Departamento de Comunicação

Um dos grandes nomes do atual elenco do Palmeiras, o goleiro Weverton segue atingindo feitos históricos com a camisa do Verdão. Após sair sem ser vazado na vitória por 2 a 0 sobre o Guarani, no domingo (06), no Allianz Parque, pelo Campeonato Paulista, o camisa 21 contabilizou 107 jogos sem sofrer gols pelo clube e igualou São Marcos na liderança do ranking no século. Weverton, no entanto, atingiu a marca com 213 jogos (desde 2018), enquanto Marcão precisou de 392 exibições, entre 2001 e 2011 – uma diferença de 179 duelos.

No geral da história do Verdão, Weverton ocupa a sexta posição da lista, ao lado de Oberdan e atrás de Gilmar (109), Marcos (145, com os confrontos do século passado), Valdir de Morais (146), Velloso (185) e Emerson Leão (305).

“De fato, sou muito feliz e realizado. Tenho uma identificação muito grande com o Palmeiras e tudo aconteceu de uma forma muito rápida. Cheguei em 2018, esperei a minha oportunidade e respeitei os companheiros que estavam aqui, o Jailson e o Prass. Depois, fui campeão brasileiro, de duas Libertadores, do Paulista, da Copa do Brasil e da Recopa (Sul-Americana). Isso me traz identificação. Gostaria de ficar aqui e encerrar a minha carreira no Palmeiras. Se depender de mim, claro, porque também tem o lado do clube. Estou feliz, contente e trabalho com muita alegria e amor. Espero encerrar a carreira daqui a muito tempo (risos)”, declarou o arqueiro.

O goleiro Weverton concede entrevista coletiva virtual após treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Nono goleiro com mais jogos pelo Maior Campeão do Brasil, Weverton soma também o melhor índice de embates sem sofrer gols entre os 10 arqueiros que mais atuaram pelo clube: 50,2%, seguido por Leão (49%), Velloso (40%), Fernando Prass e Gilmar (ambos com 38%), Primo (31%), Valdir de Morais, Oberdan e Sérgio (ambos com 30%) e Marcos (27%). O atleta acumula outras marcas importantes: mais jogos sem sofrer gols em uma temporada (35 em 2020), segunda maior sequência de partidas sem sofrer gols (nove em 2018), jogador com mais vitórias pelo clube em Libertadores (29), segundo atleta com mais duelos pelo clube em Libertadores (41) e sexto goleiro que mais jogou no Estádio Palestra Italia/Allianz Parque (89).

“O meu objetivo é continuar vencendo. E, para isso, requer muito mais trabalho e renúncias, e eu estou disposto a pagar este preço. Gosto de me cuidar, amo estar em campo, jogar futebol e vestir a camisa do Palmeiras. Tenho o desejo de continuar vencendo e sendo campeão. A gente vem sendo campeão nos últimos anos e sei o quanto é bom, isso traz alegria, respeito e carinho do torcedor. O objetivo é sempre vencer os campeonatos que estamos disputando”, afirmou.

No último domingo, inclusive, o jogador teve mais um momento especial dentro do Allianz Parque, mas, desta vez, em sua vida pessoal. Juntamente com a sua esposa Jaqueline e a sua filha Valentina, o camisa 21 descobriu o sexo do segundo filho do casal ao lado dos torcedores do Verdão. “A gente sempre teve a ideia de fazer um chá revelação, queria que fosse no estádio, que é a nossa segunda casa. Queria que fosse algo relacionado ao Palmeiras, e no jogo foi melhor ainda, tendo a participação do torcedor. Viver isso é muito importante para mim. Foi um dia muito emocionante em minha vida. É esse ambiente que queremos no estádio, um ambiente de família”, contou o futuro papai do Olavo, nome em homenagem ao avô do goleiro.

E, para se sentir ainda mais realizado dentro e fora de campo, Weverton sonha com uma oportunidade na Copa do Mundo de 2022, que ocorrerá em dezembro, no Catar. “Eu me sinto bem mentalmente, preparado e sei o que fazer na hora de entrar em campo. Disputar uma Copa do Mundo é um sonho de qualquer atleta e não deixa de ser o meu. Para isso acontecer, eu preciso estar bem no Palmeiras e em alto nível. Isso me faz sonhar com tudo isso. A Seleção sempre teve grandes goleiros, e hoje tem o Ederson e o Alison, que são dois grandes goleiros e amigos. Isso dá tranquilidade para o Tite escolher quem ele colocará para jogar. Nas Eliminatórias (para a Copa do Mundo), todos tiveram a mesma quantidade de jogos e todos foram bem. Quem não joga, tem de continuar trabalhando, respeitando e buscando o espaço”, disse.

Por fim, o camisa 21 projetou a série de três clássicos que o Alviverde encarará nos próximos dias: São Paulo (10/03), Santos (13/03) e Corinthians (17/03). “São jogos difíceis, de rivalidade e que mexem com o sentimento do torcedor e o nosso também. São jogos que vamos muito mais atentos e ligados. Serão grandes jogos e nos prepararemos para cada um deles. É bom, traz uma fortaleza para o grupo, e o que mudou do ano passado para cá foi a vontade de continuar vencendo cada vez mais. Não é porque ganhamos no ano passado que não temos vontade de ganhar neste ano, talvez temos até mais”, concluiu Weverton.