Vasco x Palmeiras: informações, curiosidades e histórico do confronto

Felipe Krüger
Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Vasco da Gama x Palmeiras
Competição:
Campeonato Brasileiro – 37ª rodada
Data e horário: 25/11/2018
Estádio: São Januário
Transmissão: Globo / Premiere

O Palmeiras realizou na manhã deste sábado (24), na Academia de Futebol, o último treino antes de seguir viagem para o Rio de Janeiro, onde, neste domingo (25), enfrenta o Vasco da Gama, em São Januário. Se vencer ou ver o Flamengo tropeçar diante do Cruzeiro, fora de casa, o Alviverde será campeão brasileiro pela 10ª vez. Em campo, os jogadores realizaram um trabalho tático e encerraram a preparação para o duelo.

Uma vitória contra o Vasco da Gama, além de garantir o título, fará o técnico Luiz Felipe Scolari empatar com Vanderlei Luxemburgo na liderança do ranking de treinadores com mais triunfos pelo Verdão na história da competição nacional, com 76 vitórias.

Outra marca que pode ser alcançada diante do time carioca é a de dois mil gols na história do Brasileiro. O Verdão possui atualmente 1998 bolas na rede válidas pela competição nacional, iniciada em 1959.

TEMPORADA COM MAIS VITÓRIAS NO SÉCULO
Com o triunfo sobre o América-MG, o Verdão acumula um total de 46 vitórias na temporada de 2018, em 75 jogos disputados. Este já é o maior número de resultados positivos obtidos em um mesmo ano considerando as demais temporadas deste século (ou seja, a partir de 2001).

TIME BRASILEIRO QUE MAIS VENCEU NA TEMPORADA
Considerando as partidas disputadas por qualquer campeonato neste ano – exceto amistosos – dentre todos os que compõem Série A do Brasileirão, o Palmeiras segue como o time que acumula mais triunfos: são 43 ao todo (em 72 partidas) – sete a mais do que Cruzeiro e Grêmio, ambos com 36 na segunda colocação. No percentual de vitórias, isso representa 59,72%, o que também coloca o Verdão no primeiro posto, à frente do Flamengo, 2º no quesito, com 53,85%. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até a 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.

TIME BRASILEIRO COM MAIS GOLS MARCADOS NA TEMPORADA
O Maior Campeão do Brasil, dentre as 20 agremiações da Série A, é o clube com o maior número de gols marcados: são 117 ao todo, à frente do Grêmio, com 108. São considerados gols marcados apenas em partidas válidas por competições oficiais (estaduais, nacionais e continentais, por exemplo, e não eventuais jogos amistosos). Em média de gols, isso representa 1,63 gol por jogo, o que isola o Verdão como o primeiro colocado neste quesito, seguido do Grêmio, com 1,54. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até a 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.

TIME BRASILEIRO COM MELHOR SALDO DE GOLS NA TEMPORADA
Considerando as partidas disputadas por qualquer campeonato neste ano – exceto amistosos –, o Maior Campeão do Brasil é o time nacional que possui o melhor saldo de gols, que é de 70 (devido ao fato de ter marcado 117 tentos e sofrido apenas 47); em seguida, vem o Grêmio, com saldo de 52. O Verdão detém ainda a menor média de gols sofridos por jogo: apenas 0,65 por partida, contra 0,68 do Flamengo, segundo da lista. Com 47 gols sofridos, em números absolutos, o Palmeiras só perde para Internacional, que sofreu 41 gols, e Flamengo, 44 (porém, os dois times jogaram bem menos do que o Alviverde: 17 e 7 jogos a menos, respectivamente). O Alviverde, aliás, vive uma excelente fase no sistema defensivo (sofreu apenas 15 gols nos últimos 26 jogos). As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até a 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.

