Departamento de Comunicação

Com o título inédito da Recopa Sul-Americana (edição 2022), conquistado nesta noite sobre o Athletico-PR com a vitória do Palmeiras por 2 a 0 no Allianz Parque, o volante Danilo, que marcou o segundo gol do Alviverde na partida, aos 42 do segundo tempo, colocou novamente em evidência a eficácia das Crias da Academia em conquistas de títulos recentes do clube (o primeiro gol da partida foi anotado por Zé Rafael, de falta).

Em três dos cinco títulos oficiais do clube emplacados desde 2020, pelo menos três contaram com participação direta (gols) de jogadores revelados na base palmeirense: no Paulista de 2020, foi Patrick de Paula quem cobrou o pênalti decisivo na disputa de penalidades que decretou o caneco ao Verdão em duelo contra o Corinthians, no Allianz Parque. Já pela Copa do Brasil de 2020, cujo jogo decisivo fora disputado em 07 de março de 2021, também no Allianz Parque, contra o Grêmio, ambos os gols no triunfo por 2 a 0 sobre o Tricolor foram de atletas formados pelo Palmeiras – Wesley e Gabriel Menino. E, desta vez, o inédito título da Recopa Sul-Americana 2022 contou com Danilo para liquidar de vez a partida frente o Furacão, novamente na arena esmeraldina.

Portanto, levando em conta as conquistas recentes do Maior Campeão do Brasil – a Tríplice Coroa de 2020, a Libertadores de 2021, e a Recopa 2022 -, apenas o bi da Libertadores (2021 e 2021) não contaram com bola na rede das Crias.

Entretanto, vale lembrar que o gol que deu ao Verdão o título da Libertadores de 2020, contra o Santos, no Maracanã, de Breno Lopes (na vitória por 1 a 0), teve jogada iniciada por um jogador oriundo da base: justamente o volante Danilo! Foi o camisa 28 quem lançou bola para Rony que, por sua vez, cruzou na medida para que Breno Lopes subisse mais que a zaga e completasse de cabeça.

HISTÓRICO DO JOGADOR

Meio-campista versátil que atua na contenção e na armação de jogadas, Danilo participou de alguns projetos sociais na sua cidade natal, Salvador (BA), e foi vice-campeão da segunda divisão do Campeonato Baiano pelo Cajazeiras, aos 16 anos, antes de chegar ao Palmeiras em 2018, quando foi captado para integrar o elenco Sub-17 e naquela mesma temporada já conquistou o título paulista da categoria. No Sub-20, o canhoto, hoje com 20 anos, ganhou espaço ao final de 2019, contribuindo para a conquista de mais um título paulista. Foi ainda titular da equipe na Copa São Paulo de 2021, na qual disputou cinco jogos e marcou um gol (também jogou a Copinha de 2020 e foi titular – no início do segundo semestre daquele ano, chamou a atenção da comissão técnica durante os treinos do Sub-20 na Academia de Futebol).