Departamento de Comunicação

O Palmeiras foi à Neo Química Arena, em Itaquera, São Paulo (SP), para enfrentar o rival Corinthians pela 378ª vez na história (no geral da história, são 133 vitórias do Palmeiras, 115 empates e 130 triunfos corintianos). Com o empate por 2 a 2, com o Verdão saindo na frente com Lucas Lima, aos quatro minutos, e Gabriel Silva, aos 24 do primeiro tempo, e depois o Alvinegro empatando com Mateus Vital, aos 37 do primeiro tempo, e Rodrigo Varanda, aos dois do segundo tempo.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Com o resultado, o Verdão chegou ao seu quinto clássico contra o Corinthians seguido sem perder: o último revés foi em 22/07/2020 e, desde então, o Palmeiras venceu duas vezes e, hoje, as equipes empataram pela terceira vez – neste período, forma nove gols para o Verdão e três para o Alvinegro.

Com o empate, foi mantida a sina de que, nos últimos 28 Derbys (já contando o desta noite), o time que marcou o primeiro gol não perdeu o grande clássico. A última virada aconteceu em 24/06/2012, quando Corinthians saiu atrás no marcador e conseguiu a vitória por 2 a 1, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro.

Destaque individual dentre os jogadores para os gols: Lucas Lima chegou ao seu 12o gol pelo Palmeiras, sendo o segundo em clássico (o outro havia sido contra o Santos no empate por 1 a 1 pelo Brasileirão de 2018). De todas as vezes que Lucas Lima marcou pelo Palmeiras, o Verdão jamais perdeu. E Gabriel Silva, atacante de 18 anos, por sua vez, fez seu primeiro gol profissional da carreira, após receber assistência de Willian – o Bigode, aliás, é o maior garçom geral do atual elenco, com 23 assistências, seguido de Lucas Lima, com 21.

E não são só os jogadores. O treinador Abel Ferreira é destaque por seguir invicto em clássicos pelo Verdão. Desde que chegou ao clube, no início de novembro de 2020, Abel Ferreira já acumula atuação contra os três rivais: primeiro contra o Corinthians, pelo Brasileirão, quando o time palmeirense goleou o rival alvinegro por 4 a 0 no dia 18 do último mês, no Allianz Parque (dois gols de Raphael Veiga e outros dois de Luiz Adriano).

O segundo clássico, ainda mais recentemente, foi contra o Santos, no último dia 30, pela final única da Libertadores no Maracanã: mais uma vitória, desta vez por 1 a 0, com gol de Breno Lopes nos acréscimos – o gol valeu o título do Continental ao Maior Campeão do Brasil.

Depois, Abel comandou o Palmeiras no clássico diante do São Paulo: o time alviverde saiu perdendo com gol do Tricolor aos 28 do segundo tempo, com Luciano, de pênalti, mas buscou o empate nos minutos finais da partida, com Rony, nos acréscimos, após receber bola pela esquerda, enfrentar Juanfran e vencer do goleiro Volpi, batendo de pé direito, de dentro da área, sem chances para o goleiro são paulino.

Hoje, tornou a enfrentar o Corinthians e, saindo na frente por 2 a 2, o Verdão cedeu empate em meio às condições adversas de fortíssima chuva.

Desta forma, Abel tem retrospecto em clássicos, ao todo, de quatro jogos: duas vitórias e dois empates.

Vale destacar que, às vésperas do Dia Internacional da Mulher (na próxima segunda-feira, 08/03), o duelo foi apitado pela árbitra Edina Alves Batista, que faz parte do quadro de árbitras da Fifa desde 2016 e, hoje, voltou a apitar em jogo da Série A do Campeonato Brasileiro: ela esteve no último Mundial Feminino (França-2019), em que comandou a semifinal entre Inglaterra e Estados Unidos e, além disso, no Derby, fez uma boa arbitragem.

No último Derby antes desse disputado entre as equipes pelo Campeonato Paulista, que aconteceu em 08/08/2020, pela final do Estadual daquele ano, o Verdão conquistou o 23º título estadual de sua história após empatar por 1 a 1 no tempo regulamentar (gol de Luiz Adriano, de cabeça) e ter sido campeão após bater o rival no pênaltis por 4 a 3, com duas defesas de Weverton e o penal decisivo tendo sido convertido por Patrick de Paula (além do camisa 5, converteram suas cobranças: Raphael Veiga, Gustavo Scarpa, Lucas Lima. Aquela foi a 11ª final de campeonato entre os rivais e o oitavo triunfo alviverde (Paulistas de 1936, 1974, 1993 e 2020, Paulista Extra de 1938, Rio-São Paulo de 1951 e 1993 e Brasileiro de 1994 – perdeu apenas os Paulistas de 1995, 1999 e 2018). Considerando taças e torneios amistosos, Palmeiras e Corinthians já disputaram 32 finais, com ampla vantagem alviverde: 23 a 9.

