Departamento de Comunicação

O Palmeiras goleou a Esmac pelo placar de 4 a 1 na tarde do último domingo (07), no Estádio Francisco Vasques, em Belém (PA), e confirmou a vaga para as quartas de final do Brasileiro Feminino na liderança pela primeira vez na história, com 37 pontos em 15 jogos (12 vitórias, um empate e duas derrotas) – a classificação já havia sido conquistada na vitória contra o São José por 5 a 0, com cinco rodadas de antecedência.

No topo da tabela após ótimo desempenho dentro e fora de casa, as Palestrinas alcançaram o maior número de vitórias desta primeira fase, além do melhor ataque da competição pelo segundo ano consecutivo: foram 12 partidas vencidas e 45 gols marcados – a atacante Bia Zaneratto foi a maior goleadora do elenco, com nove tentos, seguida das atacantes Patricia Sochor e Byanca Brasil, ambas com sete. O time foi o melhor visitante da fase inicial, com cinco vitórias, uma derrota e um empate, e o segundo melhor mandante, com sete vitórias e uma derrota, atrás somente do São Paulo, que ainda não perdeu sob seus domínios.

Bia, Byanca e Sochor são as goleadoras do elenco alviverde (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

A eficiência do melhor ataque fica evidente no quesito das maiores goleadas aplicadas no torneio até aqui. Dos cinco placares elásticos, três pertencem ao Alviverde: Cresspom 1 x 7 Palmeiras, Palmeiras 5 x 0 São José e Palmeiras 6 x 1 Avaí/Kindermann.

Invicta no Allianz Parque, a defesa palestrina também tem se destacado e encerrou a primeira fase com o segundo melhor desempenho entre todas as equipes, com apenas 13 gols sofridos, ao lado do São Paulo e do Internacional, atrás apenas do Corinthians (12).

Em comparação com a primeira fase disputada em 2021, o Verdão superou o número de vitórias (12 a 11) e igualou a pontuação geral e o número de gols prós e contras.

Nas quartas de final, o Palmeiras enfrentará o Grêmio, que ficou na oitava posição. O confronto será decidido em dois jogos e a primeira partida deve acontecer no próximo domingo (14). O duelo definitivo está marcado para 21 de agosto, ambos com horários e locais a serem definidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

DESTAQUES INDIVIDUAIS

A temporada das Palestrinas tem sido de números expressivos e de novidades dentro das quatro linhas: a última rodada marcou a estreia das Crias da Academia Dóroty, Dudinha e Evelin no elenco profissional. Com boas atuações, as atletas ajudaram a construir o resultado positivo em Belém (PA).

Durante a primeira fase, a lateral-esquerda Katrine, as meias Duda Santos e Julia Bianchi e a atacante Chú Santos completaram 50 jogos com a camisa alviverde. A zagueira Thaís, palestrina com mais partidas na história do elenco feminino, alcançou a marca de 100 jogos no duelo com o Flamengo, que terminou com o placar favorável de 3 a 0 — um dos gols foi marcado pela camisa quatro.

Na primeira fase, Chú, Duda, Julia e Katrine completaram 50 partidas com a camisa alviverde (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Na briga pela artilharia do campeonato, Bia Zaneratto balançou o barbante em nove oportunidades e está atrás apenas da atacante Cristiane, do Santos, com 13 gols. Quando o assunto é assistência, Bia também lidera entre o elenco: a melhor atacante do Brasileiro de 2021 já deu oito passes para gol na atual temporada, seguida da atacante Byanca Brasil e da meia Duda Santos, com sete e quatro passes para gol, respectivamente.

FAMÍLIA PALMEIRAS

As Palestrinas estrearam no Campeonato Brasileiro no dia 4 de março contra o Atlético-MG e bateram a equipe mineira pelo placar de 2 a 1. O confronto marcou a primeira partida do elenco feminino com a presença da Família Palmeiras na história do Allianz Parque.

Na décima rodada, o Verdão bateu o Corinthians por 2 a 0 no dia 4 de julho, quebrando um jejum de 17 anos. O duelo também foi histórico fora de campo: na arquibancada, o Derby teve o maior público da história do futebol feminino palmeirense. No total, 5.947 torcedores acompanharam de perto os dois gols marcados por Duda Santos.

As Palestrinas venceram o Derby, que marcou o maior público da história do elenco feminino alviverde (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)