Departamento de Comunicação

O time Sub-17 do Palmeiras empatou por 1 a 1 com o Vasco, nesta terça-feira (30), no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro-RJ, na partida de ida da semifinal da Copa do Brasil da categoria. O gol das Crias da Academia foi marcado pelo atacante Estêvão.

O segundo confronto entre os times acontece na quarta-feira da semana que vem (07), às 15h30 (de Brasília), na Arena Barueri. Não há o critério do gol qualificado fora de casa na competição.

O Verdão está invicto na Copa do Brasil Sub-17. Até o momento, o time comandado por Rafael Paiva já disputou seis partidas, com cinco vitórias e um empate, somando 35 gols marcados e apenas um sofrido. O artilheiro da equipe no torneio é o atacante Luighi, com seis tentos.

O Palmeiras vai em busca do bicampeonato consecutivo da Copa do Brasil Sub-17. Em 2022, o título veio em vitória sobre o Vasco da Gama pelo placar agregado de 6 a 5 na final (triunfo por 4 a 1 no Allianz Parque e revés por 4 a 2 em São Januário. Antes, em 2017 e 2019, o Palestra bateu Corinthians e São Paulo, respectivamente, para faturar a taça.

Paralelamente à Copa do Brasil, o time Sub-17 do Verdão disputa o Campeonato Paulista da categoria. Invicta na competição, a equipe palestrina volta a campo no sábado (03 de junho), às 11h, contra o São Caetano, no Estádio Anacleto Campanella.

Palmeiras e Vasco decidem a vaga na final na semana que vem (Foto: Matheus Lima/Vasco)

O jogo

Os mandantes abriram o placar aos 22, com Wanyson. Três minutos depois, Estêvão recebeu a bola na intermediária, deixou marcadores para trás e finalizou com muita categoria no canto esquerdo para deixar tudo igual. No restante da primeira etapa, as equipes dividiram as ações em um confronto equilibrado.

No segundo tempo, Estêvão voltou a ter oportunidade, invadindo a área e finalizando cruzado, à esquerda. Em chute de longe, Kauan Vítor pegou de primeira e exigiu defesa do goleiro. Na reta final, Cesar fez intervenção providencial para garantir o empate no placar. Na sequência, Riquelme Fillipi trouxe da esquerda para dentro e arrematou para defesa do arqueiro. Depois, o atacante teve nova chance, entrando na área, chutando e fazendo o goleiro trabalhar mais uma vez. Na última oportunidade, Luighi avançou com a bola dominada e tentou encobrir o arqueiro, mas não teve sucesso.

Palmeiras Sub-17: Cesar; Kauã Moraes (Kauan Firmo), Vitor Reis, Fellipe Jack (Benedetti) e Kauan Vítor; Uberaba (Luis Arthur), Rafael Coutinho (Ramon) e Estêvão (Erick Belé); Marcio Vitor (Kidani), Luighi e Riquelme Fillipi. Técnico: Rafael Paiva.

Regulamento

Na semifinal da Copa do Brasil Sub-17, os quatro times são divididos em dois confrontos, com duelos em jogos de ida e volta. A grande decisão, prevista para o dia 18 de junho, será realizada em partida única.

Campanha do Verdão na Copa do Brasil Sub-17:

Primeira fase

08/03: Palmeiras 11 x 0 Aefa-MS – Academia de Futebol 2
Gols: Rafael Coutinho (duas vezes), Luighi (duas vezes), Benedetti (duas vezes), Jhonatan, Hugo, Luis Arthur (duas vezes) e Kaio

Oitavas

27/04: Azuriz-PR 0 x 2 Palmeiras – Os Pioneiros
Gols: Luighi e Marcio Vitor

03/05: Palmeiras 5 x 0 Azuriz-PR – Arena Barueri
Gols: Marcio Vitor, Rafael Coutinho, Fellipe Jack (duas vezes) e Kidani

Quartas

09/05: Sampaio Corrêa-MA 0 x 12 Palmeiras – Castelão
Gols: Uberaba, Luighi (três vezes), Luis Arthur, Rafael Coutinho (duas vezes), Ronald, Erick Belé (três vezes) e contra

16/05: Palmeiras 4 x 0 Sampaio Corrêa – Arena Barueri
Gols: Gabriel Cruz, Kaio, Luiz Yano e Erick Belé

Semifinal

30/05: Vasco 1 x 1 Palmeiras – São Januário
Gol: Estêvão

07/06 -15h30: Palmeiras x Vasco – Arena Barueri