Departamento de Comunicação

O Palmeiras iniciou na tarde desta terça-feira (03), na Academia de Futebol, os trabalhos de campo na terceira fase da pré-temporada 2023. Após passarem por exames médicos durante a manhã, os jogadores fizeram um treino técnico de posse de bola, troca de passes e enfrentamentos divididos em três grupos e com atividades simultâneas nas duas metades do gramado. Todas as refeições também foram realizadas no centro de excelência.

Referência nacional em condicionamento, tratamento e recuperação de atletas, o Verdão segue antenado para proporcionar o que há de mais avançado na tecnologia aplicada ao futebol. Diante disso, o clube adquiriu oito novas máquinas de última geração para a sala de musculação, que permitem um controle ainda mais individualizado no treino de cada jogador.

O meio-campista Bruno Tabata durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Os novos aparelhos, da fabricante italiana Technogym, possuem um controle de carga automatizado que monitora o exercício em tempo real e ajuda o atleta a melhorar a performance a cada repetição. Além disso, as máquinas utilizam o conceito de gamificação para aumentar a ativação mental e o engajamento durante o treino muscular.

“Essas máquinas vêm para aprimorar nosso controle de carga diário, porque ela tem essa tecnologia e conseguimos armazenar os dados em tempo real de cada atleta dentro de cada exercício. Além disso, permite que o atleta interaja com a sua performance, regulando e descobrindo sua melhor carga dentro do próprio exercício. Cada atleta terá seu próprio dispositivo (uma pulseira) e, quando ele iniciar o exercício, cada série que ele for executando nos gera um relatório em tempo real”, explicou o preparador físico Marco Aurélio Schiavo.

Após estrearem as novas máquinas durante os exercícios de ativação física, mobilidade e musculação no início da tarde, o elenco foi a campo para a primeira atividade com bola desde a reapresentação. O goleiro Weverton foi ausência e se reapresentará ao clube na sexta-feira (06) após defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Qatar – o camisa 21 realiza treinos remotos monitorados pelos preparadores de goleiros.

Os jogadores Danilo, Raphael Veiga, Dudu, Naves e Marcos Rocha (da esquerda para a direita) durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

As duas primeiras fases da pré-temporada 2023 ocorreram em dezembro, primeiramente com uma cartilha de treinos físicos elaborada pelo Núcleo de Saúde e Performance e depois com atividades virtuais acompanhadas por meio de monitores de frequência cardíaca First Bit – outra nova tecnologia adquirida para a atual temporada. Na manhã desta terça, os exames realizados incluíram sangue, urina, avaliações corporais, de esforço e fisioterápicas, ecocardiografia, otorrinolaringologia, oftalmologia, neurometria e polissonografia.

“A primeira etapa (da pré-temporada), de forma online, foi uma retomada orgânica. Tanto na parte neuromuscular quanto na parte cardiovascular, atingindo algumas marcas importantes para essa retomada e fazendo com que o atleta não começasse do zero na reapresentação presencial. Inclusive, pelos valores registrados em todas as avaliações, os atletas estão de parabéns porque cumpriram os objetivos dos trabalhos remotos. Agora, damos continuidade dentro do centro de excelência com as ferramentas indoor e na parte externa nas atividades com bola e físicas”, completou Schiavo.