3ª MAIOR SÉRIE INVICTA DO CLUBE NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Hoje com 21 partidas invictas no Brasileirão, o Alviverde precisa de mais dois duelos sem derrota para igualar a próxima série a ser batida, de 23 jogos (imposta no Nacional de 1994 – a segunda maior da história do clube). Como restam dois compromissos pela frente no Brasileirão 2018, é possível que a marca seja alcançada nesta edição. A série recordista do clube em Brasileiros pertence ao lendário time de 1972/1973, conhecido como Segunda Academia, que ficou por invencíveis 26 duelos sem saber o que é perder na competição nacional.

RECORDE DE INVENCIBILIDADE NOS PONTOS CORRIDOS
Além disso, esta série invicta de 21 jogos na competição já é a maior da história do Brasileirão na era dos pontos corridos (ou seja, a partir de 2003); a sequência sem reveses contempla 15 vitórias (Paraná, Vasco da Gama, Vitória, Botafogo, Chapecoense, Atlético-PR, Corinthians, Sport, Cruzeiro, São Paulo, Grêmio, Ceará, Santos, Fluminense e América) e seis empates (América-MG, Internacional, Bahia, Flamengo, Atlético-MG e Paraná).

ABSOLUTO NO SEGUNDO TURNO DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Levando em conta apenas os jogos válidos pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro, o Verdão é o líder absoluto. O time alviverde possui uma impressionante vantagem, tendo acumulado 41 pontos, contra 32 do Atlético-PR e do Flamengo – ou seja, nove a mais em relação ao segundo colocado. Desde que se iniciou a etapa derradeira do certame, foram 12 vitórias e cinco empates conquistados em 17 jogos, com 31 gols marcados contra apenas nove sofridos.

TIME QUE MAIS VENCEU NO CAMPEONATO BRASILEIRO
O Verdão segue como dono de uma marca importante no BR-18: é o time que mais venceu na competição até aqui, com 21 triunfos. Em seguida, aparecem Flamengo (20) e Grêmio (18). Os dados estão atualizados até a 36ª rodada.

TIME QUE MENOS PERDEU NO CAMPEONATO BRASILEIRO
De forma isolada, o Palmeiras lidera o posto dentre as equipes que menos perderam no Brasileirão 2018, tendo sido superado em apenas quatro ocasiões em seus 36 jogos disputados até aqui. Em seguida, vem o São Paulo, com seis resultados negativos. Os dados estão atualizados até a 36ª rodada.

MELHOR ATAQUE DO CAMPEONATO BRASILEIRO
O Maior Campeão do Brasil possui 60 gols marcados na competição nacional. Com isso, o time dirigido pelo técnico Luiz Felipe Scolari ocupa o top 1 dentre os ataques mais positivos do certame, à frente do Flamengo, com 56. Os dados estão atualizados até a 36ª rodada.

MELHOR DEFESA DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Com 24 gols sofridos desde o início do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras é o time do torneio que menos vezes foi vazado até aqui, de forma isolada. Em seguida, aparece a dupla formada por Grêmio e Flamengo, com 27 tentos sofridos cada. Os dados estão atualizados até a 36ª rodada.

MELHOR SALDO DE GOLS DO CAMPEONATO BRASILEIRO
O Palmeiras marcou 60 gols e sofreu 24 no BR-18. Com isso, a equipe detém o melhor saldo da competição, que é de 36 tentos, seguido do Flamengo (29). Os dados estão atualizados até a 36ª rodada.

TIME QUE MAIS INTERCEPTA BOLAS NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Com apenas nove gols sofridos nos últimos 20 jogos do Brasileirão, o Palmeiras tem uma defesa sólida. Isso se deve muito às interceptações das jogadas de seus adversários: o Verdão é o top 1 neste quesito, impedindo que seus rivais concluíssem passes e lançamentos em 212 oportunidades, contra 156 do Internacional, vice-líder deste ranking. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 36ª rodada.

TIME QUE MAIS DESARMA NO CAMPEONATO BRASILEIRO
O desarme é outro fundamento no qual o Alviverde se destaca coletivamente: o time de Felipão lidera o ranking do Campeonato Brasileiro, com 811 botes, contra 751 do segundo colocado, Flamengo. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 36ª rodada.

