Departamento de Comunicação

O zagueiro Vitor Reis e os atacantes Estêvão e Endrick foram convocados pela Seleção Brasileira Sub-17 nesta sexta-feira (23). Os atletas do Palmeiras estão entre os 22 escolhidos pelo técnico Phelipe Leal para a terceira etapa de preparação visando ao Torneio Sul-Americano Conmebol, que será realizado em 2023 e é classificatório para a Copa do Mundo da categoria.

Os convocados permanecerão concentrados entre os dias 2 e 11 de outubro, seguindo uma rotina de atividades comandadas pela comissão da Seleção Sub-17. Além disso, um jogo-treino contra um adversário ainda não definido será realizado nesse período.

Campeão da Copa do Brasil Sub-17 pelo Alviverde neste ano, Vitor Reis é convocado pela segunda vez à Seleção. No clube palestrino desde 2016, o zagueiro de 16 anos é titular da equipe Sub-17 do Palmeiras, somando 18 partidas e dois gols marcados pela categoria neste ano.

Vitor Reis em ação pelo Sub-17 do Verdão (Foto: Fabio Menotti)

Estêvão, por outro lado, aparece entre os convocados pela primeira vez. O atacante chegou ao Verdão no ano passado e, em pouco tempo, já demonstrou sua capacidade técnica. Mesmo com apenas 15 anos, é o artilheiro do time Sub-17 em 2022, tendo 18 gols e cinco assistências pela categoria na temporada.

Endrick volta a ser chamado pela Seleção após conquistar o Torneio de Montaigu, competição Sub-17 realizada na França. A convocação vem menos de uma semana após o atacante ser relacionado pela primeira vez a um jogo do time profissional, ficando no banco na vitória por 1 a 0 sobre o Santos, pelo Campeonato Brasileiro. Pela equipe Sub-17, o atleta de 16 anos tem oito gols em seis partidas neste ano.

Estêvão foi o nono jogador do Verdão convocado pela Seleção Sub-17 em 2022. Antes dele, foram chamados o goleiro Cesar, o lateral direito Kauan Firmo, o lateral esquerdo Inacio, os zagueiros Vitor Reis e Fellipe Jack, o volante Figueiredo e os atacantes Luis Guilherme e Endrick. Pelo Sub-20, o goleiro Kaique e o atacante Giovani já foram convocados.

Estêvão: 15 anos e destaque do Sub-17 do Palestra (Foto: Fabio Menotti)

O Palmeiras foi o time brasileiro que mais cedeu jovens para a Seleção nos últimos cinco anos. Em 2017, primeiro ano da lista, foram 18 nomes no total. Em 2018, o número foi ampliado para 29. Já em 2019, 17 atletas estiveram com a Amarelinha. Em 2020 e em 2021, mesmo com a pandemia, o Verdão teve, respectivamente, 13 14 garotos chamados para atividades com as Seleções Brasileiras de base.