Departamento de Comunicação

O Palmeiras conquistou o título da Copa do Brasil Sub-17 de 2022 neste domingo (26), em São Januário, após vencer o Vasco da Gama pelo placar agregado de 6 a 5 (triunfo por 4 a 1 na ida e revés por 4 a 2 na volta). Com a taça, três jogadores da equipe alcançaram um feito inédito na história do clube.

O zagueiro e capitão Gabriel Vareta, o meia Luis Guilherme e o atacante Endrick são os únicos atletas do Alviverde a terem conquistado títulos oficiais em todas as categorias do futebol de base (do Sub-11 ao Sub-20) pelo clube palestrino.

“Agradecer a Deus por tudo. Em todos os anos nessas categorias, estamos ganhando sempre. É muito gratificante para a gente, mostra nossa evolução a cada dia. Ser Palmeiras é inexplicável” disse Vareta, que, além do título deste domingo, já havia conquistado os Campeonatos Paulistas Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-20 pelo Verdão.

“Só tenho a agradecer a Deus por essa história e por esse clube maravilhoso. Ganhamos em todas as categorias possíveis, agora é só curtir o momento”, afirmou Luis Guilherme, que já tinha em sua galeria de títulos os Paulistas Sub-11, Sub-13 e Sub-15 (duas vezes) e a Copa São Paulo de Futebol Júnior Sub-20.

“É inexplicável. Tenho que agradecer muito a Deus, porque não foi um jogo fácil. Foi um jogo muito difícil para nós, mas conseguimos sair com a taça. Infelizmente, saímos derrotados. Conseguimos ganhar em todas as categorias, e agora é manter os pés no chão. É inexplicável o que vem acontecendo em nossas vidas”, falou Endrick. Além da Copa do Brasil Sub-17, o atacante já conquistou os Paulistas Sub-11, Sub-13, Sub-15 (duas vezes) e Sub-20 e a Copa São Paulo de Futebol Júnior Sub-20.

Únicos três jogadores do Verdão que já conquistaram títulos por todas as categorias (Foto: Reprodução)

Com oito gols marcados, dois deles em São Januário, Endrick foi o artilheiro da Copa do Brasil Sub-17. Além disso, o atacante se isolou como o jogador do Verdão que mais vezes balançou as redes pelo torneio – no total, são 13 tentos em jogos válidos pela competição nacional.

Agora, o Palmeiras é o único time a ser tricampeão da Copa do Brasil Sub-17. As Crias da Academia já haviam levantado a taça nas edições de 2017 e 2019, batendo Corinthians e São Paulo nas decisões, respectivamente.

“A gente fica contente, porque não é uma geração, não é um raio. Nesses últimos seis anos, conquistamos três vezes a Copa do Brasil Sub-17. São trabalhos que vêm desde lá. Quando vemos muitos jogadores vencedores, do Sub-10 ao Sub-20, ficamos orgulhosos pelo trabalho como um todo, não só porque se formou um bom time. Vai ser um grande legado para o clube, que mudou de patamar e se tornou um clube formador”, destacou João Paulo Sampaio, coordenador geral das categorias de base do Verdão.

“Acreditaram no nosso projeto de transformar a base do Palmeiras em um centro de formação, e o resultado está aí. Vem aparecendo e vai aparecer cada vez mais. Continuam acreditando na gente, apoiando-nos, oferecendo tudo o que é necessário para que façamos nosso trabalho. Nem sempre o resultado mostra o trabalho que a gente faz. Ganhar ou perder são variáveis que o futebol tem, mas a formação é muito gostosa quando você vê tantos jogadores bons aparecendo, com perspectiva de atingirem o profissional em pouco tempo”, avaliou Marcelo Dedeschi, diretor das categorias de base do Palestra.

Título foi muito celebrado pelo elenco Sub-17 do Palmeiras (Foto: Fabio Menotti)

RELEMBRE A CAMPANHA DO TÍTULO:

Finais

21/06: Palmeiras 4 x 1 Vasco – Allianz Parque
Gols: Figueiredo, Endrick (duas vezes) e Thalys

26/06: Vasco 4 x 2 Palmeiras – São Januário
Gol: Endrick (2)

Semifinais

06/06: Sport 2 x 5 Palmeiras – Arruda
Gols: Luis Guilherme, Arthur, Endrick (2) e Riquelme Fillipi

10/06: Palmeiras 2 x 3 Sport – Arena Barueri
Gols: Thalys e Luis Guilherme

Quartas de final

18/05: Atlético-MG 0 x 5 Palmeiras – SESC Alterosas
Gols: Endrick, Luis Guilherme (2), Thalys e Estêvão

24/05: Palmeiras 3 x 1 Atlético-MG – Arena Barueri
Gols: Endrick, Thalys e Estêvão

Oitavas de final

04/05: Palmeiras 7 x 0 Remo – Academia de Futebol 2
Gols: Figueiredo, Thalys (3), Lucas Aguiar (2) e Estêvão

11/05: Remo 1 x 4 Palmeiras – Baenão
Gols: Fellipe Jack, Estêvão (2) e Luighi

Primeira fase

27/04: Palmeiras 10 x 1 Sant German-RO – Academia de Futebol 2
Gols: Luis Guilherme (2), Gilberto, Vitor André, Figueiredo, Luighi, Mateus Patolino (2), Cauê e Lucas Aguiar