TIME QUE MAIS FAZ LANÇAMENTOS NO CAMPEONATO BRASILEIRO
O Verdão também é a equipe dentre os 20 participantes do Campeonato Brasileiro 2018 que mais faz lançamentos: foram 1578, contra 1373 do Vasco, segundo colocado desta lista. Se computados apenas os lançamentos que lograram êxito (ou seja, que foram recebidos e dominados pelos companheiros de time), o Alviverde segue líder neste fundamento, com 681 acertos, contra 593 do São Paulo, vice-líder neste quesito. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 36ª rodada.

TIME QUE MAIS FAZ VIRADAS DE BOLA NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Além disso, o Alviverde também é o time número um em viradas de bola: foram 161 no total, contra 155 do Vitória, segundo colocado da lista. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 36ª rodada. TIME QUE MAIS DRIBLA NO CAMPEONATO BRASILEIRO De acordo com dados do Footstats, o Maior Campeão do Brasil é o time que mais dribla no Campeonato Brasileiro: foram 247 fintas aplicadas até aqui, contra 240 do Santos. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 36ª rodada.

DUDU: ARTILHEIRO DO PALMEIRAS NO SÉCULO
Com o gol marcado sobre o América-MG, na última quarta-feira (21), o atacante Dudu se isolou na liderança da artilharia do Palmeiras neste século, com 55 bolas na rede – ele deixou Vágner Love para trás, com 54. Desde que chegou ao clube, em 2015, o dono da camisa 7 alviverde disputou 226 partidas.

DUDU: LÍDER DE ASSISTÊNCIAS DO PALMEIRAS E DO CAMPEONATO BRASILEIRO
A grande atuação de Dudu contra o América-MG foi coroada com um golaço, o terceiro da vitória por 4 a 0, e com mais uma assistência, a 17ª do jogador em 2018. Ele lidera o quesito passes para gol do elenco alviverde, seguido por Lucas Lima, com 12, e do Campeonato Brasileiro, com 12 – a segunda colocação é ocupada por Ricardo Oliveira, do Atlético-MG, com sete.

DUDU: ARTILHEIRO ALVIVERDE NOS PONTOS CORRIDOS
Vale lembrar que o gol diante do América-MG fez Dudu ampliar outro recorde que já possuía. Agora com 32 gols pelo Brasileirão desde que chegou ao clube, em 2015, o atacante segue como o maior artilheiro palmeirense do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos (ou seja, a partir 2003).

DUDU: JOGADOR MAIS CAÇADO DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Dentre outras marcas que acumula, o camisa 7 palestrino é o jogador que mais sofre faltas no Brasileirão 2018: ao todo, foram 116 infrações marcadas a seu favor. Em seguida, estão Zé Rafael, do Bahia, que sofreu 98 faltas, e Yago Pikachu, do Vasco, que foi parado 97 vezes. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 36ª rodada.

MARCOS ROCHA: VICE-LÍDER INTERCEPTAÇÕES NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Se coletivamente o Palmeiras é o time que mais intercepta jogadas no campeonato, seus jogadores, individualmente, não ficam para trás. O camisa 2 do Alviverde ocupa a segunda posição do índice de principais jogadores que impedem conclusões de passes e lançamentos de seus adversários: foram 29 interceptações até aqui – neste quesito, o lateral palestrino só perde para Victor Cuesta, do Internacional, com 31. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 36ª rodada.

FELIPE MELO: 3º EM VIRADAS DE BOLA NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Felipe Melo compõe o top 5 de jogadores com mais viradas de bola no Brasileiro, e ocupa a 3ª posição. O Pitbull soma 27 viradas, o camisa 30 está atrás apenas de Vinícius, do Bahia, com 30 (2º colocado) e de Cazares, do Atlético-MG, com 39 (líder da lista). Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 36ª rodada.

WILLIAN: PALMEIRENSE COM MAIS JOGOS NESTA TEMPORADA
Willian segue liderando o posto dentre os jogadores do grupo palmeirense com mais partidas neste ano: são 67 duelos até aqui. Vale lembrar que o camisa 29 é o principal artilheiro do time no torneio nacional, com dez bolas na rede.

