Verdão supera J. Barranquilla e chega a 40 anos sem perder em estreias da Liberta

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Gustavo Scarpa abriu o placar para o Verdão no primeiro tempoO Palmeiras visitou o Junior Barranquilla-COL na noite desta quarta-feira (06) e venceu por 2 a 0 em sua partida de estreia pela Libertadores de 2019, com gol de Gustavo Scarpa, aos 11 minutos do primeiro tempo, e de Marcos Rocha, nos acréscimos da etapa derradeira. Com isso, o Alviverde se manteve por 40 anos sem saber o que é perder em estreias de Libertadores: ou seja, desde 1979. Naquela ocasião, a equipe palestrina bateu o Alianza Lima-PER por 4 a 2 na casa do adversário e, desde então, acumula invencibilidade de 14 jogos inaugurais pela competição continental, com 11 vitórias e três empates.

Após este duelo, o Palmeiras também segue invicto em jogos diante do Junior Barranquilla-COL. Agora são quatro duelos travados entre as equipes, com três triunfos palmeirenses e um empate (10GP e 3GC). Vale lembrar que, na Libertadores do ano passado, o Verdão também cruzou com os caminhos do Junior na fase de grupos e levou a melhor nas duas ocasiões: 3 a 0 na Colômbia e 3 a 1 no Brasil.

O Palmeiras aposta na experiência para conquistar a Libertadores da América pela segunda vez em sua história, pois, ao todo, cinco jogadores de seu atual elenco têm no currículo o troféu. São eles: Edu Dracena, pelo Santos, Marcos Rocha, pelo Atlético Mineiro, Willian, pelo Corinthians, e Borja e Guerra, ambos pelo Atlético Nacional-COL. Além disso, o técnico Luiz Felipe Scolari conquistou o título em 1999, pelo Palmeiras, e em 1995, pelo Grêmio.

Esta é a primeira vez na história em que o Palmeiras disputa quatro edições seguidas da competição continental. O Alviverde já é o time brasileiro que mais vezes disputou a Libertadores em todos os tempos, ao lado de Grêmio e São Paulo (os três com 19 participações – já contando 2019). São, ao todo, 175 jogos pela Libertadores, com 92 vitórias, 33 empates e 50 derrotas (311 gols marcados e 197 sofridos).

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_M. Rocha completou 50 partidas pelo clube e deixou sua marca nos minutos finaisO Maior Campeão do Brasil é o clube brasileiro com mais gols na história da Conmebol Libertadores: o time alviverde marcou 311 vezes (já considerando o tento desta noite). Com isso, a equipe palestrina ocupa a décima colocação do ranking geral de clubes, considerando times estrangeiros. Neste quesito, o líder é o River Plate-ARG, com 547 bolas na rede.

Com mais esta vitória fora de casa na Libertadores, aliás, o Palmeiras engordou mais um recorde: segue ainda mais isolado como o time brasileiro com mais triunfos fora de casa no Continental. São 34 triunfos fora de seus domínios, três a mais do que o Cruzeiro, que contabiliza 31 vitórias no certame como visitante.

Vale ressaltar que o Alviverde também é o time brasileiro com mais bolas na rede como visitante na principal competição das Américas, agora com 129 tentos anotados fora de seus domínios ao longo de suas participações.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Weverton se destacou na partida diante do Junior Barranquilla-COL pelas excelentes defesas realizadas

Primeiro brasileiro finalista do Continental

O Verdão carrega ainda a fama histórica de ter sido o primeiro brasileiro a ter disputado uma final de Libertadores. Foi em 1961, quando enfrentou o Peñarol na grande decisão e ficou com o vice-campeonato. O Alviverde ainda chegou à final em 1968 e 2000, além de 1999, quando foi campeão. O clube ainda alcançou a fase semifinal em 1971, 2001 e 2018.

Artilheiros palmeirenses na Libertadores

Ao longo de sua trajetória na mais importante competição das Américas, o Alviverde já contou com cinco artilheiros: Tupãzinho (1968, com 11 gols), Lopes (em 2001, com nove gols), Marcinho e Washington (ambos em 2006, com cinco gols cada um) e Borja (em 2018, com nove gols).

CONFIRA OS GOLS DA PARTIDA:

VEJA OS MELHORES MOMENTOS DO JOGO: