Recuperado e adaptado ao país, Mendieta projeta evolução em 2014

Agência Palmeiras
Felipe Krüger
Luan de Sousa

As últimas semanas do ano não foram fáceis para o meia William Mendieta, dono da camisa 8 alviverde. O jogador, que chegou ao clube no início do mês de junho, sofreu uma lesão na partida diante do Guaratinguetá, pelo Campeonato Brasileiro Série B, em outubro, e precisou operar o menisco do joelho esquerdo. O atleta perdeu a reta final da competição nacional, mas, recuperado, já projeta grande evolução na temporada 2014.

“Meus primeiros seis meses de Palmeiras foram ótimos, o único ponto negativo foi a lesão que sofri no joelho, mas isso faz parte do futebol e já estou recuperado. Tenho certeza de que 2014 será ainda melhor porque já estou adaptado ao clube e à cidade. Além disso, farei a pré-temporada com o grupo e isso dará uma grande diferença ao longo da temporada. Tenho certeza de que seguirei evoluindo”, afirmou o paraguaio, que já disputou 19 partidas e marcou quatro gols defendendo o manto palestrino.

Mendieta chegou ao Palmeiras após se destacar durante a disputa da Copa Libertadores deste ano, quando ainda era jogador do Libertad-PAR. “Apesar de eu ter chegado no meio do ano, consegui me adaptar rápido. Não é fácil chegar a outro país, falar outro idioma e conhecer novas culturas, mas tive sorte porque os companheiros me receberam muito bem e isso ajudou demais. Outra diferença é a maneira de jogar. No Brasil, o futebol é muito mais pegado, mais corrido. E como o Palmeiras estava na Série B, tivemos dificuldades com os campos e com as equipes, que se fechavam demais e era difícil conseguir marcar os gols”, disse.

Além de contar com a ajuda de outros dois estrangeiros no elenco (o uruguaio Eguren e o chileno Valdivia), o meia tem outro importante aliado dentro do Verdão: Arce, ex-lateral-direito e ídolo alviverde. “O Mendieta foi meu jogador no Rubio Ñu, quando ele foi emprestado pelo Libertad. Ele tem uma qualidade grande no passe e uma boa visão de jogo. Além disso, pode atuar mais avançado e também como segundo homem de meio-campo. Eu acho que ele tem o estilo do futebol brasileiro e fará muito sucesso no Palmeiras”, disse o inesquecível camisa 2 palmeirense, o primeiro e o único a convocar Mendieta para a seleção paraguaia (em abril de 2012).

Arce, inclusive, desfruta atualmente de um ótimo momento como treinador. No último dia 8, o atual comandante do Cerro Porteño-PAR conquistou o Campeonato Paraguaio (Clausura) de forma invicta. Foram 14 vitórias e oito empates em 22 rodadas.