Sub-20 do Verdão sofre derrota para o Botafogo e deixa a Copinha na semifinal

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag.Palmeiras/Divulgação _ O camisa 9, driblou o marcador e bateu cruzado no canto esquerdo de TallesA equipe Sub-20 do Palmeiras foi derrotada por 2 a 1, na noite desta quinta-feira (22), na Arena Barueri, em Barueri (SP), e deixou a Copa São Paulo de Futebol Júnior na semifinal. Apesar do resultado adverso, o bom futebol apresentado pela equipe ao longo de toda a competição deixa a certeza de novos talentos a serem aproveitados pelo profissional. O Verdão terminou com cinco vitórias, um empate e uma derrota na competição. Foram 20 gols marcados e somente cinco sofridos.

O jogo

Com a vaga na final em jogo, o primeiro tempo foi nervoso e as duas equipes demonstraram um pouco de ansiedade. O Palmeiras chutou a gol pela primeira vez aos oito minutos, em cobrança de falta de Guilherme que passou por cima do gol. Em uma cobrança de escanteio, aos 15 minutos, o jogador rival cabeceou no ângulo e o Botafogo saiu na frente no marcador.

No restante do tempo, a bola permaneceu quase que totalmente nos pés dos Palmeiras, que criou algumas chances de empatar. Aos 18, Matheus Sales, Léo Cunha e Gabriel Jesus tabelaram em direção ao gol, mas Gabriel bateu desequilibrado e o goleiro ficou com a bola. Cinco minutos depois, Matheus Sales chutou de longe e a bola tocou na rede pelo lado de fora.

No segundo tempo, o Verdão começou com tudo para cima do Botafogo. Logo no primeiro minutos, Zé Mateus avançou pela esquerda e cruzou na área. A zaga não alcançou e Lucas Taylor cabeceou bem, tirando tinta da trave. Aos seis minutos, Gabriel Leite também fez linda jogada, driblou o marcador e rolou para Chistopher, que bateu para fora, na pequena área.

Em contra-ataque, o Botafogo ampliou aos sete minutos em bola cruzada na área e desviada no primeiro pau. A partir de então o time do interior se fechou ainda mais e o Verdão só precisava de um pouco mais de calma no último passe para marcar. Quando acertou, o goleiro do rival mostrou sorte e defendeu cabeceio à queima-roupa de Gabriel Jesus, aos 16 minutos.

O adversário passou a cometer falta após falta para parar o jogo, e o juiz insistia em não distribuir os cartões – além de os jogadores caírem no gramado a todo instante para ganhar tempo. Com um a mais em campo após a expulsão de jogador rival, o Palmeiras criou chance aos 36, quando Gabriel Jesus bateu de primeira a sobra na grande área e mandou por cima.

Depois de insistir por diversas vezes, o gol alviverde saiu aos 44 minutos. Gabriel Jesus recebeu na ponta esquerda e bateu na saída do goleiro para descontar. No fim, o Verdão ainda insistiu até o segundo final, mas a missão ficou mais difícil quando Guilherme foi expulso, já nos acréscimos. No fim, a torcida reconheceu o esforço e aplaudiu os atletas que se dedicaram ao máximo até o apito final.

Palmeiras Sub-20: João Paulo; Léo Cunha, Lucas Rocha (Chistopher), Brendon e Guilherme; Zé Mateus, Matheus Sales, Daniel (Caio Cezar) e Flamarion (Lucas Taylor); Gabriel Leite e Gabriel Jesus. Técnico: Diogo Giacomini.

Clique aqui e confira as imagens da semifinal entre Botafogo-SP e Palmeiras.