Sub-15 do Palmeiras embarca para competição internacional no Japão

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O Palmeiras voltará a disputar uma competição internacional em suas categorias de base no início de maio. Neste domingo (27), a equipe Sub-15 do Verdão embarca rumo a Tóquio, no Japão, onde participará da Tokyo International Youth Football Tournament pela segunda vez em sua história – o clube já havia jogado o torneio em 2008. A competição conta com clubes de diversos países, e será realizada entre os dias 2 (sexta-feira) e 5 (segunda-feira) de maio.

Representante do Brasil no torneio, o Palmeiras divide o Grupo C da primeira fase com o F.C. Tokyo Fukagawa, Fukushima (ambos do Japão) e o Jakarta, do Egito. A estreia será às 13h do dia 2 (horário japonês), contra o Fukushima, no Komazawa Olympic Park General Sports Ground. Após os jogos de todos contra todos, avançam à semifinal o primeiro de cada grupo.

O técnico do Verdão Sub-15, Artur Itiro, acredita que a oportunidade deve somar muito para os atletas tanto profissionalmente quanto pessoalmente. “Essa competição vem em bom momento no planejamento de trabalho que traçamos. Vamos dar aos garotos uma vivência de competição fora do Brasil, com futebol e culturas diferentes. Os jogos devem ser difíceis, e esperamos manter a tradição e o respeito que o Palmeiras tem no exterior”, declarou.

Apesar da origem italiana, o Palmeiras também tem grande proximidade com o Japão. Foi o primeiro time brasileiro a atuar no país, em 1967, em dois jogos contra a Seleção Japonesa e um contra a Seleção Olímpica do Japão. Onze anos depois, retornou e sagrou-se campeão da Copa Kirin. Em 1994, com grandes exibições, o Verdão fez excursão ao solo japonês e levou o título da Copa Nagoya. Cinco anos depois, disputou o Mundial Interclubes contra o Manchester United.