Departamento de Comunicação

O Palmeiras se reapresentou nesta segunda-feira (22), na Academia de Futebol, após o empate sem gols com o Santos no último sábado (20), na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro, e iniciou a preparação para enfrentar o Cerro Porteño-PAR, às 19h de quarta-feira (24), no estádio General Pablo Rojas, em Assunção (PAR), pela CONMEBOL Libertadores.

Substituído no intervalo do clássico em razão de um choque de cabeça, o zagueiro Gustavo Gómez foi submetido a exames que detectaram uma pequena fissura na face. Ele seguiu normalmente o cronograma de atividades regenerativas na parte interna do centro de excelência junto aos atletas que atuaram por mais de 45 minutos na partida.

No gramado, a comissão orientou dois trabalhos técnicos: uma atividade de ataque contra defesa com times de cinco jogadores e um jogo de sete contra sete em campo reduzido. Um dos que participaram do treino no campo foi o zagueiro Naves, escolhido para substituir Gustavo Gómez no segundo tempo do clássico. Após uma atuação segura, ele recebeu elogios do auxiliar técnico João Martins na entrevista coletiva.

Naves entrou na vaga de Gómez no segundo tempo contra o Santos (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

“O rendimento é fruto do trabalho que faço no dia a dia para poder entrar e representar bem. Estou muito feliz pela oportunidade. Me sinto privilegiado de, pela segunda vez, jogar em Santos, pois sou natural de lá. Cresci ali e hoje represento essa camisa, que é muito grande. É um momento especial na minha vida”, afirmou o jovem, que substituiu Murilo na vitória por 1 a 0 sobre o Santos, na Vila Belmiro, pelo Brasileiro de 2022.

Aos 21 anos, Naves acumula sete jogos pelo time profissional do Verdão e comentou sobre o bom ambiente e o aprendizado diário. “Não tenho nem palavras para falar deste elenco. Um bom exemplo dessa união entre os zagueiros é a mensagem que o Murilo mandou para o Luan, que repercutiu essa semana. Sempre um ajudando o outro e querendo o melhor. Quem estiver melhor vai jogar, e isso é fruto do nosso trabalho”, completou.

Independentemente de mando ou da competição, o Palmeiras é o time da Série A com a maior série invicta na atualidade: 13 partidas sem derrota. Nesta fase de grupos da Libertadores, é o vice-líder do Grupo C, com seis pontos – mesma pontuação do líder Bolívar-BOL –, com duas vitórias e uma derrota. “Sabemos da importância desse jogo (contra o Cerro Porteño), da dificuldade também. Mas estamos nos preparando no dia a dia e vamos em busca dos três pontos”, finalizou Naves.

O Verdão volta a treinar nesta terça-feira (23), às 10h, na Academia de Futebol. Na quarta, o clube pode completar 50 vitórias como visitante na Libertadores (sem considerar os triunfos em campo neutro, caso das finais de 2020 e 2021). O retrospecto atual é de 112 jogos, 49 vitórias, 22 empates, 41 derrotas, 176 gols marcados e 141 gols sofridos.

O Maior Campeão do Brasil é o terceiro com melhor índice de vitórias como visitante na história da competição: 43,75%, atrás de Fluminense, com 45,71%, e Argentinos Juniors-ARG, com 55,55%, e seguido por Sport, com 42,85%, e Flamengo, com 41,97%. Em números absolutos, é o quinto com mais vitórias como visitante, atrás de Peñarol-URU (52 em 183 partidas), Boca Juniors-ARG (59 vitórias em 160 jogos), River Plate-ARG (59 vitórias em 191 jogos) e Nacional-URU (61 vitórias em 200 jogos).

O lateral-direito Marcos Rocha durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)