Departamento de Comunicação
Bruno Alexandre Elias

O Palmeiras recebeu a equipe do Mirassol pela 6ª rodada do Campeonato Paulista, no Allianz Parque, e venceu por 3 a 1 de virada. Todos os gols da partida aconteceram no segundo tempo. Os gols do Verdão foram anotados por Gustavo Gómez, de cabeça, Raphael Veiga e Luiz Adriano.

Com 13 pontos (4v, 1e e 1d), o Palmeiras é o atual vice-líder do Grupo B – portanto, na zona de classificação –, atrás apenas do Santo André, com 15, sendo o segundo também na classificação geral do torneio. O Verdão detém o melhor ataque do torneio, com 13 gols – à frente do Mirassol, com 12; e também a segunda melhor defesa: apenas três gols sofridos, assim como o Santos e o Mirassol (o Novorizontino é o que menos sofreu gols, com dois tentos sofridos no certame).

O próximo compromisso do Palmeiras é contra o Guarani, novamente no Allianz Parque, na próxima quinta-feira (20), às 21h30, pela 7ª rodada. Já a 8ª rodada marcará o próximo compromisso fora de casa do Alviverde, contra o Santos, na Vila Belmiro, no sábado (29/02) – ou seja, só após o Carnaval.

PALMEIRAS X MIRASSOL MARCA INAUGURAÇÃO DA GRAMA SINTÉTICA DO ALLIANZ PARQUE

Vale lembrar que o duelo desta tarde marcou o primeiro compromisso do Palmeiras no Allianz Parque após a reforma para a implementação de uma novidade dentre as arenas brasileiras: um gramado 100% sintético. Com altura de cinco centímetros, a nova grama teve seu material desenvolvido na Holanda, sendo que, entre as fibras, foi colocado um preenchimento de TPE (elastômero termoplástico), produzido na Itália. Além disso, em sua base, há uma manta de amortecimento, confeccionada na Alemanha. A empresa responsável pela instalação do campo sintético é a Soccer Grass, que também vem repetindo o procedimento em um dos campos da Academia de Futebol do clube.

A medida adotada pela diretoria palmeirense visa fazer com que o clube aproveite ao máximo o calendário de jogos em seu próprio estádio após shows, sem que aconteça – como corriqueiramente ocorria – de perder a chance de atuar em casa devido ao fato de não conseguir recuperar o gramado a tempo após algum espetáculo na arena.

Matías Viña fez o seu primeiro jogo pelo Palmeiras neste domingo (16) (Cesar Greco/Palmeiras)

JOGO MARCA TAMBÉM A ESTREIA DE VIÑA

Além do novo gramado, o duelo também entrará para a história pela estreia do lateral-esquerdo uruguaio Matías Viña, de 22 anos, que foi contratado pelo Verdão na última semana. O jogador venceu o Campeonato Uruguaio pelo Nacional-URU em 2019 e foi eleito o melhor jogador da competição. O atleta defende a Seleção Uruguaia desde o Sub-20, tendo atuado no Sul-Americano (campeão) e no Mundial da categoria em 2017. Pelo time principal da Celeste Olímpica, foi convocado pela primeira vez em setembro de 2019 e continuou sendo chamado desde então.

Viña é o 20º uruguaio da história do clube. Antes dele, os últimos representantes do país a atuar pelo Verdão haviam sido Victorino (em 2014) e Eguren (entre 2013 e 2014), enquanto o de maior sucesso foi Segundo Villadoniga, meio-campista da década de 40 (entre 1942 e 1946). No total, 111 atletas estrangeiros já vestiram a camisa do Palmeiras já contando com Matías Viña.

PALMEIRAS MELHORA RETROSPECTO FAVORÁVEL EM ESTREIAS NO ALLIANZ PARQUE

Com a vitória sobre o Mirassol, o Palmeiras melhorou ainda mais seu retrospecto em estreias no Allianz Parque considerando cada respectiva temporada – o saldo já era positivo. Essa foi a sétima partida, e agora são quatro triunfos, um empate e dois reveses (9 gols marcados e 7 sofridos). Desde 2017, o Alviverde não sabe o que é perder a primeira partida do ano disputada em seus domínios. O resultado assegurou ao time da casa o início do seu quarto ano deste ciclo de invencibilidade.

PRIMEIRO GOL: GUSTAVO GÓMEZ

Além de ser um dos grandes responsáveis pelo bom momento defensivo do Verdão, Gómez também possui característica ofensiva. Em 2019, ele foi o zagueiro-artilheiro do clube, cinco gols no ano. Em 2018, ano em que chegou no Verdão, havia deixado sua marca três vezes. Com o primeiro tento em 2020, portanto, chegou ao seu 9º tento pelo clube.

