Verdão bate Cruzeiro no Pacaembu e amplia série invicta no BR-18 para 12 jogos

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Lucas Lima abriu o placar para o VerdãoO Palmeiras recebeu o Cruzeiro no Pacaembu pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, na manhã deste domingo (30). Com gols de Lucas Lima e Hyoran, no primeiro tempo, e de Gustavo Gómez, na etapa derradeira, o Alviverde saiu vitorioso pelo placar de 3 a 1, somando mais três importantes pontos.

Com o resultado, o Alviverde foi a 53 pontos na tabela de classificação do Brasileirão e, neste momento, lidera o campeonato. Vale lembrar, no entanto, que a permanência desta posição que ocupa atualmente depende ainda dos jogos de São Paulo e Internacional, que jogam às 16h, contra o Botafogo e o Vitória, respectivamente.

O Palmeiras vem embalado no Campeonato Brasileiro e, contra o Cruzeiro, chegou a 12 partidas seguidas sem derrota no Nacional. A série invicta contempla nove vitórias (Paraná Clube, Vasco da Gama, Vitória, Botafogo, Chapecoense, Atlético-PR, Corinthians, Sport e, agora, Cruzeiro) e três empates (América-MG, Internacional e Bahia). A última vez que o time ficou invicto por tantos jogos na competição foi em 2016, ano em que se sagrou campeão brasileiro: à época, a série invencível foi de 15 duelos.

Autor do primeiro gol palmeirense na vitória, Lucas Lima segue como o jogador palmeirense que mais atuou neste Campeonato Brasileiro, agora com 24 partidas e chegou a cinco tentos no torneio nacional. Já o meio-campista Hyoran, autor do segundo gol palmeirense, balançou as redes adversárias pela terceira vez no Brasileiro, chegando a oito gols na temporada de 2018. Enquanto isso, o zagueiro Gustavo Gómez, que fechou a contagem marcando o terceiro do Verdão, de pênalti, fez seu 9º jogo pelo clube e nunca perdeu. Este foi o primeiro tento do zagueiro paraguaio que pertence ao Milan-ITA e está no Alviverde por empréstimo.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Hyoran marcou o segundo do AlviverdeO duelo registrou ainda alguns feitos individuais. O atacante Deyverson e o lateral-direito Mayke chegaram ao 50º jogo com a camisa do Palmeiras. O camisa 16 possui 26 vitórias, 12 empates e 12 reveses, além de 12 gols marcados, enquanto o dono da camisa 12 possui 34 triunfos, seis empates e dez derrotas pelo Verdão, e um tento assinalado.

Dudu também merece destaque na partida. O jogador participou dos dois primeiros gols do time: o primeiro, em uma cobrança de escanteio, que pingou na grande área e sobrou para Lucas Lima chutar e fazer um golaço. O camisa 7 ainda concedeu outra assistência no segundo gol do Verdão, marcado por Hyoran, de cabeça. Vale lembrar que Dudu, isolado, é o maior garçom do Campeonato Brasileiro 2018, com oito passes a gol, e também do grupo palmeirense na temporada, deixando seus companheiros cara a cara com o goleiro para marcar 13 vezes (considerando todas as competições).

Vale lembrar ainda que Dudu é o maior artilheiro do Verdão em Campeonatos Brasileiros na era dos pontos corridos: ele acumula 51 gols pelo Palmeiras desde que chegou ao clube, em 2015, sendo que, destes, 29 foram apenas no torneio nacional. Com isso, o Baixinho ocupa o posto de maior artilheiro do Palmeiras na história da competição disputada no sistema de pontos corridos (desde 2003).

Não se pode deixar de citar também o atacante Willian Bigode. O dono da camisa 29 foi fundamental para que o Palmeiras matasse o jogo. Foi dos pés dele que nasceu o pênalti que depois seria convertido por Gustavo Gómez, em uma jogada pela linha de fundo, fazendo com que o Alviverde chegasse ao placar final de 3 a 1.

Willian, aliás, após atuar contra o Cruzeiro neste domingo, ampliou seu número de jogos e segue liderando o posto dentre os jogadores do grupo palmeirense com mais partidas neste ano: são 56 duelos até aqui. Vale lembrar que o camisa 29 é o principal artilheiro do time no torneio nacional, com nove bolas na rede.

