Título inédito do Brasileiro Sub-20 fortalece momento histórico da base do Palmeiras

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

A base do Palmeiras vive momento histórico. Campeão do Brasileiro Sub-20 pela primeira vez na história após vencer o Vitória por 5 a 2, no Allianz Parque, nesta quinta-feira (25), o clube chegou a 18 títulos na temporada e ampliou seu recorde, superando as 16 taças obtidas no ano passado. A conquista teve a melhor campanha e o melhor ataque do torneio, o que reforça o status do clube de referência na formação de atletas no Brasil.

O bom desempenho não se restringe ao Sub-20, que também é o atual campeão paulista da categoria. O Verdão tem em 2018 a melhor campanha geral em todas as categorias de base do Campeonato Paulista – Sub-20, Sub-17 e Sub-15 disputam atualmente as quartas de final, enquanto Sub-13 e Sub-11 já se garantiram na semifinal. Vale lembrar que, no ano passado, o clube alcançou a final nas cinco categorias, conquistando a taça estadual em três delas.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação_O Palmeiras venceu o Campeonato Brasileiro Sub-20 com uma campanha incontestável

A campanha no Brasileiro foi de nove vitórias, quatro empates e uma derrota, com 36 gols marcados e 15 sofridos. Os três artilheiros foram palmeirenses: Papagaio, com 12 gols, Yan, com oito, e Luan Cândido, com seis. O Verdão havia aberto grande vantagem no jogo de ida, no Barradão, ao vencer por 4 a 1 – o time terminou as duas fases de grupos da competição na liderança de suas chaves e ainda eliminou o Fluminense na semifinal.

O momento especial é fruto de um trabalho de reestruturação e consolidação das categorias de base do Palmeiras. Diversos setores realizam um trabalho de excelência, como captação de novos atletas, núcleos técnico, administrativo, psicossocial, saúde e performance, entre outros. Os comandantes do Centro de Formação de Atletas do Verdão são Marcelo Dedeschi, diretor estatutário desde 2013, e João Paulo Sampaio, coordenador geral da base desde 2015.

O bom trabalho do Palmeiras não passa despercebido pela Seleção Brasileira. O clube é o recordista de convocados à Seleção Brasileira pelo segundo ano consecutivo – são 24 convocados em 2018, além de um para a Seleção Sub-20 do Paraguai e outro para a Bolívia, totalizando 26. Os jovens também estão cada vez mais presentes no dia a dia do profissional, em um trabalho integrado com o intuito de facilitar a transição dos jogadores ao elenco principal.

Contando o Brasileiro Sub-20, a base do Palmeiras tem 18 títulos conquistados em 2018 – marca que ainda pode aumentar nos últimos meses do ano. Todas as categorias levantaram taças importantes, com destaque também para o Mundial de Clubes Sub-17, com vitória sobre o Real Madrid, na Espanha, e a Copa Brasil Sub-15, por exemplo. No exterior, foram dez títulos internacionais conquistados na Espanha, República Tcheca, Itália, Holanda e Japão.

CONFIRA OS BASTIDORES DA FINAL DO BRASILEIRO SUB-20 NA TV PALMEIRAS/FAM: