Departamento de Comunicação

O time Sub-17 do Palmeiras venceu o Cruzeiro por 4 a 0, nesta quarta-feira (12), no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André-SP, pela segunda rodada da fase inicial do Campeonato Brasileiro da categoria. Os gols das Crias da Academia foram marcados por Fellipe Jack, Estêvão, Vitor Reis e Rafael Coutinho.

Assim, o Verdão manteve os 100% de aproveitamento no Brasileiro Sub-17, após ter vencido o Santos por 3 a 1 na estreia da competição. Na próxima rodada, o time palestrino enfrenta o Goiás, na quarta-feira da semana que vem (19), às 15h (de Brasília), no Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia.

Paralelamente ao Brasileiro, o time Sub-17 disputa o Campeonato Paulista da categoria. As Crias da Academia voltam a campo pelo Estadual neste sábado (15), contra o Sfera, às 11h, no Estádio Amadeu Mosca, em Salto, pela segunda fase do torneio.

O Palmeiras vai em busca do bicampeonato consecutivo do Brasileiro Sub-17. No ano passado, a equipe levantou o troféu ao bater o Grêmio por 2 a 1, de virada, na final – Gabriel Vareta e Luis Guilherme fizeram os gols em Porto Alegre. Em junho de 2023, o Verdão faturou a Copa do Brasil Sub-17 pelo segundo ano seguido, superando o Athletico-PR por 4 a 1 na decisão, disputada na Arena Barueri. Os tentos foram de Luighi, Estêvão e Erick Belé, além de um contra.

Sub-17 do Verdão no Brasileiro: duas vitórias em dois jogos (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon)

O jogo

Na primeira chance, Luighi recebeu nas costas da zaga, invadiu a área e finalizou para defesa do goleiro. Aos dois minutos, Estêvão bateu escanteio pela direita, e Fellipe Jack testou firme para abrir o placar para o Verdão. Em finalização de longe, Estêvão exigiu nova intervenção do goleiro. Na sequência, Fellipe Jack cobrou falta da intermediária, viu a bola desviar e ser espalmada pelo arqueiro. Aproveitando rebote, Luighi encobriu o goleiro e só não marcou porque o defensor tirou a bola em cima da linha. No lance seguinte, Luighi ficou com a sobra na área, cabeceou e exigiu grande defesa. O arqueiro voltou a trabalhar, desta vez impedindo o gol em finalização de Riquelme Fillipi. Inspirado, o goleiro defendeu chute rasteiro de Marcio Vitor. No último lance, Figueiredo arrancou com a bola, deixou os marcadores para trás e finalizou de esquerda para intervenção do arqueiro.

No retorno do intervalo, Luighi recebeu pela esquerda e finalizou cruzado, rente à trave. Aos cinco minutos, Estêvão foi desequilibrado dentro da área, e o árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, o camisa 10 mandou no canto direito e fez o segundo do Palmeiras. Depois, Luighi teve nova chance, trazendo da esquerda para dentro, finalizou forte e mandou por cima do travessão. Em chute de fora da área, Kauã Moraes pegou forte na bola e colocou o goleiro para trabalhar. Aos 25, Uberaba cobrou escanteio pela esquerda, e Vitor Reis testou firme para anotar o terceiro do Palestra. Oito minutos depois, Luis Arthur cobrou escanteio pela direita, Rafael Coutinho antecipou o defensor e desviou de primeira para ampliar a vantagem.

Palmeiras Sub-17: Cesar; Kauã Moraes, Vitor Reis, Fellipe Jack e Kauan Vítor; Rafael Coutinho (Ramon), Figueiredo (Uberaba) e Estêvão (Erick Belé); Marcio Vitor (Kidani), Luighi (Heittor) e Riquelme Fillipi (Luis Arthur). Técnico: Rafael Paiva.

Regulamento

A primeira fase do Campeonato Brasileiro Sub-17 conta com 20 clubes, que são divididos em dois grupos com dez times cada. As equipes se enfrentam dentro de suas chaves, e os quatro melhores de cada grupo avançam às quartas de final. Nessa segunda fase, assim como na semifinal, os confrontos são realizados em turno e returno. A grande decisão, prevista para o final de outubro, é disputada em partida única.

Veja a campanha do Palmeiras no Brasileiro Sub-17:

06/07: Santos 1 x 3 Palmeiras – Vila Belmiro
Gols: Erick Belé e Luighi (2x)

12/07: Palmeiras 4 x 0 Cruzeiro – Bruno José Daniel
Gols: Fellipe Jack, Estêvão, Vitor Reis e Rafael Coutinho

19/07 – 15h: Goiás x Palmeiras – Olímpico

27/07 – 15h: Palmeiras x Grêmio – Allianz Parque

02/08 – 15h: Palmeiras x Atlético-GO – Allianz Parque

A definir: Fortaleza x Palmeiras – a definir

A definir: Palmeiras x Athletico-PR – a definir

A definir: Bahia x Palmeiras – a definir

A definir: Palmeiras x São Paulo – a definir