Verdão inicia preparação física e busca repetir ótimo desempenho do NBB 6

Heron Ledon
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _  O preparador físico Chiaretto Costa, espera que a equipe tenha o mesmo rendimento da última temporada

O Palmeiras/Meltex voltou aos treinamentos no início desta semana e começou a preparação para o Novo Basquete Brasil 7, pelo qual estreia no dia 05 de novembro, contra o Rio Claro, no interior paulista. Com mais de 30 dias de pré-temporada, o técnico Régis Marrelli terá bastante tempo para "dar a sua cara" ao time, e a preparação física, para fortalecer o trabalho em busca do ótimo desempenho obtido no NBB 6 – na temporada 2013/14, acondição física do elenco foi um dos grandes trunfos do Palmeiras/Meltex para chegar às oitavas de final.

"Espero que a gente consiga repetir o que fizemos na temporada passada, que foi zerar as lesões musculares e ter uma permanência muito grande dos jogadores nas partidas e treinos, com exceção de fraturas. O trabalho da preparação física com a fisioterapia diminuiu o número de afastamentos. Acho que as nossas ações serão suficientes para termos a mesma performance física e ajudarão a conseguirmos uma posição bem melhor do que a que conquistamos no NBB passado", afirmou  o preparador físico Chiaretto Costa.

O Alviverde retornou quase completo aos treinos – a exceção foi o armador Neto, com uma conjuntivite. O ala Diego, que esteve fora da Fase Final do Campeonato Paulista por causa de uma lesão na panturrilha direita, recuperou-se e já faz as atividades com o restante do elenco. O grupo trabalha em dois períodos e deverá fazer amistosos até o primeiro duelo no NBB.

"Estamos com uma programação de pré-temporada, com cinco semanas. Nós temos uma metodologia de treinamento muito voltada para a intensidade, e isso gera um desgaste diferente. Então, temos de fazer ajustes para isso. Também teremos tempo para os treinamentos de potência antes de chegarmos ao primeiro jogo. Isso é muito importante porque vamos trabalhar as outras capacidades físicas até iniciarmos a de potência. Vai ser muito legal", explica o preparador.

Chiaretto aproveitará ainda o ritmo que os atletas desenvolveram no Paulista para prepará-los de acordo com as características do técnico Marrelli. "Como os jogadores não estão parados, pois tiveram apenas uma semana de folga, nós temos mais condições de completar os treinamentos para antes dos jogos, com mais tranquilidade. Vamos nos basear também um pouco mais na agilidade, na velocidade de reação, até por conta do estilo de jogo de que o Régis gosta. Então, daremos uma atenção especial a essa parte neste momento", completou.