San Lorenzo x Palmeiras: informações, curiosidades e histórico do confronto

Departamento de Comunicação

O Palmeiras realizou na tarde desta segunda-feira (01), no centro de treinamento do Boca Juniors, na Argentina, o último treino antes de encarar o San Lorenzo, nesta terça-feira (02), no estádio Nuevo Gasómetro, em partida válida pelo grupo F da Conmebol Libertadores. 

Caso vença ou empate com o San Lorenzo, o Verdão chegará a 13 jogos sem saber o que é perder. Coincidentemente, a última grande sequência invicta perdurou por exatos 13 duelos, entre 2018 e 2019 (na ocasião, foram registradas oito vitórias e cinco empates). A série atual, de 12 partidas, conta com sete triunfos e cinco igualdades no placar. As partidas que constituem a série invicta atual foram as vitórias sobre o Bragantino (2 a 0), Ituano (3 a 2), Junior Barranquilla-COL (2 a 0), Melgar-PER (3 a 0), São Paulo (1 a 0), Ponte Preta (1 a 0) e Grêmio Novorizontino (5 a 0), além dos empates com a Ferroviária (0 a 0), Santos (0 a 0), Mirassol (1 a 1), Grêmio Novorizontino (1 a 1) e São Paulo (0 a 0). 

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Borja pode chegar ao centésimo jogo pelo Verdão

MIGUEL BORJA: 100 JOGOS

Contratado pelo Verdão em 2017, Borja sagrou-se artilheiro do grupo palmeirense em 2018, com 20 gols, além de ter sido goleador máximo do Campeonato Paulista e da Libertadores do ano passado (com sete e nove tentos, respectivamente). O colombiano – que inclusive representou o Verdão na Copa do Mundo da Rússia 2018 – pode chegar ao seu 100º jogo contra o San Lorenzo-ARG. Com 99 partidas no Alviverde, o camisa 9 contabiliza um total de 33 gols marcados – números que já o colocam dentre os 10 estrangeiros que mais fizeram gols pelo clube e no top 100 dos maiores artilheiros do Verdão em todos os tempos, independentemente da nacionalidade.

LUIZ FELIPE SCOLARI: RETROSPECTO GERAL

Em sua terceira passagem pelo Palestra Italia, o técnico Luiz Felipe Scolari soma, ao todo, 222 vitórias, 124 empates e 109 derrotas no comando da equipe alviverde. Foram 455 jogos. Além do título do Brasileiro de 2018, o treinador já havia conquistado a Copa Libertadores em 1999, a Copa do Brasil em 1998 e 2012, a Copa Mercosul em 1998 e o Torneio Rio-São Paulo em 2000. Desde que retornou ao clube, em julho de 2018, Felipão participou de 47 partidas – 30 triunfos, 13 empates e quatro reveses.

CONMEBOL LIBERTADORES: MELHOR CAMPANHA DA FASE DE GRUPOS

O Palmeiras é um dos times que figura com 100% de aproveitamento na Libertadores: as outras equipes são Internacional, Cruzeiro, Flamengo, Libertad-PAR, Cerro Porteño-PAR e Nacional-URU. Entretanto, o Verdão possui um saldo de gols superior a de todas essas equipes: cinco tentos.

CONMEBOL LIBERTADORES: TIME COM MAIS PASSES PARA GOLS

Dos cinco gols do Verdão na Libertadores, todos contaram com assistências para gols, o que faz o Verdão o top 1 no quesito, ao lado do Universidad de Concepción-CHI, com as mesmas cinco assistências. Os garçons do Alviverde no Continental são: Ricardo Goulart (2), Dudu, Borja e Gustavo Scarpa.

CONMEBOL LIBERTADORES: TIME MAIS CAÇADO

O torneio continental registra 44 infrações marcadas a favor do Verdão, número que faz do time de Felipão a equipe mais caçada da Libertadores 2019, seguido do Zamora-VEN (40) e do trio Nacional-URU, Boca Juniors-ARG e Grêmio (36). Os dados são do Footstats.