SEGUNDO GOL: RAPHAEL VEIGA

O meio-campista entrou no segundo tempo no lugar de Lucas Lima e ajudou a resolver a situação do Palmeiras em campo. O jogador chegou ao seu 58º jogo pelo clube e ao 8º gol. Veiga estreou no Palmeiras em 2017, foi emprestado ao Athletico-PR em 2018, onde foi peça importante na conquista do título sul-americano pelo Furacão, e retornou na temporada passada, atuando em 31 jogos e marcando 5 gols.

TERCEIRO GOL: LUIZ ADRIANO

Luiz Adriano chegou ao seu 8º gol em 22 jogos no Verdão, sendo o primeiro em 2020 (em sua 7ª partida no ano). Em sua curta história do Alviverde até aqui, Luiz Adriano já coleciona boas histórias para destacar no currículo, como um hat-trick marcado no Allianz Parque (na vitória por 3 a 0 sobre o Fluminense em setembro). Aquele foi o 100º hat-trick do estádio considerando todas as suas formas físicas. Vale lembrar que em seus primeiros 12 jogos no clube, ele atingiu a média de 0,58 gol por partida. Números esses comparados aos de Alex Mineiro (2008) e Alan Kardec (2014), ambos com os mesmos 0,58 (porém com 37 gols em 63 jogos e 10 gols em 17 jogos, respectivamente).

VERON FAZ 1ª PARTIDA NO ALLIANZ PARQUE PELO PROFISSIONAL

Com a suspensão do camisa 7 Dudu, Gabriel Veron assumiu a posição do ídolo palmeirense no time titular do Palmeiras contra o Mirassol. Destaque da base e efetivado no elenco profissional no fim de 2019, o jovem de 17 anos disputou cinco jogos nesta temporada, sendo três pelo Campeonato Paulista – antes desse, o único como titular havia sido no clássico contra o São Paulo, em Araraquara, que terminou empatado em 0 a 0.

Este duelo marcou, portanto, sua estreia no Allianz Parque pela equipe profissional. Pela base, o jogador já havia disputado dois jogos na arena: o primeiro deles em 2017, quando enfrentou o São Paulo na final do Paulista Sub-15 (o empate em 1 a 1 garantiu o título estadual ao Palmeiras). Em 2019, ele disputou a final da Copa do Brasil Sub-20 contra o Cruzeiro (o Palmeiras venceu por 2 a 1 e, na partida de volta, na Arena Independência, em Minas Gerais, garantiu a taça nos pênaltis).

Veron estreou pelo Profissional do Verdão em 28/11/2019, contra o Fluminense. Logo em sua segunda partida pela equipe principal, a Cria da Academia balançou as redes duas vezes e concedeu uma assistência no duelo com o Goiás, pelo Campeonato Brasileiro, tornando-se o segundo mais jovem atleta a marcar gol pelo Verdão, com 17 anos, três meses e dois dias, desbancando Mazzola, cujo gol de estreia em 1956 foi com 17 anos, seis meses e cinco dias – apenas Juliano, com 16 anos, 11 meses e 23 dias em 1998, está à frente no ranking.

PATRICK DE PAULA VOLTA AO TIME TITULAR E TAMBÉM ESTREA NO ALLIANZ

O volante Patrick de Paula treinou durante a semana na vaga de Ramires, que está entregue ao Núcleo de Saúde e Performance por ter sofrido uma pancada na coxa direita contra a Ponte Preta, retornou à equipe titular do Palmeiras contra o Mirassol. Com isso, assim como Gabriel Veron, também fez sua estreia no Allianz Parque como atleta profissional.

Já contando este, Patrick tem cinco jogos disputados pelo Palmeiras, todos nesta temporada (foi titular contra o Atlético Nacional-COL, pela Florida Cup, e entrou durante as partidas contra NY City-EUA, também pelo torneio amistoso, São Paulo e Ponte, pelo Paulista – neste último, substituiu o próprio Ramires e participou do gol da vitória marcado por Willian; e agora enfrentou o Mirassol como titular).

Polivalente, o meio-campista foi captado pelo Palmeiras enquanto atuava no futebol amador do Rio de Janeiro em 2017 – chegou a disputar a Taça das Favelas e o Campeonato Carioca Amador. Conquistou títulos importantes na base, como o Brasileiro, a Copa do Brasil e o Paulista Sub-20, e também participou de um treino da Seleção Brasileira principal na Academia de Futebol, em junho de 2019.

