Verdão alcança feito inédito ao vencer três fora de casa por diferentes competições

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Palmeiras bateu América-MG nesta quarta (09) e alcançou feito inédito fora de casaCom a vitória conquistada por 2 a 1 diante do América-MG na última quarta-feira (09), no Independência (Belo Horizonte-MG), pela Copa do Brasil, o Palmeiras alcançou uma marca inédita em toda sua história: venceu três jogos seguidos fora de casa por diferentes competições sem ter disputado sequer uma partida como mandante neste intervalo. Os outros dois embates que completam esta sequência positiva foram os resultados favoráveis impostos sobre o Alianza Lima-PER, por 3 a 1 (Libertadores) e Atlético-PR, também por 3 a 1 (Campeonato Brasileiro).

A última vez em que o Verdão havia triunfado em três duelos consecutivos fora de seus domínios em uma sequência de partidas como visitante foi em 2008, portanto, há dez anos – época em que o time era dirigido pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. Essas três vitórias esmeraldinas, no entanto, não foram válidas por três diferentes competições, como é o caso do feito atual. Os embates que construíram aquela marca aconteceram frente o Cene-MS (2 a 0, Copa do Brasil), o Corinthians (1 a 0, Campeonato Paulista) e o Bragantino (5 a 2, Campeonato Paulista).

Assim como na temporada de 2008, em todas as outras vezes nas quais o Alviverde venceu três ou mais partidas seguidas com mando do rival e sem receber adversários em seu estádio neste intervalo, o time jamais alcançou o feito por três competições distintas, mas chegou perto em algumas ocasiões, como em 1992, quando venceu, pela ordem, o Itamonte-MG (amistoso), o São Carlense-SP (Paulista) e o Sampaio Correia-MA (Copa do Brasil), caso semelhante ao da temporada de 1963, quando o Verdão bateu fora de casa a Fiorentina-ITA (Torneio Cidade de Florença), Portuguesa de Serra Negra-SP (amistoso) e Jabaquara (Campeonato Paulista).

O triunfo da última quarta-feira (09), diante da equipe mineira, ampliou outra marca curiosa imposta pelo Palmeiras nesta temporada. O Verdão chegou a 15 partidas como visitante com o incrível aproveitamento de 84% dos pontos disputados, sendo que está invicto nos últimos dez duelos (já incluindo este contra o América-MG). Os números fora de casa credenciam o Palmeiras, portanto, como o melhor visitante da Série A em 2018 (incluindo todos os prélios dos clubes englobados no levantamento, sem distinção de competição), bem à frente do Flamengo, segundo colocado com 66,6% dos pontos conquistados.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Vitória contra o Boca por 2 a 0 em plena La Bombonera fez parte da sequência histórica

Melhor do Século

Vale lembrar que esta boa sequência atual fora de casa é a melhor do Palmeiras em aproveitamento de pontos do século: 84%, com 15 jogos, 12 vitórias, dois empates e uma derrota; até então, o Palmeiras de 2011 era o detentor desta marca, com 74% (apesar de também possuir uma única derrota em 15 jogos, a equipe daquela temporada teve mais empates do que a sequência da equipe de Roger Machado, por isso soma um percentual de aproveitamento menor em relação a 2018).

Verdão iguala números de 2017 com 19 jogos a menos

Não é exagero afirmar que o Maior Campeão do Brasil vive um grande momento, sobretudo no que tange aos jogos fora de casa. Com as vitórias acumuladas como visitante em 2018, o time palestrino igualou o mesmo número de triunfos obtidos em território adversário durante toda a temporada de 2017: 12 resultados positivos, porém, desta vez, em 15 jogos, enquanto no ano anterior ganhou 12 duelos fora em 34 partidas disputadas.

Palmeiras pode igualar marca de 2011

Hoje com dez jogos sem saber o que é perder como visitante, o Alviverde precisa se manter insuperável por apenas mais três jogos fora de casa para igualar a marca de 2011, quando, sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o Verdão ficou por 13 partidas sem sofrer revés fora de seus domínios – esta foi a última grande sequência invicta do Palmeiras como visitante. Os próximos compromissos fora de casa do Palmeiras serão diante do Corinthians (neste domingo, 13), o Cruzeiro, em 30 de maio, no Mineirão, e o Grêmio, em 06 de junho, na Arena Grêmio.

Visitante indigesto até na Libertadores

Recentemente, o Maior Campeão do Brasil já havia provado sua força como visitante, desta vez, na Conmebol Libertadores, ganhando três jogos seguidos fora de casa em uma única edição do Continental – algo que não acontecia há quase 50 anos, desde 1971, quando o Alviverde somou uma série de quatro triunfos em solo rival ao bater o Deportivo Galícia-VEN (3 a 2), Petare FC-VEN (3 a 1), Fluminense (3 a 1) e Universitário-PER (2 a 1).

Depois de 1974, o Alviverde até chegou a acumular três vitórias seguidas no Continental, porém, o fato não ocorreu em uma única edição, como foi o caso de 2018: a sequência se deu pelos resultados obtidos conquistados na última partida fora na Libertadores de 1974 (1 a 0 sobre o Club Deportivo Municipal-BOL) e as nas duas primeiras da edição de 1979 (quando o Alviverde voltou a figurar no Continental), contra os peruanos Alianza Lima e Universitário.