Departamento de Comunicação

O Palmeiras segue vivo em busca do bicampeonato da Copa do Brasil Sub-20! Na noite desta quinta-feira (19), no Beira-Rio, em Porto Alegre-RS, a equipe palmeirense bateu o Internacional pelo placar de 2 a 0 e garantiu lugar na semifinal da competição, já que havia empatado por 1 a 1 no duelo de ida. Os gols alviverdes foram marcados por Fabricio e Luan, no segundo tempo.

Vale lembrar que o Verdão entrou em campo sem 19 atletas que estão servindo a equipe Profissional e que ainda têm idade para atuar no Sub-20. São eles os goleiros Leandro e Mateus, os laterais Esteves, Quiñonez e Garcia, os zagueiros Renan, Henri e Helder, os meio-campistas Danilo, Gabriel Menino, Vitinho, Juninho e Alan e os atacantes Pedro Acácio, Gabriel Veron, Gabriel Silva, Anibal, Marino e Marcelinho. Alguns deles já estão integrados em definitivo ao principal desde o início do ano, enquanto outros foram integrados ao longo da temporada.

Com o triunfo, o Alviverde encara o Bahia, que eliminou o São Paulo, nas semifinais da competição. As partidas estão previstas para os dias 9 e 16 de dezembro – a CBF divulgará a tabela oficial nos próximos dias. Recentemente, as duas equipes fizeram um jogo eletrizante pelo Brasileiro Sub-20, que terminou com vitória alviverde por 5 a 3, de virada.

O Sub-20 palestrino vive uma maratona de jogos nesta temporada e, além da Copa do Brasil, disputa simultaneamente o Paulista e o Brasileiro. Nesta sexta-feira (20), às 15h, fora de casa, o Verdão encara o Nacional pelo estadual, e no domingo (22), às 18h, no Allianz Parque, o adversário será o Fluminense pela 13ª rodada do torneio nacional.

A Copa do Brasil Sub-20 reuniu 32 times na etapa inicial, sendo 27 campeões estaduais Sub-20 em 2019 e cinco vices estaduais da categoria das federações melhor posicionadas no Ranking Nacional – o Verdão entrou como atual campeão paulista. Todos os duelos até a final são mata-mata com partidas de ida e volta, exceto na primeira fase. Não há o critério do gol qualificado e, em caso de empate no saldo, a vaga será disputada nos pênaltis.

O atacante Robinho participou diretamente dos dois gols palmeirenses no jogo (Foto: Anderson Kblo)

O jogo

O primeiro tempo do duelo foi truncado, com muita marcação e poucos lances de habilidade para ambos os lados. O Verdão teve sua melhor chance no período aos 26 minutos, na bola parada de Caio Cunha: o camisa 10 levantou na área e quase enganou o goleiro Emerson. Já o Inter pressionou nos instantes finais, mas parou na sólida atuação da defesa alviverde.

Já na etapa final, o Palmeiras precisou de dois minutos para abrir o placar do Beira-Rio. Após lançamento longo, Robinho desviou de cabeça para a área e encontrou Fabricio, que emendou belo chute de primeira e estufou as redes de Emerson. Foi o quarto gol em quatro jogos seguidos do atacante palestrino.

Com a vantagem, o Verdão se fechou na marcação e apostou nos contra-ataques. Aos 11, em uma das ações, foi recompensado: Robinho arrancou pela esquerda após lançamento de Vareta e ganhou do goleiro na passada. Sem ângulo, tentou chutar colocado e acertou a trave. Na sobra, Luan soltou a canhota para ampliar e deixar o time ainda mais próximo da semifinal.

O Inter buscou o empate, mas esbarrava na grande atuação defensiva alviverde. Lucas Bergantin, bastante seguro, fez uma grande intervenção no período e garantiu que o Verdão não fosse vazado e trouxesse a vaga na bagagem para São Paulo.

Palmeiras Sub-20: Lucas Bergantin; Ramon Rocha, Carlos, Gabriel Vareta e Vanderlan; Jonathan (Pluas), Ramon Cesar e Caio Cunha (Robson); Luan (Valdenilson), Robinho (Bruno Menezes) e Fabricio (Victor Michell). Técnico: Wesley Carvalho

Com apenas 15 anos, o zagueiro Gabriel Vareta teve atuação de gente grande contra o Inter (Foto: Anderson Kblo)

Confira abaixo as partidas do Verdão pela Copa do Brasil Sub-20:

Quartas de Final

11/11: Palmeiras 1 x 1 Internacional – Academia de Futebol 2
Gol: Fabricio

19/11: Internacional 0 x 2 Palmeiras – Beira-Rio
Gols: Fabricio e Luan

Oitavas de Final

21/10: Londrina 2 x 2 Palmeiras – Estádio do Café
Gols: Marino e Gabriel Silva

29/10: Palmeiras 2 x 1 Londrina – Allianz Parque
Gols: Fabricio e Juninho

Primeira fase

07/10: Serra 0 x 2 Palmeiras – Estádio Robertão
Gols: Garcia e Anibal