Pela base, Patrick atuou três vezes no Allianz Parque: a final do Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2018 (campeão após triunfo por 5 a 2 sobre o Vitória-BA), a final da Supercopa do Brasil Sub-20 de 2018 (vice-campeão mesmo após vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo) e a primeira final da Copa do Brasil Sub-20 de 2019 (vitória por 2 a 1 sobre o Cruzeiro e título sacramentado em Minas Gerais).

WILLIAN: ARTILHEIRO ISOLADO DO PAULISTA 2020

Apesar de não ter marcado diante do Mirassol, Willian segue como o artilheiro isolado da competição, com cinco gols em seis jogos, seguido de Boselli, do Corinthians, Camilo, do Mirassol, e Felipe Ferreira, da Ferroviária, todos com quatro. Os gols do camisa 29 nesta edição foram diante do Ituano, na primeira rodada (triunfo por 4 a 0), do Oeste, na terceira rodada – marcou três vezes (outra vitória por 4 a 0) e, por último, sobre a Ponte Preta.

LUXEMBURGO TORNA-SE O 14º TÉCNICO DO ALVIVERDE A COMANDAR NO ALLIANZ

Não foram só os jogadores. O duelo também teve sabor especial para o professor. Considerando todos os treinadores que já estiveram à frente do banco de reservas para dirigir o Verdão, inclusive os interinos, Vanderlei Luxemburgo se tornou, com a partida de hoje, 14º comandante no Allianz Parque, inaugurado em 2014. Os outros 13 que já estiveram na vaga que será ocupada pelo atual treinador do Maior Campeão do Brasil são Alberto Valentim, Cuca, Cuquinha (interino), Dorival Júnior, Eduardo Baptista, Luiz Felipe Scolari, Mano Menezes, Marcelo Oliveira, Oswaldo de Oliveira, Roger Machado, Sidnei Lobo (interino), Tico do Santos (interino) e Wesley Carvalho (interino).

VANDERLEI LUXEMBURGO NO PALESTRA ITALIA

O retrospecto de Luxa no Palestra Italia (considerando todas as formas físicas do estádio, inclusive o Allianz Parque) é surpreendente! Ele é o treinador que por mais vezes dirigiu o Verdão na casa palmeirense em todos os tempos e também quem mais acumulou vitórias pelo clube: 145 jogos e 115 triunfos (outros 19 jogos terminaram empatados e apenas 11 com revés), seguido de Oswaldo Brandão (130 jogos e 96 vitórias). Na casa esmeraldina, portanto, o professor acumula um incrível aproveitamento de pontos de 86%, com um baixíssimo percentual de derrota de apenas 7%.

PALMEIRAS X MIRASSOL: 1º DUELO DA HISTÓRIA FOI SOB O COMANDO DE LUXEMBURGO

O primeiro embate entre os dois clubes na história aconteceu em 26/01/2008, na Arena Barueri, e curiosamente o técnico daquela ocasião era Vanderlei Luxemburgo. O prélio terminou com empate por 2 a 2 (o zagueiro Gustavo e o atacante Alex Mineiro marcaram a favor do Maior Campeão do Brasil). Aquele encontro ficou marcado pela presença de uma faixa em comemoração ao centenário da imigração japonesa no Brasil.

VANDERLEI LUXEMBURGO: NÚMEROS GERAIS CONSOLIDADOS NO PALMEIRAS

Atualmente em sua quinta passagem, Vanderlei Luxemburgo soma 382 partidas à frente do Palmeiras, acumulando 232 vitórias, 83 empates e 67 derrotas. Tetracampeão paulista pelo Alviverde (1993, 1994, 1996 e 2008), Vanderlei é o treinador que mais levantou canecos do Estadual pelo clube, ao lado de Oswaldo Brandão (que faturou os de 1947, 1959, 1972 e 1974). Ambos também são os maiores campeões da história do clube, com sete títulos cada um (Luxa soma os Brasileiros de 1993 e 1994 e o Rio-São Paulo de 1993, enquanto Brandão levou os Brasileiros de 1969, 1972 e 1973).

LUXEMBURGO: ÓTIMO RETROSPECTO EM PAULISTÕES PELO ALVIVERDE

Vanderlei Luxemburgo disputou cinco vezes o Campeonato Paulista pelo Verdão e conduziu o time ao título quatro delas: em 1993, 1994, 1996 e 2008 (só não ganhou em 2009). Com esse número, o treinador se tornou o comandante com o maior número de canecos estaduais levantados pelo Verdão, ao lado de Oswaldo Brandão, que também venceu quatro (faturou os de 1947, 1959, 1972 e 1974). Vale lembrar que o Supercampeonato Paulista de 2002 não entra nessa conta, já que o torneio, nessa edição, possuía outra fórmula de disputa e seus dados não são contabilizados para efeito de estatísticas junto aos demais.