CONMEBOL LIBERTADORES: TIME BRASILEIRO COM MAIS VITÓRIAS FORA DE CASA

Com sua última vitória fora de casa na Libertadores, diante do Junior Barranquilla-COL, o Palmeiras engordou mais um recorde: segue ainda mais isolado como o time brasileiro com mais triunfos fora de casa no Continental. São 34 triunfos fora de seus domínios.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação _ No último confronto fora de casa, o Verdão venceu o Junior Barranquilla-COL por 2 a 0

CONMEBOL LIBERTADORES: TIME BRASILEIRO COM MAIS GOLS FORA DE CASA

Vale ressaltar que o Alviverde também é o time brasileiro com mais bolas na rede como visitante na principal competição das Américas, com 129 tentos anotados fora de seus domínios ao longo de suas participações.

CONMEBOL LIBERTADORES: TIME BRASILEIRO COM MAIS PARTICIPAÇÕES NO TORNEIO

O Alviverde já é o time brasileiro que mais vezes disputou a Libertadores em todos os tempos, ao lado de Grêmio e São Paulo (os três com 19 participações – já contando 2019). São, ao todo, 176 jogos pela Libertadores, com 93 vitórias, 33 empates e 50 derrotas (314 gols marcados e 197 sofridos). Esta é a primeira vez na história em que o Palmeiras disputa quatro edições seguidas da competição continental.

CONMEBOL LIBERTADORES: PRIMEIRO BRASILEIRO FINALISTA

Vale ressaltar que o Verdão carrega a fama histórica de ter sido o primeiro brasileiro a ter disputado uma final de Libertadores. Foi em 1961, quando enfrentou o Peñarol na grande decisão e ficou com o vice-campeonato. O Alviverde ainda chegou à final em 1968 e 2000, além de 1999, quando foi campeão. O clube ainda alcançou a fase semifinal em 1971, 2001 e 2018.

CONMEBOL LIBERTADORES: ARTILHEIROS DO PALMEIRAS NO TORNEIO

Ao longo de sua trajetória na mais importante competição das Américas, o Alviverde já contou com cinco artilheiros: Tupãzinho (1968, com 11 gols), Lopes (em 2001, com nove gols), Marcinho e Washington (ambos em 2006, com cinco gols cada um) e Borja (em 2018, com nove gols).

CONMEBOL LIBERTADORES: CAMPEÕES DO ATUAL ELENCO

O Palmeiras aposta na experiência para conquistar a Libertadores da América pela segunda vez em sua história, pois, ao todo, cinco jogadores de seu atual elenco têm no currículo o troféu. São eles: Edu Dracena, pelo Santos, Marcos Rocha, pelo Atlético Mineiro, Willian, pelo Corinthians, e Borja e Guerra, ambos pelo Atlético Nacional-COL. Além disso, o técnico Luiz Felipe Scolari conquistou o título em 1999, pelo Palmeiras, e em 1995, pelo Grêmio.

PALMEIRAS x SAN LORENZO: RETROSPECTO GERAL

O Palmeiras cruzou os caminhos do San Lorenzo-ARG por cinco vezes na história. O saldo é positivo: dois triunfos, dois empates e um revés (7GP e 3GC).

PALMEIRAS x TIMES ARGENTINOS

O Verdão já disputou 91 jogos contra times argentinos ao longo da história. Foram 42 vitórias palestrinas, 26 empates e 23 derrotas. O Verdão marcou 167 gols e foi vazado 118 vezes.

PRIMEIRO JOGO DO PALMEIRAS PELA LIBERTADORES NA ARGENTINA

A primeira partida do Palmeiras válida por um jogo de Libertadores aconteceu em território argentino: foi diante do Independiente, em Avellaneda (Buenos Aires-ARG), em 1961, com vitória palestrina por 2 a 0 – gols de Gildo e Zequinha.