Verdão pressiona no segundo tempo, mas é superado pelo Corinthians em Itaquera

Mariana Giovinazzo
Departamento de Comunicação

Pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras foi até Itaquera para enfrentar o Corinthians, na arena do rival, na tarde deste domingo (5). Em uma partida bastante movimentada, o Verdão saiu atrás e, apesar da pressão no segundo tempo, não conseguiu se recuperar no placar. A equipe alviverde foi superada por de 3 a 2. Mina e Moisés marcaram os gols palestrinos.

Com os resultados dos jogos deste fim de semana, o time perdeu duas posições na tabela e agora ocupa a quarta colocação. Na próxima rodada, a equipe de Alberto Valentim encara o Vitória, no Barradão, em Salvador-BA, às 21h45 de quarta-feira (8).

O jogo

A partida começou muito intensa, com os dois times buscando pressionar a saída de bola do adversário e chegar ao gol com velocidade. Mesmo jogando na arena do rival e sem ter seus torcedores presentes nas arquibancadas, o Verdão procurava se impor.

A primeira finalização foi alviverde: aos dois minutos de bola rolando, Borja recebeu de Keno e mandou por cima da meta de Cássio. Mas o jogo era equilibrado e, aos sete, veio a resposta corintiana. Jô ajeitou para Rodriguinho, que chutou de pé esquerdo para grande defesa de Fernando Prass.

Aos 17, o goleiro do Verdão fez outra boa intervenção, ao espalmar o chute de fora da área de Fagner. Logo em seguida, o time visitante saiu em contra-ataque com Bruno Henrique e Keno. O camisa 27 tocou para Borja, que fez ótima jogada individual, invadiu a área e finalizou na rede pelo lado de fora.

Depois dos primeiros 25 minutos, o Corinthians passou a ter mais presença no ataque do que o Palmeiras. Aos 27, Romero recebeu de Rodriguinho e completou para o fundo da rede, sem chances para Fernando Prass. (Corinthians 1 x 0 Palmeiras)

Logo em seguida, aos 29, Clayson cobrou escanteio para a equipe alvinegra, a defesa do Palmeiras não conseguiu afastar e a bola sobrou para Balbuena, que só empurrou para o gol. (Corinthians 2 x 0 Palmeiras)

Em desvantagem no placar, o Verdão não desistiu e se lançou ao ataque para tentar se recuperar na partida. Aos 34, Mina subiu mais alto do que os zagueiros corintianos, conseguiu o desvio de cabeça e diminuiu para os alviverdes. (Corinthians 2 x 1 Palmeiras)

O Palmeiras, porém, não teve muito tempo para celebrar o gol e pressionar pelo empate. Dois minutos depois, Jô caiu dentro da área após disputa com Edu Dracena e o árbitro Anderson Daronco assinalou pênalti. O próprio Jô cobrou, no canto esquerdo de Fernando Prass, e deixou os rivais com dois gols de vantagem novamente. (Corinthians 3 x 1 Palmeiras)

Depois do movimentado primeiro tempo na Arena Corinthians, o time de Alberto Valentim voltou para a segunda metade com Róger Guedes no lugar de Keno.

O ritmo da partida diminuiu em relação aos primeiros 45 minutos. Com a vantagem no placar, os mandantes esperavam chances de contra-ataque para tentar ameaçar a meta de Fernando Prass. Já o Verdão, conseguia manter a posse de bola, mas não criava boas chances de finalizar.  

Aos 19, o técnico palestrino promoveu a entrada de Guerra na vaga de Bruno Henrique, deixando seu meio de campo mais ofensivo. A mudança logo deu resultado: o próprio Guerra cobrou escanteio e, depois de desvio da defesa corintiana, a bola sobrou para Moisés, que girou e acertou lindo chute cruzado, sem a menor chance para Cássio. Golaço do camisa 10 palmeirense! (Corinthians 3 x 2 Palmeiras)

Após o gol do Palmeiras, o Corinthians teve boas chances para ampliar o marcador novamente, mas Fernando Prass fez duas boas defesas para manter a equipe viva no jogo. Aos 38, Tchê Tchê foi substituído por Deyverson, completando as três substituições de Valentim.

Apesar da pressão nos últimos minutos, o Verdão parou nas mãos de Cássio e não conseguiu o gol de empate. Antes do apito final, Deyverson fez falta em Fellipe Bastos e foi punido com cartão vermelho pela arbitragem.

Escalação: Fernando Prass; Mayke, Edu Dracena, Yerry Mina e Egídio; Bruno Henrique (Alejandro Guerra), Tchê Tchê (Deyverson) e Moisés; Dudu, Keno (Róger Guedes) e Borja.

Cartões amarelos: Edu Dracena, Tchê Tchê, Egídio, Bruno Henrique e Dudu.

Cartão vermelho: Deyverson.

Gols

Corinthians: Romero (27’ – 1º Tempo), Balbuena (29’ – 1º Tempo) e Jô (38’ – 1º Tempo).

Palmeiras: Yerry Mina (34’ – 1º Tempo) e Moisés (22’ – 2º Tempo).