Departamento de Comunicação

O Palmeiras decide a Copa São Paulo de Futebol Júnior nesta terça-feira (25), às 10h, diante do Santos, no Allianz Parque. Com presença somente da torcida alviverde, o duelo será transmitido por Globo, SporTV e Rede Vida.

Campanha

Esta é a terceira vez em que o Verdão avança à decisão do torneio (o mesmo ocorreu em 1970 e 2003). Diante do São Paulo, na semifinal, o time palestrino chegou a sete vitórias em oito jogos disputados na atual edição da Copinha, recorde na história do clube, além de 25 gols marcados e cinco sofridos.

Já o Santos é um dos adversários que o Alviverde mais enfrentou na Copa São Paulo. São seis jogos no histórico, com duas vitórias alviverdes, três empates e um revés, além de nove gols marcados e sete sofridos.

Na atual edição, o Palmeiras já anotou 25 gols. O Verdão necessita de mais um tento para igualar a sua melhor marca nesse quesito na história do torneio. Em 2003, ano em que também foi finalista, o alviverde balançou as redes adversárias por 26 vezes.

Giovani marcou o gol da classificação no duelo contra o São Paulo (Foto: Roberto Zacarias/@zacariasfoto)

Allianz Parque

A arena alviverde recebe pela primeira vez uma decisão de Copa São Paulo de Futebol Juniores. No antigo estádio Palestra Italia, antes da reforma, o desempenho do Palmeiras atuando em seus domínios pelo torneio aponta os seguintes números: 37 jogos, com 20 vitórias palestrinas, oito empates e nove derrotas, além de 69 gols marcados e 36 sofridos.

O primeiro jogo do Palmeiras em sua casa na história do torneio foi justamente contra o Santos em 1974. Na ocasião, vitória alviverde pelo placar de 1 a 0. Essa também foi a única partida entre as equipes pela competição no estádio palestrino.

A última partida do Verdão em seus domínios pela Copinha foi em 2005: em jogo inusitado, o Palmeiras A goleou o Palmeiras B pelo placar de 4 a 0 – naquela edição do torneio, o Alviverde fez duas inscrições e, pela primeira vez na história do futebol brasileiro, duas equipes do mesmo clube se enfrentaram em uma competição oficial.

Torcida

O regulamento da competição determina que clássicos entre os grandes clubes do estado – assim como já acontece desde 2016 – sejam disputados sem a presença de torcedores visitantes. Por ser jogo único, o Palmeiras terá direito a jogar diante de sua torcida por ter melhor campanha no torneio.

As entradas para o duelo são comercializadas pela FPF no site ingressospalmeiras.com.br. Somente 50% da capacidade do Allianz Parque estará disponível para os palmeirenses, e os ingressos têm valores entre R$ 40 e R$ 80.

Competição

A edição de 2022 da Copa São Paulo de Futebol Júnior reuniu 128 clubes divididos em 32 grupos com quatro times cada na primeira fase e sedes espalhadas por todo o Estado de São Paulo.

Avançaram à segunda fase as duas melhores campanhas de cada chave. Desta etapa até a final, os confrontos eliminatórios foram únicos.

Protocolos sanitários

Durante a Copinha, o clube tem seguido uma rotina diária de testagens para atletas, comissão técnica e staff, a fim de identificar traços da Covid-19 e, em casos positivos, realizar imediatamente o isolamento do infectado para que cuidados médicos sejam tomados.

A medida visa frear a disseminação do vírus, já que os índices de contágio aumentaram no país nos últimos tempos.

Curiosidades

Dos 30 inscritos na competição, 13 atletas atuaram pelo elenco profissional alviverde em 2021: os zagueiros Lucas Freitas, Michel e Naves, os laterais Garcia, Lucas Sena e Vanderlan, os meio-campistas Fabinho, Jhonatan e Pedro Bicalho e os atacantes Gabriel Silva, Giovani, Kevin e Vitinho. Além deles, os goleiros Mateus e Kaique já chegaram a ser relacionados para jogos do time principal, mas não entraram em campo.