O jogo

O duelo começou com o Palmeiras dominando todas as ações até a metade do primeiro tempo. Logo aos 4 minutos de bola rolando, o Verdão inaugurou o marcador com o canhoto Lucas Lima, de pé direito, dentro da área: o meia recebeu assistência de Danilo. (Corinthians 0x1 Palmeiras)

Após chegar com perigo muitas vezes na área corintiana, inclusive com direto a uma bola na trave de Gustavo Scarpa, Gabriel Silva chegou segundo do Verdão aos 24 minutos, em jogada de contra-ataque, com assistência de Willian. (Corinthians 0x2 Palmeiras)

A partir dos 27 minutos, a partida perdeu toda a qualidade técnica devido à forte chuva que apertou ainda mais àquela altura, encharcando completamente o gramado. A partir daquele momento, nas trombadas e nas bolas paradas na poça, a equipe mandante passou a ter lampejos de reação na partida.

E realmente foi bom para o Corinthians, que diminuiu com Mateus Vital aos 35 minutos, após Jô disputar no alto com Luan e a bola sobrar para que o atacante alvinegro batesse na saída de Vinicius Silvestre. (Corinthians 1×2 Palmeiras)

Após o primeiro tempo terminar com muita chuva e pontos de alagamento no gramado, o time da casa chegou ao empate logo aos dois minutos do segundo tempo: foi com Rodrigo Varanda, após receber bola de Mateus Vital na esquerda (Corinthians 2×2 Palmeiras)

No segundo tempo, já não chovia tanto, mas os danos ao campo eram irreparáveis para que houvesse de fato um bom e técnico espetáculo. Após algum tempo apagado, o Verdão recuperou o bom momento na partida e até chegou a balançar as redes com Willian, mas Gustavo Scarpa, que havia concedido assistência para Willian, estava impedido.

No decorrer do duelo, sobretudo a partir dos dez minutos, o duelo se equilibrou e não houve tantas jogadas promissoras para ambos os lados. Abel Ferreira mexeu no time, trocando o atacante Willian pelo lateral Gustavo Garcia, aos 24 minutos, estreante com a camisa do Palmeiras (Gustavo Garcia esteve presente na Seleção Brasileira Sub-17 campeã mundial de 2019 e está no Palmeiras desde 2014). Aos 25, entrou Victor Luis, recentemente reintegrado ao time palmeirense (estava emprestado ao Botafogo) e saiu Lucas Lima, autor do primeiro gol.

Aos 26, entrou Rafael Elias, que também era conhecido como Papagaio, no lugar de Gabriel Silva. Rafael Elias, assim como Victor Luis, fez sua reestreia pelo Verdão – revelado na base do clube, subiu no ano de 2018 e havia feito oito partidas.

Aos 35, saiu Gabriel Menino (hoje na lateral-direita) e entrou Fabinho, meia oriundo da base que também é estreante, assim como o jovem Giovani, atacante, que entrou na vaga de Gustavo Scarpa aos 40 minutos.

Com as alterações ao longo da partida, o Verdão teve o fôlego renovado em alguns setores do campo e até voltou a dominar o jogo por certo período. Porém, até o final da peleja, as equipes não se permitiram arriscar muito e, desta forma foi até o fim. O duelo terminou mesmo empatado pela contagem de 2 a 2.

PALMEIRAS: Vinícius Silvestre; Gabriel Menino (Fabinho, 35’/2T), Luan, Renan e Lucas Esteves; Danilo, Lucas Lima (Victor Luís, 25’/2T) e Gustavo Scarpa (Giovani, 40’/2T); Breno Lopes, Gabriel Silva (Rafael Elias 24’/2T) e Willian (Gustavo Garcia, 25’/2T). Técnico: Abel Ferreira.

Cartões amarelos SEP: Fabinho e Renan (Palmeiras)

GOLS: 0-1 Lucas Lima (4’/1T); 0-2 Gabriel Silva (25’/2T); 1-2 Mateus VItal (35’/1T)); 2-2 Rodrigo Varanda (2’/2T)