Palmeiras x Vitória: informações, curiosidades e histórico do confronto

Departamento de Comunicação

Palmeiras x Vitória
Competição:
Campeonato Brasileiro – 38ª rodada
Data e horário: 02/12/2018, às 17h
Estádio: Allianz Parque
Transmissão: Premiere

O Palmeiras encerrou na manhã deste sábado (01), na Academia de Futebol, a preparação para enfrentar o Vitória, no domingo (02), às 17h, no Allianz Parque. Os jogadores, após os trabalhos preventivos na sala de musculação e do aquecimento no gramado, realizaram um descontraído recreativo.

Campeão do Campeonato Brasileiro com uma rodada de antecedência, o Verdão, se superar o rival nordestino, alcançará fatalmente a marca de dois mil gols na história da competição nacional – o time palestrino ostenta atualmente 1999 bolas na rede válidas pelo torneio.

Além disso, o Alviverde permaneceu 23 partidas sem ser derrotado pelo Brasileirão em 1993/1994. Com 22 jogos sem perder atualmente, o clube precisa vencer ou empatar com o Vitória neste domingo (02) para igualar a marca.

Clique aqui e confira as fotos do treino deste sábado (01)

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_O Palmeiras faze seu último jogo da temporada no domingo (02), contra o Vitória

MAIOR CAMPEÃO NACIONAL DE TODOS OS TEMPOS
Com a conquista do Campeonato Brasileiro 2018, o Verdão ampliou sua vantagem como Maior Campeão do Brasil: além dos dez troféus do Brasileirão, o time faturou a Copa do Brasil três vezes e a Copa dos Campeões em uma oportunidade, totalizando 14 taças nacionais – o segundo colocado no ranking é o Corinthians, com 11.

CAMPANHA NO CAMPEONATO BRASILEIRO
A campanha palmeirense no Campeonato Brasileiro 2018 contou com 22 vitórias, 11 empates e apenas 4 derrotas. O Alviverde marcou 61 gols e foi vazado 24 vezes. Foram 18 jogos em casa, sendo 14 no Allianz Parque e 4 no estádio do Pacaembu, com 15 vitórias, 2 empates e uma única derrota, e 19 longe de seus domínios – 7 triunfos, 9 igualdades e 3 reveses.

VITÓRIAS DO PALMEIRAS CONTRA 18 DOS 19 TIMES DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Dos 19 adversários do Alviverde no campeonato, a equipe venceu 18 deles ao menos uma vez. Apenas o Flamengo não foi superado pelo Verdão nesta edição do Brasileirão – os times empataram em 1 a 1 os dois jogos.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Felipão comandou o Palmeiras 20 vezes ao longo do Brasileirão 2018TREINADORES NA CAMPANHA DO TÍTULO DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Ao longo da competição, o time foi dirigido por dois técnicos efetivos: Roger Machado (6 vitórias, 5 empates e 4 derrotas) e Luiz Felipe Scolari (15 vitórias e 5 empates), além de Wesley Carvalho (uma vitória) e Paulo Turra (um empate), que utilizaram, ao todo, 29 atletas. Treinador mais vitorioso da história do país, agora com 27 taças, Felipão conquistou o Brasileirão pela segunda vez – a primeira foi em 1996, pelo Grêmio.

RECORDE DE INVENCIBILIDADE NOS PONTOS CORRIDOS
Com 22 jogos sem saber o que é perder pelo Campeonato Brasileiro, o Palmeiras estabeleceu novo recorde de invencibilidade na história da competição desde que passou a ser disputada no formato de pontos corridos, em 2003.

ATLETAS DO PALMEIRAS BICAMPEÕES DO CAMPEONATO BRASILEIRO
No elenco campeão deste ano, 11 jogadores também fizeram parte da vitoriosa campanha do título do Brasileirão de 2016 e, portanto, são bicampeões pelo clube: os goleiros Fernando Prass e Jailson, os zagueiros Edu Dracena e Thiago Martins (já deixou o clube), os meio-campistas Thiago Santos, Jean, Moisés, Vitinho e Tchê Tchê (já deixou o clube) e os atacantes Artur e Dudu.