As melhores colocações palestrinas na Copinha vieram nos anos de 1970 e 2003, quando o time se sagrou vice-campeão do torneio. Na última década, o Alviverde alcançou a semifinal da competição em duas oportunidades: 2013 e 2015 (neste ano com Gabriel Jesus no elenco).

Cria da Academia, o atacante Gabriel Jesus, hoje astro do Manchester City, foi um dos principais nomes do Palmeiras na Copinha de 2015 (Foto: Cesar Greco)

Esta é a Copa São Paulo em que o Verdão tem no elenco mais atletas que já disputaram a competição ao menos uma vez. São nove no total: Garcia, Vanderlan, Gabriel Silva, João Pedro (todos pelo Palmeiras), Lucas Sena (São Paulo), Pedro Bicalho (Cruzeiro), Vitinho (Grêmio Novorizontino), Daniel e Kevin (ambos Desportivo Brasil).

O recorde anterior foi estabelecido em 2013, quando o time palestrino tinha sete jogadores com mais de uma participação na Copinha: Vinicius (G), Luiz Gustavo, Bruno Dybal, Bruno Sabiá, Diego Souza, Walter (G) e Gabriel Dias.

Mais números

> Contados os jogos da atual edição, o Palmeiras soma 221 jogos na história da Copinha, com 118 vitórias, 47 empates e 56 derrotas, além de 456 gols marcados e 241 sofridos;

> Com a vitória diante do Oeste, o Palmeiras igualou o recorde de vitórias obtido em 2004com seis triunfos em sete jogos;

> Já na Copinha de 2003, o Verdão obteve seu recorde de gols marcados (26);

> Nas edições de 1975 e 1978 da Copinha, o Palmeiras não sofreu gols, com quatro jogos disputados em cada.

> Maior goleada a favor: 09/01/1999 – Palmeiras 8×0 Flamengo-SP, em Guarulhos-SP;

> Atleta com mais gols em um jogo: Chistopher – 4 gols (2015 – Palmeiras 6×1 Murici-AL);

> Atleta mais novo a marcar pelo Palmeiras: Endrick (15 anos, 5 meses e 11 dias – Palmeiras 6 x 1 ASSU-RN – 2022);

> Equipes que mais enfrentou: Santos, Nacional-SP e Grêmio-RS (seis vezes cada).

O atacante William “Coração Valente”, em 2004, foi o artilheiro da Copinha pelo Palmeiras com sete gols marcados (Foto: Rubens Cavallari/Folhapress)

Confira abaixo os jogos do Palmeiras na Copinha:

– Final

25/01 – 10h: Palmeiras x Santos – Allianz Parque

– Semifinal

22/01: São Paulo 0 x 1 Palmeiras – Arena Barueri
Gol: Giovani

– Quartas de final

19/01: Palmeiras 5 x 2 Oeste – Arena Barueri
Gols: Gabriel Silva, Giovani (2), Endrick e Pedro Bicalho

– Oitavas de final

17/01: Internacional 1 x 2 Palmeiras – Distrital do Inamar
Gols: Jhonatan e Lucas Flores (contra)

– Terceira fase

15/01: Atlético-GO 0 x 3 Palmeiras – Distrital do Inamar
Gols: Fabinho, Gabriel Silva e Vitinho

– Segunda fase

13/01: Palmeiras 4 x 0 Mauá FC – Distrital do Inamar
Gols: Fabinho, Garcia, Vitinho e Kevin

– Primeira fase

05/01: Palmeiras 6 x 1 Assu-RN – Distrital do Inamar
Gols: Jhonatan, Gabriel Silva,  Endrick (2x) e João Pedro (2x)

08/01:  Real Ariquemes 0 x 3 Palmeiras – Distrital do Inamar
Gols: Vitinho e Endrick (2x)

11/01: Água Santa 1 x 1 Palmeiras – Distrital do Inamar
Gol: contra