte do projeto Comunidade na Academia.

No início, os jovens da UNAS fizeram um tour pela Academia de Futebol 2, tendo acesso a espaços como a sala de ginástica, o departamento de fisiologia e o campo de jogo. Na sequência, os jovens realizaram atividades com bola em um dos gramados sob orientações do preparador de goleiros Vitor Rafael. Por fim, um lanche foi servido aos visitantes, que ainda ouviram coordenador da Assistência Social do Verdão, Ricardo Barros, a respeito de importantes processos relacionados à formação socioesportiva dos atletas palmeirenses.

“É muito importante para eles esse momento, podendo visitar o CT da base do Palmeiras. A maioria tem o sonho de ser jogador e, por mais que muitos não venham a ser, essa vivência é fundamental, conhecendo as instaçalões e a rotina dos atletas. Eles vão levar para o resto da vida”, disse Patrícia Alves, professora da UNAS.

Jovens da UNAS na Academia de Futebol 2 (Foto: Pedro Nascimento/Palmeiras)

“É fundamental para a instituição receber esse tipo de projeto, uma vez que o sonho de muitos desses jovens é estar por aqui um dia. Trazê-los para esse universo faz com que eles criem uma identificação com o clube. De um lado, reforçamos o quanto essas instituições já fazem por esses meninos no aspecto educacional e, do outro, mostramos o quanto o contexto esportivo de alto nível trabalha com seletividade. Isso faz com que eles valorizem seus espaços no retorno às suas atividades, é um movimento benéfico para as duas partes envolvidas”, afirmou Ricardo Barros.

O Projeto Comunidade na Academia tem como intuito aproximar jovens inseridos em projetos sociais da estrutura das categorias de base palestrina. No ano passado, o Verdão recebeu educandos do Eprocad (Fundação Esportiva Educacional Pró Criança e Adolescente) e do Programa SESC de Esportes para atividades no centro de treinamento.