Vinte anos depois, Sampaio relembra gol antológico sobre São Paulo

Luan de Sousa
Departamento de Comunicação

Divulgação _ Sampaio cita este gol como o mais bonito de sua carreiraAntológico significa, de acordo com o dicionário Aurélio, “algo digno de figurar em antologia”, “notável”, “admirável”, “memorável”. Ou seja, um adjetivo perfeito para caracterizar o tento marcado pelo ídolo César Sampaio há exatos 20 anos, na tarde do dia 4 de dezembro de 1993. Na ocasião, o volante marcou o segundo gol alviverde (na verdade, um golaço), sacramentou a vitória do Verdão por 2 a 0 sobre o rival São Paulo e selou de vez a vaga palestrina na final do Campeonato Brasileiro da temporada.

Sampaio, hoje superintendente do Joinville (clube que enfrentou o Palmeiras duas vezes em 2013), é taxativo quando perguntado sobre a jogada. “Foi o gol mais bonito da minha carreira, da minha história. E não foi marcante só pelo gol, mas pelo clássico também. O São Paulo, na época, era o adversário a ser batido”, disse, em entrevista ao Site Oficial, antes de completar.

“Nós tivemos vários duelos com o São Paulo no início da década de 90. Os dois times eram a base da seleção brasileira e, então, eram clássicos acirrados e iguais. E nesse em especial eu pude ter uma participação importante até com gol, algo difícil pois eu era um jogador defensivo”, recordou o ex-camisa 5, que, no primeiro gol alviverde, anotado por Edmundo 14 minutos antes, deu uma assistência primorosa para o Animal.

Ficha Técnica

Palmeiras 2 x 0 São Paulo
Local:
Estádio do Morumbi
Data: 4 de dezembro de 1993
Público: 59.883 pagantes
Gols: Edmundo, aos 23 minutos do segundo tempo, e César Sampaio, aos 37 minutos do segundo tempo

Palmeiras: Sérgio; Cláudio, Antônio Carlos, Cléber e Roberto Carlos (Amaral); César Sampaio, Mazinho, Edílson (Paulo Sérgio) e Zinho; Edmundo e Evair
Técnico: Wanderley Luxemburgo

São Paulo: Zetti; Cafu, Válber, Ronaldo e André Luiz; Luís Carlos Goiano, Dinho (Toninho Cerezo), Palhinha e Leonardo; Muller e Juninho (Jura)
Técnico: Telê Santana

Confira o vídeo do gol histórico de César Sampaio:

var element = document.getElementById(‘player-wrapper2’);

new WM.Player({videosIDs:1704094,

width: 620,

height: 349}).attachTo(element);