TEMPORADA DO PALMEIRAS COM MAIS VITÓRIAS NO SÉCULO
Com o triunfo sobre o Vasco da Gama, o Verdão acumula um total de 47 vitórias na temporada de 2018, em 76 jogos disputados. Este já é o maior número de resultados positivos obtidos em um mesmo ano considerando as demais temporadas deste século (ou seja, a partir de 2001).

TIME BRASILEIRO QUE MAIS VENCEU NA TEMPORADA
Considerando as partidas disputadas por qualquer campeonato neste ano – exceto amistosos – dentre todos os que compõem Série A do Brasileirão, o Palmeiras segue como o time que acumula mais triunfos: são 44 ao todo (em 73 partidas) – oito a mais do que Cruzeiro, Grêmio e Flamengo, todos com 36 na segunda colocação. No percentual de vitórias, isso representa 60,27%, o que também coloca o Verdão no primeiro posto, à frente do Flamengo, 2º no quesito, com 54,55%. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até a 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

TIME BRASILEIRO COM MAIS GOLS MARCADOS NA TEMPORADA
O Maior Campeão do Brasil, dentre as 20 agremiações da Série A, é o clube com o maior número de gols marcados: são 118 ao todo, à frente do Grêmio, com 108. São considerados gols marcados apenas em partidas válidas por competições oficiais (estaduais, nacionais e continentais, por exemplo, e não eventuais jogos amistosos). Em média de gols, isso representa 1,62 gol por jogo, o que isola o Verdão como o primeiro colocado neste quesito, seguido do Grêmio, com 1,52. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até a 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_O Verdão balançou as redes adversárias 118 vezes em 2018

TIME BRASILEIRO COM MELHOR SALDO DE GOLS NA TEMPORADA
Considerando as partidas disputadas por qualquer campeonato neste ano – exceto amistosos –, o Maior Campeão do Brasil é o time nacional que possui o melhor saldo de gols, que é de 71 (devido ao fato de ter marcado 118 tentos e sofrido apenas 47); em seguida, vem o Grêmio, com saldo de 52. O Verdão detém ainda a menor média de gols sofridos por jogo: apenas 0,64 por partida, contra 0,67 do Flamengo, segundo da lista. Com 47 gols sofridos, em números absolutos, o Palmeiras só perde para Internacional, que sofreu 41 gols, e Flamengo, 44 (porém, os dois times jogaram bem menos do que o Alviverde: 17 e 7 jogos a menos, respectivamente). O Alviverde, aliás, vive uma excelente fase no sistema defensivo (sofreu apenas 15 gols nos últimos 27 jogos). As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até a 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

TIME QUE MAIS VENCEU NO CAMPEONATO BRASILEIRO
O Verdão segue como dono de uma marca importante no BR-18: é o time que mais venceu na competição até aqui, com 22 triunfos. Em seguida, aparecem Flamengo (21) e Internacional (19). Os dados estão atualizados até a 37ª rodada.

TIME QUE MENOS PERDEU NO CAMPEONATO BRASILEIRO
De forma isolada, o Palmeiras lidera o posto dentre as equipes que menos perderam no Brasileirão 2018, tendo sido superado em apenas quatro ocasiões em seus 37 jogos disputados até aqui. Em seguida, vem o São Paulo, com seis resultados negativos. Os dados estão atualizados até a 37ª rodada.

