Vítima de leucemia, campeão mundial morre aos 81 anos

Agência Palmeiras

Durante a madrugada desta terça-feira (16), o futebol brasileiro perdeu mais um grande nome. Aos 81 anos, o ex-atacante Richard Petrocelli, que defendeu a camisa do Palmeiras na primeira metade da década de 50, faleceu na cidade de Campinas-SP, no Hospital e Maternidade Celso Pierro (Hospital da PUC).

Richard era um dos remanescentes da conquista do primeiro Campeonato Mundial Interclubes da história (Copa Rio de 1951) e lutava contra uma leucemia descoberta havia cerca de um mês. No último domingo (14), o campeão do mundo sofreu uma parada cardíaca, mas os médicos conseguiram reanimá-lo. Internado desde quinta-feira (4), porém, teve falência nos rins e morreu nesta madrugada.

Petrocelli chegou ao Palestra Itália em junho de 1951, às vésperas da disputa do Mundial. No embate de ida da semifinal, marcou o primeiro dos gols alviverdes da vitória por 2 a 1 sobre o Vasco. E no duelo de volta, fraturou o tornozelo e ficou fora das finais, diante da Juventus-ITA.
Oberdan (esq.) e Aquiles (dir.) são os únicos remanescentes do título mundial de 1951

Com esta perda irreparável, os únicos campeões mundiais de 1951 ainda vivos são Oberdan Cattani (ex-goleiro) e Aquiles (ex-meia). Richard disputou 39 partidas e fez 22 gols pelo clube.

O funeral será no Velório Municipal de São José do Rio Pardo, interior de São Paulo (cidade natal do ex-atleta), às 17h.

A Sociedade Esportiva Palmeiras agradece ao ex-jogador pelos feitos junto ao Verdão e presta toda a solidariedade aos familiares e amigos de Richard Petrocelli.

Ficha Técnica
Nome: Richard Petrocelli
Nascimento: 25 de maio de 1931, em São José do Rio Pardo
Jogos pelo Palmeiras: 39 (20V, 6E e 13D), entre 1951 e 1954
Gols pelo Palmeiras: 22
Título pelo Palmeiras: Copa Rio