Verdão estreia na Copa RS Sub-20 com vitória sobre o Vasco e lidera primeira fase

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Palmeiras _ Esteves marcou um dos gols do VerdãoCampeão brasileiro na categoria Sub-20, o Palmeiras estreou na Copa RS com vitória sobre o Vasco, por 4 a 2, nesta sexta-feira (30), no estádio Homero Soldatelli, em Flores da Cunha (RS). Em jogo movimentado e com seis gols no segundo tempo, Papagaio, duas vezes, Airton e Esteves marcaram pelo Verdão.

O resultado deixa a equipe alviverde na liderança do Grupo C, com três pontos, empatado com o Atlético-MG – que venceu o River Plate por 3 a 1 no outro jogo da chave e fica atrás no número de gols marcados. O próximo adversário do Verdão será justamente a equipe mineira, na próxima terça-feira (4), às 19h15, novamente no estádio Homero Soldatelli.

O Verdão deu descanso a boa parte do grupo que atuou com frequência na reta final da temporada e entrou em campo com um time modificado. O Vasco foi melhor nos primeiros minutos, mas o Palmeiras equilibrou e foi ao vestiário com a sensação de que poderia ter aberto placar ainda no primeiro tempo. Veron, Patrick de Paula, Airton e Cesinha tiveram boas finalizações e pararam no goleiro vascaíno, que realizou no mínimo quatro defesas difíceis.

Papagaio e Alan entraram para o segundo tempo e participaram diretamente do primeiro gol do Palmeiras, aos cinco minutos. Em uma saída errada do Vasco, Alan roubou a bola e tocou para o artilheiro bater no canto. O time carioca empatou em cobrança de pênalti, aos 15, mas durou pouco. Um ótimo contra-ataque do Verdão terminou em cruzamento de Guilherme Vieira e cabeçada de Airton para o fundo da rede, aos 22.

Dois minutos depois, o lateral Esteves acertou um chutaço rasteiro de perna esquerda, com assistência de Alan, e aumentou para 3 a 1 a vantagem. O jogo seguiu movimentado e, mais uma vez, o Vasco descontou em cobrança de falta indefensável. Ainda melhor, o Verdão chegou ao quarto gol aos 45 minutos, em pênalti sofrido por Wesley e bem batido por Papagaio.  

O tradicional torneio de base reúne 13 grandes clubes formadores do Brasil e sete convidados estrangeiros. O Palmeiras tem como rivais no Grupo C da primeira fase Vasco da Gama, Atlético-MG, Toluca (México) e River Plate (Argentina). Após jogos de todos contra todos dentro das chaves, os dois primeiros de cada grupo se classificam para as quartas de final.

A Copa RS era considerada o Brasileiro Sub-20 até 2014, mas mudou de formato após a criação do torneio nacional organizado pela CBF (vencido pelo Verdão neste ano). O Alviverde foi vice-campeão da Copa RS três vezes, sendo a última delas no ano passado, contra o São Paulo. No antigo formato, o clube chegou à decisão em 2013 (contra o Internacional) e em 2010 (contra o Cruzeiro).

Palmeiras Sub-20: Matheus Teixeira; Marcus Meloni, Patrick de Lucca, Iago (Gabriel Furtado) e Esteves; Matheus Neris, Patrick de Paula (Thiago Alves) e Cesinha (Alan); Airton (Marcos Antônio), Guilherme Vieira (Wesley) e Gabriel Veron (Papagaio). Técnico: Wesley Carvalho.

III Copa Internacional Ipiranga Sub-20 (Copa RS) – 2018

Primeira Fase – Grupo C

30/11: Palmeiras 4 x 2 Vasco – Homero Soldatelli
Gols: Papagaio (2), Airton, Esteves

04/12 – 19h15: Atlético-MG x Palmeiras – Homero Soldatelli (Transmissão: SporTV)
06/12 – 17h: Palmeiras x Toluca (MEX) – Homero Soldatelli (Transmissão: SporTV)
08/12 – 21h: River Plate (ARG) x Palmeiras – Homero Soldatelli (Transmissão: SporTV)