Verdão bate Vasco fora e mantém tabu de 4 anos sem perder para rival carioca

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Lucas Lima abriu o placar para o VerdãoO Palmeiras enfrentou o Vasco na noite desta quarta-feira (06), pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, e venceu pelo placar de 2 a 1, após sair na frente com Lucas Lima, aos 11, sofrer um susto após gol contra de Mayke aos 18 do primeiro tempo e, finalmente, chegar ao gol que selou o triunfo aos 31 da etapa derradeira, com Luiz Adriano.

TABU POSITIVO MANTIDO

Com o resultado, o Alviverde segue sem perder para o Vasco desde novembro de 2015. De lá para cá foram seis jogos consecutivos de invencibilidade (quatro vitórias palestrinas e dois empates), com dez gols marcados e três sofridos.

PALMEIRAS x VASCO: RETROSPECTO GERAL (ATUALIZADO)

No retrospecto geral, esta partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira (06/11), foi a de número 130 entre as duas equipes. O Alviverde venceu 59 partidas, empatou 40 jogos e foi derrotado em outras 31 oportunidades (balançou as redes adversárias 210 vezes e foi vazado em 164 ocasiões).

PALMEIRAS x VASCO NO BRASILEIRÃO (ATUALIZADO)

Se computados apenas os jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro, foram 57 duelos travados entre os dois clubes, com 28 vitórias paulistas, 17 igualdades e 12 partidas vencidas pelos cariocas (marcou 87 gols e sofreu 51).

A TABELA

Agora com 66 pontos, o Alviverde diminuiu em três pontos a diferença para o líder Flamengo (que possui 71). O Rubro-Negro, entretanto, ainda joga pela 31ª etapa do certame nacional: será um clássico diante do Botafogo, nesta quinta-feira (07), às 20h, no Engenhão.

O JOGO

Com desfalques por desgaste físico (Weverton, Marcos Rocha, Vitor Hugo, Diogo Barbosa, Gustavo Scarpa e Bruno Henrique), além de Felipe Melo (suspenso), o Alviverde teve como principais novidades em campo Fernando Prass no gol, Mayke na lateral direita, Victor Luis na lateral esquerda, Luan fazendo parte da dupla de zaga (ao lado de Gustavo Gómez), Matheus Fernandes e Thiago Santos como volantes titulares, além de Zé Rafael pela ponta – posição normalmente ocupada por Dudu (o camisa 7 ficou no banco, mas entrou no segundo tempo).

O Maior Campeão do Brasil inaugurou o placar com Lucas Lima, aos 11 minutos do primeiro tempo, após receber de Matheus Fernandes em jogada que iniciou de Fernando PRass, aproveitando a defesa desarrumada do Vasco, e que contou com um toque de Deyverson no caminho – o camisa 20 bateu duas vezes, primeiro de pé esquerdo e depois de pé direito, sendo que na segunda chance não desperdiçou. (Vasco 0x1 Palmeiras)

Em seguida, o Palmeiras sofreu um susto após gol contra de Mayke em lance difícil, aos 18 minutos de bola rolando: Pikachu deu passe para Rossi na direita, que cruzou rasteiro. O camisa 12 do Verdão tentou o corte, mas não foi feliz ao marcar contra a própria meta. (Vasco 1×1 Palmeiras)

O tento que decretou o triunfo palestrino saiu aos 31 minutos da etapa derradeira. Luiz Adriano dividiu bola com Danilo Barcelo, levou a melhor e mandou para o fundo da rede do arqueiro Fernando Miguel. O árbitro esperou a checagem para confirmar o gol. (Vasco 1×2 Palmeiras)

O duelo também ficou marcado por uma arbitragem confusa. Muitas pausas e lances invertidos: em certo momento, o juiz Rafael Traci chegou a dar cartão amarelo para Thiago Santos que nem estava envolvido no lance em questão (o VAR foi consultado e o cartão foi corrigido, transferido, desta vez corretamente, para Zé Rafael).