MELHOR ATAQUE DO CAMPEONATO BRASILEIRO
O Maior Campeão do Brasil possui 61 gols marcados na competição nacional. Com isso, o time dirigido pelo técnico Luiz Felipe Scolari ocupa o top 1 dentre os ataques mais positivos do certame, à frente do Flamengo, com 58. Os dados estão atualizados até a 37ª rodada.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Com 61 gols marcados, o time de Scolari tem o melhor ataque da competição

MELHOR DEFESA DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Com 24 gols sofridos desde o início do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras é o time do torneio que menos vezes foi vazado até aqui, de forma isolada. Em seguida, aparece a dupla formada por Grêmio e Flamengo, com 27 tentos sofridos cada. Os dados estão atualizados até a 37ª rodada.

MELHOR SALDO DE GOLS DO CAMPEONATO BRASILEIRO
O Palmeiras marcou 61 gols e sofreu 24 no BR-18. Com isso, a equipe detém o melhor saldo da competição, que é de 37 tentos, seguido do Flamengo (31). Os dados estão atualizados até a 37ª rodada.

TIME QUE MAIS INTERCEPTA BOLAS NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Com apenas nove gols sofridos nos últimos 20 jogos do Brasileirão, o Palmeiras tem uma defesa sólida. Isso se deve muito às interceptações das jogadas de seus adversários: o Verdão é o top 1 neste quesito, impedindo que seus rivais concluíssem passes e lançamentos em 218 oportunidades, contra 157 do Internacional, vice-líder deste ranking. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 37ª rodada.

TIME QUE MAIS DESARMA NO CAMPEONATO BRASILEIRO
O desarme é outro fundamento no qual o Alviverde se destaca coletivamente: o time de Felipão lidera o ranking do Campeonato Brasileiro, com 837 botes, contra 774 do segundo colocado, Flamengo. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 37ª rodada.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_O Palmeiras lidera com folga o ranking de desarmes no torneio nacional

TIME QUE MAIS FAZ LANÇAMENTOS NO CAMPEONATO BRASILEIRO
O Verdão também é a equipe dentre os 20 participantes do Campeonato Brasileiro 2018 que mais faz lançamentos: foram 1614, contra 1409 do Vasco, segundo colocado desta lista. Se computados apenas os lançamentos que lograram êxito (ou seja, que foram recebidos e dominados pelos companheiros de time), o Alviverde segue líder neste fundamento, com 699 acertos, contra 605 do São Paulo, vice-líder neste quesito. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 37ª rodada.

TIME QUE MAIS FAZ VIRADAS DE BOLA NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Além disso, o Alviverde também é o time número um em viradas de bola: foram 165 no total, contra 158 do Atlético-PR e Ceará, clubes que dividem a segunda colocação da lista. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 37ª rodada.

TIME QUE MAIS DRIBLA NO CAMPEONATO BRASILEIRO
De acordo com dados do Footstats, o Maior Campeão do Brasil é o time que mais dribla no Campeonato Brasileiro: foram 258 fintas aplicadas até aqui, contra 247 do Santos. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 37ª rodada.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Borja marcou 20 vezes em 2018BORJA: ARTILHEIRO DO PALMEIRAS NA TEMPORADA
Borja segue como artilheiro do time em 2018, com 20 gols marcados, seguido de Willian, com 17, e de Bruno Henrique, com 15. Vale lembrar que o colombiano se sagrou artilheiro do Campeonato Paulista 2018, com sete gols, e é o atual artilheiro da Conmebol Libertadores, com nove tentos, ao lado de seu copatriota Morelo, do Independiente Santa Fe-C0L.

WILLIAN: PALMEIRENSE COM MAIS JOGOS NA TEMPORADA
Willian segue liderando o posto dentre os jogadores do grupo palmeirense com mais partidas neste ano: são 68 duelos até aqui. Vale lembrar que o camisa 29 é o principal artilheiro do time no torneio nacional, com dez bolas na rede.

LUCAS LIMA: RECORDISTA DO VERDÃO EM PARTIDAS NO CAMPEONATO BRASILEIRO
O meio-campista é o jogador que mais atuou neste Campeonato Brasileiro, com 33 partidas (de 37 possíveis). Além disso, o camisa 20 se destaca também nas assistências: é o segundo garçom do time, com 12 passes a gol – atrás apenas de Dudu, com 17.

