Verdão faz bom primeiro tempo, mas é surpreendido pelo B. Cearense

Agência Palmeiras
Jairo Giovenardi

O Palmeiras/Meltex perdeu para o Basquete Cearense, por 85 x 69, na noite desta quinta-feira (6), no Ginásio Palestra Italia, em partida válida pela quinta rodada do segundo turno do NBB 6. Após um bom primeiro tempo, o alviverde não se acertou nos dois últimos períodos, perdeu muitas chances de pontuar, e viu o time adversário vencer.

Agora, a equipe comandada pelo técnico Betão enfrentará o Mogi das Cruzes, em confronto direto pelos Playoffs, neste sábado (8), às 18h, novamente no Ginásio Palestra Italia.

Diante do Basquete Cearense, comandado pelo experiente técnico Alberto Bial, o Palmeiras/Meltex demorou a se acertar. Tanto, que o time visitante fez 7 x 0 logo de cara. Aos poucos, porém, o Verdão conseguiu a organização tática necessária e passou a atacar com eficiência.

O primeiro quarto terminou empatado em 20 pontos, mas com um bom ritmo imposto pelo Palmeiras/Meltex nos minutos finais.

Já no segundo período o Verdão deslanchou e teve no argentino Maximiliano Stanic seu grande nome. Com bola recuperada e assistências fantásticas, ele serviu seus companheiros (principalmente Wiggins e Átila dos Santos) e foi aplaudido por todo o ginásio.

O argentino, aliás, chegou a 30 assistências em cinco jogos, média de seis por partida. Além disso, pegou três rebotes e fez 12 pontos na partida, sendo o segundo maior pontuador da equipe, atrás somente do americano Wiggins, que anotou 13.

A equipe palmeirense venceu o segundo quarto por 23 x 16 e foi para o vestiário com vantagem de sete pontos no placar, 43 x 36.

Foi no terceiro período, porém, que começou a reação do Basquete Cearense. Apesar de sempre estar a frente no placar, o Palmeiras/Meltex passou a errar mais e o time adversário achou espaços em sua defesa.

Com Jimmy e Felipe inspirados (cada um fez 20 pontos), a equipe cearense não apenas encostou no marcador, como passou e seguiu para o último e decisivo quarto com vantagem de três pontos, 60 x 63.

Foi no quarto período, inclusive, que o Basquete Cearense definiu o confronto. O Palmeiras/Meltex passou cinco minutos sem pontuar. A bola simplesmente não entrava e o time do técnico Alberto Bial abriu 10 pontos, restando pouco mais de quatro minutos para o encerramento da partida.

Duas cestas seguidas do ala Guto ainda animaram o torcedor presente, mas não foram suficientes para segurar a boa atuação da equipe rival nos dois últimos quartos. O Basquete Cearense conseguiu se segurar na defesa e ampliou a diferença nos segundos finais, 85 x 69.

No fim de semana, a equipe alviverde precisa da vitória contra o Mogi das Cruzes – o adversário perdeu para o Pinheiros nesta quinta (6), em São Paulo -, a fim de se manter no grupo dos 12 times que se classificam para os Playoffs do NBB 6.