Departamento de Comunicação

O Palmeiras viveu um dia 25 de janeiro perfeito: primeiro, o time Sub-20 do clube conquistou o bicampeonato da Copa São Paulo de Futebol Junior, no Canindé. E depois, em Itu, às 18h30, a equipe profissional venceu por 3 a 1 do Ituano pela 4ª rodada do Paulista. Dia mais perfeito ainda para alguns atletas que puderam voltar a figurar no time devido ao fato de os titulares terem sido preservados pelo técnico Abel Ferreira visando a final da Supercopa do Brasil do próximo sábado (28): e Rafael Navarro e Bruno Tabata, ainda de forma mais especial foram alguns desses contemplados, pois puderam marcar dois dos três gols da vitória por 3 a 1 (outro foi contra após bola de escanteio desviada por Flaco López que ainda esbarrou  na defesa rival antes de entrar).

Navarro já estava marcado no Palmeiras por viver momento emblemático, quando fez quatro gols em um só tempo de jogo, na goleada por 8 a 1 sobre o Independiente Petrolero-BOL, na Libertadores do ano passado, em 12 de abril. Aliás, aquele placar passou a ser a nova maior goleada do Palmeiras em um jogo de Libertadores na sua história (superando os 7 a 0 sobre o El Nacional do Equador em 1995) e também a nova maior goleada da história do Allianz Parque, inaugurado em 2014 (superando os 6 a 0 sobre o Universitário-PER pela Libertadores de 2021).

Na ocasião daquele 12 de abril de 2022, Navarro era ‘novato’ no Verdão (pois foi um dos reforços que chegou no início daquela temporada) e, até então, havia disputado apenas 14 partidas pelo clube e com dois gols marcados (em seu 13° jogo pelo clube, contra o Deportivo Táchira-VEN, pela Libertadores, quando, fora de casa, fez dois gols na vitória por 4 a 0). Muitas vezes entrava nos minutos finais da partida.

E finalmente, no seu 15° jogo, desencantou de vez: naqueles 8 a 1 sobre o Independiente Petrolero-BOL, os gols de Rafael Navarro na partida aconteceram no segundo tempo, todos em sequência: ao 1 minuto (2×1), aos 8 (3×1), aos 11 (4×1), e aos 32 (5×1). O terceiro gol de Navarro (quarto do Verdão na partida), aliás, foi o de número 400 do Palmeiras na Libertadores, já que o Alviverde entrou em campo com 396 gols marcados pela competição.

Seis partidas depois, novamente o Palmeiras enfrentou o Independiente Petrolero-BOL, pelo returno da fase de grupos da Libertadores. Nova goleada: desta vez, 5 a 0 fora de casa, e Navarro deixou sua marca fazendo um dos gols. Entretanto, aquela havia sido a última bola na rede do atacante pelo Verdão. Pelo menos até reencontrar o caminho do gol nesta noite.

Este gol teve sabor especial para Rafael Navarro, coincidentemente em um dia tão especial para o Palmeiras, pelo fato de que estava precisando deste gol. É claro que desde seu último tento, em 3 de maio de 2022, naqueles 5 a 0 fora de casa contra o Independiente Petrolero-BOL, pela Libertadores, muitas das vezes o jogador foi a campo entrando nos minutos finais da partida – desde aquele dia, atuou em 30 das 48 partidas do time. E se atacante vive de gol, como diz o ditado, para Navarro, mesmo independentemente do pouco que podia fazer quando entrava em campo, devido ao tempo escasso, fazer esse gol era, sim, algo importante.

Aliás, a última partida de Rafael Navarro como titular havia sido em 7 de agosto de 2022. Contra o Goiás (vitória palmeirense por 3  a 0 em casa pelo Brasileirão). Hoje, 23 jogos depois, portanto, o jogador pela primeira vez volta a figurar dentre os 11 principais e já faz o seu gol.

BRUNO TABATA MARCA PELA PRIMEIRA VEZ COM A CAMISA DO VERDÃO

Reforço contratado para defender o Alviverde em agosto de 2022 – há cinco meses -, Bruno Tabata passou, no ano passado, por fase de adaptação. Poucas vezes jogou como titular, afinal, o plantel repleto de jogadores já antigos tornaram a concorrência mais difícil.

Mesmo assim, o fato de ter atuado em 17 partidas 22 partidas que o Palmeiras disputou desde que o atacante estreou (mesmo que, na maioria das vezes, entrando nos minutos finais da partida) não pesou nem um pouco por, neste período, o jogador ainda não ter feito gol.

Outro fator que certamente também fez com que não pesasse o fato de o jogador ainda não ter ido às redes até então era que Tabata vivia uma fase de adaptação e, além do mais, o Palmeiras finalizou 2022 com o título de Campeonato Brasileiro de 2022 – na reta final daquela campanha, o grupo praticamente era carregado por diversos protagonistas como Dudu, Rony, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga (até antes de sua lesão), dentre outros. Fato este que, naturalmente, tirava o peso das costas de Bruno Tabata.

Mas hoje, já adaptado ao Verdão neste início de 2023, em seu 18° duelo com a camisa do clube, enfim, Tabata chegou ao primeiro gol – o terceiro da vitória por 3 a 1 sobre o Ituano, fora de casa, pela 4ª rodada do Paulista. Foi de pênalti, após Flaco López ter sido derrubado na grande área, aos 36 do segundo tempo.

Assim como López, essa foi a primeira partida de Bruno Tabata como titular do Verdão neste ano. E no total dos quatro duelos disputados pelo time de Abel Ferreira neste 2023, ele só não jogou contra o Botafogo-SP (vitória por 1 a 0 fora de casa), tendo saído do banco de reservas para atuar nos empates sem gol diante do ‘São Bento e do São Paulo, ambos em casa. Contra o São Bento, Tabata entrou aos 15 do segundo tempo; e diante do rival Tricolor, aos 37 da etapa final.

Assim como Rafael Navarro, Bruno Tabata, também em sua primeira partida como titular em 2023, marca seu primeiro gol no ano – e também o seu de número um com a camisa do Maior Campeão do Brasil.

MARCELO LOMBA SEGUE INVICTO PELO VERDÃO

Se por um lado, a rodagem de elenco que nesta partida deu vez a jogadores que não vinham figurando há algum tempo, devido ao fato de os titulares terem sido poupados (jogadores como Luan, Kuscevic, Vanderlan, Fabinho, Merentiel e outros), um deles aproveitou essa oportunidade de reaparecer no time e seguir fazendo história: Marcelo Lomba nunca perdeu pelo Verdão.

Desde que chegou como reforço do time para o início da temporada de 2022, Lomba atuou em 12 partidas já contando a desta noite – normalmente nas vezes em que Weverton servia à Seleção ou era poupado, como no caso de hoje -, e nunca perdeu! São agora oito vitórias e quatro empates. Sua atuação mais recente havia sido em 28 de setembro de 2022, na partida contra o Atlético-MG, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro – o Palmeiras venceu por 1 a 0.

Outro número chama a atenção: no total dessas 12 partidas que disputou, em oito delas Lomba passou sem ser vazado! E nas outras quatro que sofreu gol, nunca foi vazado mais do que uma vez.