DUDU: LÍDER DE MINUTOS EM CAMPO NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Se Lucas Lima é o atleta do grupo alviverde que acumula o maior número de partidas no Brasileirão (33), Dudu é o jogador que por mais tempo esteve em campo nesta edição da competição nacional: foram 2537 minutos ao todo, já considerando eventuais períodos de acréscimo concedidos pela arbitragem.

DUDU: LÍDER DE PASSES A GOL DO TIME NA TEMPORADA
De forma isolada, Dudu é o maior garçom do grupo palmeirense na temporada, deixando seus companheiros cara a cara com o goleiro para marcar 17 vezes (considerando todas as competições).

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Dudu ostenta números impressionantes no Campeonato BrasileiroDUDU: LÍDER DE PASSES A GOL NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Além disso, o camisa 7 é o maior garçom isolado do Campeonato Brasileiro 2018, com 12 passes: na 1ª rodada, diante do Botafogo, para o gol de Guerra; na 10ª rodada, contra o Grêmio, para o gol de Willian; na 11ª rodada, contra o Ceará, para o gol de Thiago Santos; na 19ª rodada, contra o Vitória, para o gol de Deyverson; na 20ª rodada, contra o Botafogo, para o gol de Lucas Lima; na 25ª rodada, contra o Bahia, para o gol de Felipe Melo; na 27ª rodada, duas vezes, para os gols de Lucas Lima e Hyoran, respectivamente; na 28ª rodada, diante do São Paulo, para o gol de Gustavo Gómez; na 29ª rodada, contra o Grêmio, para o tento de Deyverson; na 32ª rodada, contra o Santos, para o gol de Edu Dracena; e na 36ª rodada, contra o América, para o gol de Willian.

DUDU: JOGADOR MAIS CAÇADO DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Dentre outras marcas que acumula, o camisa 7 palestrino também é o jogador que mais sofre faltas no BR-18: ao todo, foram 123 infrações marcadas a seu favor. Em seguida, está Yago Pikachu, do Vasco, que foi parado 102 vezes. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 37ª rodada.

MARCOS ROCHA: 3º QUE MAIS INTERCEPTA BOLAS NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Se coletivamente o Palmeiras é o time que mais intercepta jogadas no campeonato, seus jogadores, individualmente, não ficam para trás. Mesmo sem jogar nas últimas oito rodadas (algumas das quais lesionado), o camisa 2 do Alviverde ocupa a terceira posição do índice de principais jogadores que impedem conclusões de passes e lançamentos de seus adversários: foram 29 interceptações até aqui – neste quesito, o lateral palestrino só perde para Victor Cuesta, do Internacional, com 31, e de Jucilei, do São Paulo, com 30. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 37ª rodada.

FELIPE MELO: TOP 5 EM VIRADAS DE BOLA NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Felipe Melo compõe o top 5 de jogadores com mais viradas de bola no Brasileiro, e ocupa a 4ª posição. O Pitbull soma 28 viradas; com isso, o camisa 30 está atrás apenas de Richardson, do Ceará, com 29 (3º colocado), de Vinícius, do Bahia, com 31 (2º colocado) e de Cazares, do Atlético-MG, com 39 (líder da lista). Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 37ª rodada.

THIAGO SANTOS: REFERÊNCIA NOS DESARMES
De acordo com o Footstats, Thiago Santos é o jogador do Campeonato Brasileiro que precisa de menos tempo em campo para realizar um desarme: média de 18,6 minutos. Além disso, vale lembrar que, na 21ª rodada, contra o Internacional, o volante já havia se tornado o recordista de desarmes em uma só partida: sozinho, o camisa 5 palestrino interceptou seus adversários por incríveis dez vezes, igualando a marca que até então pertencia a Cuellar, do Flamengo – adquirida pelo colombiano rubro-negro no Fluminense x Flamengo válido pela 10ª rodada do torneio nacional.

