Departamento de Comunicação

O Palmeiras conquistou o Campeonato Brasileiro de 2022 com uma campanha brilhante, garantindo a taça com três rodadas de antecedência. Ao longo da competição, os atletas revelados pela base do clube palestrino foram fundamentais dentro de campo, figurando constantemente na equipe titular e no banco de reservas.

Pelo Brasileiro, foram 13 jogadores oriundos das categorias de base do Alviverde utilizados pela comissão de Abel Ferreira. A Cria da Academia que mais vezes entrou em campo pela competição nacional foi Danilo, que somou 34 partidas, seguido por Gabriel Menino, com 27 jogos.

Todos os atletas revelados pela base do Verdão que entraram em campo pelo Brasileiro:

Danilo (34); Gabriel Menino (27); Wesley (19); Vanderlan (13); Gabriel Veron (12); Endrick (7); Gustavo Garcia e Fabinho (4); Naves e Giovani (2); Vinicius Silvestre, Pedro Bicalho e Gabriel Silva (1).

Danilo e Gabriel Menino: as Crias com mais jogos pelo Verdão no Brasileiro (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

O Palmeiras teve ao menos um jogador revelado pela base entre os titulares em 37 partidas do Brasileiro – o único jogo em que isso não aconteceu foi a vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, no Mineirão, pela 28ª rodada. A partida com mais Crias entre os titulares foi contra o Internacional, na última rodada do campeonato, com quatro atletas (Vinicius Silvestre, Vanderlan, Danilo e Endrick).

Foram seis os jogadores oriundos da base que marcaram gols na campanha vitoriosa do Brasileiro, acumulando nove tentos na competição: Endrick (3); Gabriel Menino (2); Vanderlan, Danilo, Gabriel Veron e Wesley (1). Dois desses gols garantiram vitórias para o Verdão – o de Gabriel Menino no triunfo por 2 a 1 sobre o Internacional, no Allianz Parque, na 19ª rodada, e o de Gabriel Veron na vitória por 1 a 0 sobre o Cuiabá, também no Allianz, pela 17ª rodada. Em relação às assistências, foram cinco os jogadores revelados pela base que deram passes para gols no Brasileiro: Gabriel Veron (3); Danilo (2); Vanderlan, Gabriel Menino e Wesley (1).

Endrick bateu importantes recordes na reta final do Brasileiro. Ao entrar em campo contra o Coritiba, no Allianz Parque, pela 30ª rodada, o atacante se tornou o atleta mais jovem a atuar pelo clube em toda a história (16 anos, dois meses e 15 dias de idade). Em seguida, quando balançou as redes duas vezes contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, pela 34ª rodada, passou a ser o jogador mais jovem a marcar um gol em todos os tempos pelo Palmeiras (16 anos, três meses e quatro dias de idade). Com o título garantido, veio a marca de primeiro atleta a ser campeão em todas as categorias do futebol na história do Verdão (Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17, Sub-20 e Profissional).

Endrick fez história pelo Palmeiras no Brasileiro (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A aposta na base já tinha sido uma marca do Verdão no Brasileiro de 2021. No empate por 0 a 0 contra o Athletico-PR e na vitória por 1 a 0 sobre o Ceará, válidos pelas duas últimas rodadas da competição, dez jogadores revelados pelo clube palestrino foram escalados entre os titulares, um recorde neste século. Com as substituições, o Palmeiras chegou a 15 Crias da Academia participando do jogo contra o Ceará, outro recorde no século. Na mesma partida, a marca de média de idade mais baixa em partidas do Brasileiro no atual formado foi batida: 19,7 anos.