Departamento de Comunicação

O Palmeiras treinou na manhã deste domingo (01), na Academia de Futebol, depois de ter vencido a Juazeirense por 2 a 1, na noite de sábado (30), na Arena Barueri, pela Copa do Brasil. A atividade foi o começo dos preparativos do Alviverde para o confronto com o Independiente Petrolero-BOL, na terça-feira (03), às 21h30 (horário de Brasília), na altitude de Sucre, na Bolívia, pela fase de grupos da CONMEBOL Libertadores.

Os jogadores que atuaram na Arena Barueri fizeram recovery na parte interna do centro de excelência. Os demais foram a campo e trabalharam quesitos técnicos e táticos sob os olhares da comissão do treinador Abel Ferreira.

Os goleiros treinaram grande parte do tempo com uma bola com gás hélio em seu interior com o intuito de acelerar a adaptação à velocidade da bola na Bolívia (Sucre tem uma altitude de aproximadamente 2800 metros). O preparador de goleiros Rogério Godoy explicou o método. “O gás hélio é mais leve que o gás colocado na bola normalmente e dá um pouco mais de velocidade e trocas de direções. É uma adaptação para aquilo que a gente vai encontrar lá na altitude. A primeira etapa foi aqui e vamos concluir no treino pré-jogo todas essas situações diferentes”, disse Rogerião.

O goleiro Weverton durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O coordenador científico do clube, Daniel Gonçalves, expôs também os outros cuidados que o Palmeiras já vem tomando e tomará para minimizar os efeitos do ar rarefeito. “As medidas em relação à altitude são para minimizar os efeitos negativos, já que eles ocorrerão sob o ponto de vista fisiológico, e também potencializar situações físicas como o aumento da velocidade dos corpos e da bola. Por conta da menor densidade do ar há uma diminuição na pressão de oxigênio, e então, os atletas tendem a ter dificuldades respiratórias, mas, por outro lado, a bola muda sua trajetória e sua velocidade. Quanto mais rapidamente nos adaptarmos a essas questões, sobretudo mental (de o atleta saber o quanto o seu corpo vai sofrer), melhor será a performance no jogo”, afirmou Daniel, que salientou:

“As medidas já estão em prática há algumas semanas, como o monitoramento bioquímico e do sangue dos atletas, pois sabemos que o transporte de oxigênio dentro do corpo tem relação com as hemácias e com o ferro. Sendo assim, já tentamos corrigir isso por alimentação e medicamentos específicos. Implementamos também a hidratação fracionada ao longo do dia, já que a altitude aumenta a frequência respiratória e, por consequência, o ressecamento das vias aéreas e, com isso, uma desidratação maior”, concluiu.

O elenco alviverde treinou na Academia de Futebol antes de embarcar para Sucre, na Bolívia (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

A delegação palestrina embarca neste domingo, após o almoço, e encerra a preparação na segunda (02), às 11h (horário local), em um campo anexo do Estádio Olímpico Pátria, o local da partida.

O Verdão, atual bicampeão continental, ostenta 100% de aproveitamento na atual edição, com três vitórias: 4 a 0 sobre o Deportivo Táchira-VEN, 8 a 1 sobre o Independiente Petrolero-BOL no Allianz Parque e 3 a 1 sobre o Emelec-EQU. O Palmeiras tem ainda o melhor ataque da competição, com 15 gols, e defenderá também o recorde de invencibilidade como visitante na história da Libertadores – atualmente são 17 jogos sem perder fora de casa, com 12 vitórias e cinco empates).