LUIZ FELIPE SCOLARI: TÉCNICOS COM MAIS VITÓRIAS PELO PALMEIRAS NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Quando o assunto se restringe apenas ao Campeonato Brasileiro, Felipão já é o técnico que mais comandou o time pelo torneio nacional, hoje com 186 jogos. Além disso, após o duelo contra o Vasco, no último domingo (25), o treinador se tornou o técnico com mais vitórias na competição nacional: 76 triunfos, igualando o número de Vanderlei Luxemburgo.

LUIZ FELIPE SCOLARI: RETROSPECTO DE JOGOS
O técnico Felipão, aliás, possui números impressionantes: nesta sua terceira passagem pelo Verdão, a partir de 2018, ele acumula 29 partidas: são 19 vitórias, sete empates e apenas três derrotas. Incluindo também suas duas passagens anteriores (de 1997 a 2000 e, depois, de 2010 a 2012), o treinador dirigiu a equipe, ao todo, em 437 ocasiões (211V, 118E e 108E) – apenas Oswaldo Brandão, com 585 jogos, comandou o Alviverde mais vezes ao longo da história.

– Números do Palmeiras no Allianz Parque: 124 jogos (81 vitórias, 22 empates e 21 derrotas) – 232 GP x 100 GC;
– Jogador que mais atuou no Allianz Parque: Dudu (98 jogos);
– Jogador que mais venceu no Allianz Parque: Dudu (70 vitórias);
– Jogador que mais fez gols no Allianz Parque: Dudu (26 gols);
– Maior garçom no Allianz Parque: Dudu (24 assistências);
– Treinador que mais comandou o Verdão no Allianz Parque: Cuca (35 jogos);
– Maior sequência de vitórias no Allianz Parque: 8 jogos (duas vezes: entre 11/02/2015 e 26/04/2015, e, depois, entre 14/04/2016 e 30/06/2016);
– Maior série invicta no Allianz Parque: 28 jogos (21 vitórias e sete empates), entre 07/08/2016 e 28/06/2017.

PALMEIRAS X VITÓRIA: RETROSPECTO GERAL DE PARTIDAS
O Palmeiras recebe o Vitória pela derradeira rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo (02/12), no Allianz Parque. O histórico do confronto é favorável ao Verdão: será a 43ª vez que os dois clubes se enfrentam. Dos outros 42 jogos já disputados, são 24 triunfos palmeirenses contra oito da equipe baiana, além de outros dez empates. Ao todo, o Alviverde vazou o rival em 78 ocasiões e sofreu 55 gols.

PALMEIRAS X VITÓRIA: VERDÃO JÁ FOI CAMPEÃO DIANTE DO RUBRO-NEGRO
Jogos contra o Vitória pelo Brasileirão, aliás, trazem boas lembranças ao Palmeiras. Foi diante da a equipe rubro-negra, em 1993, que o Verdão conquistou o seu 7º título brasileiro. A decisão, naquela ocasião, foi disputada no Morumbi, e o Alviverde foi a campo com: Sérgio, Gil Baiano, Antônio Carlos, Cléber (Tonhão) e Roberto Carlos; César Sampaio, Mazinho, Edílson, Zinho, Edmundo e Evair (Sorato). Os gols, do triunfo por 2 a 0 sobre o Vitória, foram marcados pela dupla Evair e Edmundo.

PALMEIRAS CONTRA EQUIPES BAIANAS
Além disso, o retrospecto recente do Palmeiras contra equipes baianas é animador: nos últimos 20 jogos, foram 13 triunfos palmeirenses, cinco empates e apenas dois reveses sofridos. Ao todo, foram 36 gols marcados pelo Maior Campeão do Brasil e outros 17 a favor dos times baianos.