LUCAS LIMA: RECORDISTA DO VERDÃO EM PARTIDAS NO CAMPEONATO BRASILEIRO
O meio-campista é o jogador que mais atuou neste Campeonato Brasileiro, com 32 partidas (de 36 possíveis). Além disso, o camisa 20 se destaca também nas assistências: é o segundo garçom do time, com 12 passes a gol – atrás apenas de Dudu, com 17.

BORJA: COLOMBIANO PODE ENTRAR EM TOP 10 DE MAIORES ARTILHEIROS DO SÉCULO XXI
Hoje com 30 gols pelo clube, Borja precisa de apenas mais uma bola na rede para entrar no top 10 de atletas que mais balançaram as redes pelo Palmeiras no Século XXI. Se ele marcar contra o Vasco da Gama, o colombiano irá se juntar a Barcos, Marcos Assunção e Muñoz na lista dos principais goleadores deste século – todos com 31 bolas na rede, empatados em 9º lugar. Do atual elenco, já fazem parte deste ranking Willian Bigode (34 gols) e Dudu (55) – top 1, de forma isolada.

LUIZ FELIPE SCOLARI: RETROSPECTO DE PARTIDA
Em sua terceira passagem pelo Palestra Italia, o técnico Luiz Felipe Scolari soma 436 jogos no comando da equipe, sendo 210 vitórias, 118 empates e 108 derrotas. Desde que retornou ao clube em 2018, o treinador esteve no banco de reservas 28 vezes – foram 18 triunfos, sete igualdades e três reveses.

LUIZ FELIPE SCOLARI: CHANCE DE PRIMEIRO TÍTULO BRASILEIRO NO PALMEIRAS
Campeão da Libertadores, da Mercosul e bicampeão da Copa do Brasil no comando do Palmeiras, o técnico Luiz Felipe Scolari pode conquistar seu primeiro Campeonato Brasileiro pelo Verdão. Ele disputou as edições de 1997, 1998, 1999, 2010, 2011, 2012 e 2018. Em 1996, o treinador foi campeão da competição pelo Grêmio.

>> Thiago Santos completou 145 jogos pelo Palmeiras ao atuar contra o América-MG
>> Willian completou 120 jogos pelo Palmeiras ao atuar contra o América-MG
>> Borja completou 85 jogos pelo Palmeiras ao atuar contra o América-MG
>> Victor Luis completou 85 jogos pelo Palmeiras ao atuar contra o América-MG
>> Deyverson completou 60 jogos pelo Palmeiras ao atuar contra o América-MG
>> Weverton completou 35 jogos pelo Palmeiras ao atuar contra o América-MG
>> Gustavo Gómez completou 15 jogos pelo Palmeiras ao atuar contra o América-MG

VASCO DA GAMA x PALMEIRAS: RETROSPECTO GERAL
No retrospecto geral, esta partida válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo (25), será a de número 128 entre as duas equipes. Nos 127 jogos disputados anteriormente, o Alviverde venceu 57 partidas, empatou 39 jogos e foi derrotado em outras 31 oportunidades (balançou as redes adversárias 206 vezes e foi vazado em 162 ocasiões).

VASCO DA GAMA x PALMEIRAS: RETROSPECTO NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Se computados apenas os jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro, foram 54 duelos travados entre os dois clubes, com 26 vitórias paulistas, 16 igualdades e 12 partidas vencidas pelos cariocas (marcou 83 gols e sofreu 49).

VASCO DA GAMA x PALMEIRAS: SÉRIE DE INVENCIBILIDADE
Outra marca que chama a atenção em duelos entre Palmeiras e Vasco é a invencibilidade imposta pelo Verdão entre abril de 1951 e março de 1959, quando o clube palmeirense chegou a 12 jogos seguidos sem perder – é a maior série sem derrotas da história do confronto. Também é favorável ao Maior Campeão do Brasil a melhor série de vitórias consecutivas do duelo – entre março de 1965 e dezembro de 1970 foram nove triunfos seguidos.