Título paulista sobre o XV completa 40 anos em 2016; confira retrospecto

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

Divulgação_Jorge Mendonça em ação contra o XV de Piracicaba, no Paulistão de 1976O Palmeiras comemora em 2016 exatos 40 anos do título do Campeonato Paulista de 1976, conquistado justamente sobre o XV de Piracicaba, adversário desta quinta-feira (25). Além da óbvia importância histórica pela conquista do troféu estadual, o triunfo ficou marcado por ter sido o último campeonato vencido por Ademir da Guia, eterno número 10 do Verdão, com a camisa do clube.

Além da participação do Divino, o Paulistão daquele ano teve Dudu como técnico do Palmeiras – o meio-campista havia parado de jogar poucos meses antes, ainda com o manto palestrino. Outro fator histórico é o recorde de público do Palestra Italia que foi registrado no jogo decisivo entre Palmeiras e XV de Piracicaba – naquela oportunidade, 40.283 torcedores acompanharam a vitória por 1 a 0 do Alviverde. A marca não foi batida até hoje, mesmo após a reforma do estádio e a utilização do nome Allianz Parque.

No jogo do título, disputado no dia 18 de agosto, o Palmeiras foi a campo com Leão; Valdir, Samuel, Arouca e Ricardo; Pires, Ademir da Guia e Jorge Mendonça; Edu Bala, Toninho e Nei. O gol solitário foi anotado por Jorge Mendonça, aos 39 minutos da etapa inicial.

Retrospecto geral

Ao todo, Palmeiras e XV de Piracicaba já se enfrentaram 91 vezes, com 59 vitórias palestrinas, 23 igualdades e apenas nove reveses. O Verdão marcou 179 gols e foi vazado em 79 oportunidades. Considerando apenas partidas válidas pelo Paulistão, a vantagem segue verde e branca: 77 jogos, 52 triunfos, 16 empates e as mesmas nove derrotas.

Os atletas do Palmeiras que mais enfrentaram a equipe do interior de São Paulo são Ademir da Guia, com 20 jogos (sendo 17 vitórias, dois empates e uma derrota), Valdemar Carabina (19 partidas, 13 triunfos, 4 igualdades e 2 reveses) e Waldemar Fiúme (18 encontros, com 15 jogos vencidos e três empates).

No estádio Barão de Serra Negra, palco do duelo desta quinta-feira (25), as equipes já duelaram 48 vezes, com 26 vitórias palmeirenses, 14 empates e oito triunfos do time da casa.