Apenas nesta temporada, o Verdão já atuou no Pacaembu em seis ocasiões (já contando o duelo de hoje): foram quatro vitórias, um empate e uma derrota, com cinco gols marcados contra três sofridos. Os adversários enfrentados no local neste ano foram o Santos (três vezes), o Internacional e o Bahia. Vale lembrar ainda que o Pacaembu foi palco da classificação do Alviverde para as quartas de final da Copa do Brasil, diante do Peixe, em disputa por penais, com gol marcado por Alejandro Guerra.

Além disso, o Palmeiras melhorou ainda mais seu ótimo retrospecto em jogos matinais. Desde 2015, ano que ficou marcado pelo retorno dos jogos disputados no período da manhã, o Alviverde atuou por 11 vezes em jogos das 11h, com oito vitórias e três reveses (24 gols marcados contra oito sofridos). Em 2018, esta é a terceira vez que o fato se repete. Os outros dois duelos disputados às 11h neste ano foram aqueles contra a Liga Alajuelense-CRC, por 6 a 0, amistoso, e o Paraná Clube, por 3 a 0, pelo Brasileiro. Ou seja: 100% de aproveitamento.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Felipão comandou o Palmeiras na vitória por 3 a 1 sobre o Cruzeiro, no Pacaembu

Agenda

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Gómez fechou a contagem: 3 a 1O Palmeiras volta a campo na próxima quarta-feira (03/10) para receber o Colo-Colo-CHI, no Allianz Parque, às 21h45, pelo jogo de volta das quartas de final da Conmebol Libertadores (o Verdão ganhou o jogo de ida por 2 a 0). Pelo Brasileirão, o próximo adversário do Verdão será o São Paulo, no Morumbi, em 06/10 (sábado), às 18h, pela 28ª rodada do certame.

O jogo

O Palmeiras obteve muito mais a posse de bola mostrou ter o domínio da partida durante parte dos 90 minutos. O primeiro gol nasceu de uma cobrança de escanteio com Dudu. A bola desviou na defesa cruzeirense e sobrou para Lucas Lima, que deu uma chicotada, de fora da área, e marcou um golaço, aos 22 do primeiro tempo. (Palmeiras 1×0 Cruzeiro)

O gol de empate veio com Mancuello, do Cruzeiro, de pênalti. O árbitro marcou a penalidade por uma bola na mão do zagueiro Gustavo Gómez. No entanto, o lance ocorreu claramente fora da área. Apesar do equívoco cometido, a cobrança foi convertida. (Palmeiras 1×1 Cruzeiro)

O Alviverde voltou a ficar na frente ainda no primeiro tempo. Aos 41 minutos, Hyoran recebeu passe na medida de Dudu para cabecear dentro da área e balançar as redes rivais. (Palmeiras 2×1 Cruzeiro)

Para o segundo tempo, o técnico Felipão trouxe o mesmo time do vestiário. A primeira alteração veio só aos 14 do segundo tempo, com Willian no lugar de Dudu. Apenas alguns minutos em campo foram suficientes para que o camisa 29 encontrasse um pênalti, em jogada pela linha de fundo, ao cruzar uma bola que foi interceptada pelo defensor cruzeirense Marcelo Mermes com o braço – desta vez, dentro da área. Para a cobrança, partiu o zagueiro Gustavo Gómez, que converteu, aos 20 minutos. (Palmeiras 3×1 Cruzeiro)

Ao decorrer do jogo, Mayke ainda entrou no lugar de Marcos Rocha na lateral direita, aos 29 minutos, enquanto Lucas Lima deu vez à Moisés aos 40 da etapa final. Até os últimos instantes do embate, o Verdão mostrou segurança em campo e não deu chances ao adversário mineiro. Com isso, assegurou os três pontos e a liderança provisória da competição.

CONFIRA OS GOLS DO VERDÃO PELAS LENTES DA TV PALMEIRAS/FAM:

Palmeiras: Fernando Prass; Marcos Rocha (Mayke, aos 29'/2ºT), Luan, Gustavo Gómez e Victor Luis; Felipe Melo, Bruno Henrique e Lucas Lima (Moisés, aos 40'/2ºT); Dudu (Willian, aos 15'/2ºT), Hyoran e Deyverson. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Gols: Lucas Lima (22'/1ºT) (1-0); Hyoran (42'/1ºT) (2-1); Gustavo Gómez (20'/2ºT) (3-1).

Cartões amarelos: Moisés, Deyverson, Hyoran, Gustavo Gómez e Felipe Melo.