LUXEMBURGO SOMA 17 TAÇAS PELO VERDÃO

O técnico Vanderlei Luxemburgo já tem no currículo uma coleção de conquistas amistosas pelo Palmeiras. No total são dez, sendo cinco de torneios (Copa Brasil-Itália 1994, na Itália, Torneio Lev Yashin 1994, na Rússia, Copa Euro América 1996, em Fortaleza-CE, Copa da China 1996, na China, e, agora, a Florida Cup 2020, nos Estados Unidos) e outros cinco de jogos únicos (Taça Reggiana 1993, na Itália, Taça Nagoya 1994, no Japão, e as Taça Jihan, Taça Xangai e Taça Pequim, todas em 1996, na China. Somando também os títulos de expressão, são 17 taças:  além dos dez troféus de caráter amistoso, contabiliza-se o bicampeonato brasileiro (1993 e 1994), os quatro campeonatos paulistas (1993, 1994, 1996 e 2008) e um torneio Rio-São Paulo (1993).

O JOGO

Com um primeiro tempo morno e sem muitas chances neste domingo de pré Carnaval, o Palmeiras foi a equipe que mais dominou as ações e manteve a posse da bola. Com a partida estática, Vanderlei Luxemburgo resolveu mexer suas peças de xadrez e, já no intervalo, fez duas alterações: trocou Mayke por Gabriel Menino e Lucas Lima por Raphael Veiga.

O segundo tempo começou bem mais dinâmico, com as duas equipes buscando o resultado. Nos primeiros 10 minutos de bola rolando na etapa derradeira, o Alviverde chegou com perigo pelo menos três vezes: com Zé Rafael, Gabriel Veron e Felipe Melo. Aos 14 minutos porém, Rafael Silva arrancou pela esquerda para receber cruzamento de Maranhão e inaugurar o marcador. (Palmeiras 0x1 Mirassol)

Aos 20 minutos, sem nada a perder, o treinador esmeraldino fez sua última alteração: trocou Zé Rafael por Bruno Henrique no meio de campo. Em momento algum, apesar do tento sofrido minutos antes, o Verdão se deixou abalar. Mostrou um lado psicologico equilibrado e partiu com força para cima do adversário, princplamente depois de um gol oriundo de cobrança de escanteio batida por Gabriel Menino seguida de cabeceio certeiro de Gustavo Gómez aos 23 minutos (Palmeiras 1×1 Mirassol)

Depois disso, rapidamente, o Maior Campeão do Brasil se impôs em sua casa para os 26.538 torcedores presentes. Logo em seguida, aos 28 minutos, o volante Bruno Henrique sai em velocidade e cruza com classe, na medida para Raphael Veiga dar um toquinho de leve na bola e marcar o segundo do Alviverde, o gol da virada! (Palmeiras 2×1 Mirassol)

Mas o Palmeiras fechou mesmo o caixão do time visitante com Luiz Adriano, aos 31 minutos, após Gabriel Veron receber bola no lado esquerdo do campo, cruzar para o meio e tocar par ao camisa 10. O atacante, por sua vez, fez o que sabe fazer de melhor: balançou as redes ao dominar a bola e chutar colocado de direita. (Palmeiras 3×1 Mirassol)

Os três gols marcados em oito minutos pareceram desmotivar a equipe do Leão, que pouco conseguiu criar até a reta final do duelo. Gabriel Menino, até os minutos finais do prélio, chegou duas vezes com perigo ao ataque.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 3 X 1 MIRASSOL

Estádio: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data/hora: 16/2/2020, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Salim Fende Chavez (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa
Público/renda: 26.538 presentes/R$ 1.543.471,14
Cartões amarelos: Gustavo Gómez e Felipe Melo (PAL) e Rafael Silva, Neto Moura, Kewin (MIR)
Cartão vermelho:

GOLS: Rafael Silva 14’/2ºT (0-1), Gustavo Gómez 23’/2ºT (1-1), Raphael Veiga 28’/2ºT (2-1) e Luiz Adriano 31’/2ºT (3-1)

PALMEIRAS: Weverton, Mayke (Gabriel Menino intervalo), Felipe Melo, Gustavo Gómez e Viña; Patrick de Paula, Zé Rafael (Bruno Henrique 20’/2ºT) e Lucas Lima (Raphael Veiga intervalo); Gabriel Veron, Willian e Luiz Adriano. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

MIRASSOL: Kewin, Daniel Borges, Luiz Otávio, Reniê e Romário; Luís Oyama, Neto Moura (Matheus Rocha 11’/2ºT), Juninho e Chico; Maranhão e Rafael Silva (Marcelo Toscano 32’/2ºT). Técnico: Ricardo Catalá.