Projeto Comunidade na Academia: Verdão recebe Walking Football Brasil no CT da Base

Departamento de Comunicação

O Palmeiras recebeu a Walking Football Brasil na Academia de Futebol 2, em Guarulhos, na segunda-feira (10) – a visita faz parte do projeto Comunidade na Academia, que recebe projetos sociais no centro de treinamento da base.

Acompanhados pelo assistente social Ricardo Barros, cerca de 28 idosos visitaram as instalações do Verdão, tendo acesso aos espaços utilizados pelos atletas das categorias de base. Após conhecerem a estrutura alviverde, foram recebidos em um dos campos para realizarem atividades físicas.

(Foto: Divulgação/Palmeiras)

“O futebol deve ser uma ferramenta de transformação positiva da sociedade. Esse convite foi maravilhoso, nos conectou com o olhar inclusivo do futebol. As pessoas idosas que participam da Walking Football Brasil são apaixonadas pela modalidade e muitos tinham o sonho de conhecer as iniciativas do Palmeiras”, disse Ricardo Leme, presidente e membro fundador da Walking Football Brasil.

Premiada como melhor organização social do esporte em 2024, a Walking Football realiza projetos socioeducativos, socioesportivos e culturais, voltados à população 60+, contribuindo para uma longevidade ativa. Diferente da versão do futebol que conhecemos, os idosos praticam o esporte de uma forma inclusiva, em que se joga caminhando e não correndo.

“Essa parceria amplia o debate sobre os diferentes futebóis, que proporcionam o impacto positivo na vida das pessoas, especialmente das pessoas 60+, como nosso caso. Eles tem uma paixão pelo futebol. Assim é a sensação do grupo. Eles se sentem respeitados, uma vez que essas trocas valorizam o envelhecimento ativo por meio do esporte”, finalizou Ricardo Leme.

O Projeto Comunidade na Academia tem como intuito aproximar jovens inseridos em projetos sociais da estrutura das categorias de base palestrina. O Verdão recebe mensalmente instituições no centro de treinamento localizado em Guarulhos.