Departamento de Comunicação

O goleiro Weverton completou neste domingo (07) a marca histórica de 200 jogos pelo Palmeiras. Intransponível na vitória por 2 a 0 sobre o Santos, na Vila Belmiro, o camisa 21 ainda registrou a 100ª partida sem tomar gols pelo Maior Campeão do Brasil desde a estreia, no dia 11 de março 2018, em vitória por 3 a 0 sobre o Ituano, pelo Campeonato Paulista.

Atualmente, Weverton é o 9º goleiro que mais jogou pelo Palmeiras em todos os tempos – o ranking é encabeçado por Emerson Leão (com 621 jogos), seguido por Marcos (533), Valdir de Morais (480), Velloso (458), Oberdan (353), Sérgio (333), Gilmar (290) e Fernando Prass (274). Também é o 3º no ranking de jogos sem sofrer gol neste século, um atrás de Fernando Prass (101) e sete a menos que Marcos (107), o líder no quesito.

“O sentimento é de gratidão, de que todo o esforço é recompensado. Todo dia de trabalho, de suor. Quem me conhece sabe que eu deixo muito para trás para me dedicar, dar meu melhor no clube. Sempre treinando após os jogos, mesmo cansado, às vezes sem dormir. Quando se atinge uma marca dessa, é como se tudo valesse a pena. Não só pelos 200 jogos, mas por metade deles sair sem sofrer gols. Agradeço ao Rogério (Godoy) e ao Thales (Damasceno), preparadores que trabalham comigo os mínimos detalhes para evoluir, chegar em campo sempre pronto. Espero que venham muito mais jogos e especialmente jogos sem sofrer gols”, afirmou o goleiro, em entrevista ao Site Palmeiras e à TV Palmeiras/FAM.

Para Weverton, a estrutura disponibilizada pelo Verdão na Academia de Futebol é decisiva para a manutenção do alto nível. O apoio e compreensão da família, segundo ele, também ajudam para que ele possa focar somente no futebol e manter o alto nível das atuações, já que a vida de jogador também exige diversas renúncias no âmbito pessoal.

Weverton é o 9º goleiro que mais jogou pelo Palmeiras em toda a história do clube (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

“Uma coisa que acrescentou muito na minha vida é o tamanho da estrutura que o Palmeiras oferece para você desempenhar o seu melhor futebol. Aqui temos tudo de melhor. Quem aproveita, evolui. Posso dizer com todas as letras que aproveito muito dos profissionais, da estrutura. Melhorei minha parte física, meu percentual de gordura, meu peso, minha parte mental. Entendi que era o goleiro de uma grande equipe. Isso reflete dentro de campo, essa melhora, esse conjunto de coisas a teu favor faz diferença embaixo das traves. Sou feliz, agradecido e grato a Deus. Hoje vivo o auge da minha vida graças a tudo isso que o Palmeiras nos oferece”, declarou o camisa 21.

Weverton é o jogador do elenco com mais minutos em campo pelo Verdão nesta temporada: 3.800, seguido por Luan, com 3.752. Dentre outros recordes e marcas, é o atleta com mais vitórias pelo Palmeiras em Libertadores (28) e o 3º goleiro com menor média de gols sofridos na história do clube: 0,69 gol por partida (138 vezes em 200 jogos), atrás só do paraguaio Benítez, com 0,54 (13 gols sofridos em 24 jogos em 1978), e do também paraguaio Gato Fernández, com 0,62 (22 gols em 35 jogos em 1994) – são considerados somente goleiros com ao menos dez jogos disputados pelo clube. Ele é também o primeiro goleiro desde Velloso (entre 1995 e 1997) a fechar três temporadas seguidas sem sofrer gols por 20 jogos ou mais: 21 em 2018, 26 em 2019 e 35 em 2020. Em 2021, Weverton já ficou 18 jogos sem ser vazado em um total de 41 duelos disputados.

Sobre a sequência de cinco vitórias consecutivas, Weverton vê o Verdão equilibrando e preparado para enfrentar o Atlético-GO, nesta quarta (10), às 20h30, no Allianz Parque. “Vejo o Palmeiras em um momento bom, melhorando seu desempenho jogo a após jogo. Passamos por uma turbulência e isso nos trouxe um aprendizado também. Esse é o Palmeiras que todo mundo quer ver, jogando para cima, equilibrado ofensivamente e defensivamente, performando bem. Nessas cinco vitorias, tivemos grande performance, isso é importante, dentro do que o Abel fala de que esses jogos nos preparam pelo que vem pela frente. Temos mais uma oportunidade na quarta de fazer uma excelente performance diante de um adversário que tem suas qualidades. Dentro de casa, naquele clima que estamos com saudade, o nosso torcedor nos empurrando fora de campo, temos de dentro dele fazer nosso melhor”, finalizou.

Weverton (à direita) está a um jogo de igualar Fernando Prass (centro) na lista de goleiros que mais jogaram no estádio palmeirense (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Se entrar em campo diante do Atlético-GO, o camisa 21 ficará a apenas um jogo de igualar Fernando Prass na 6ª posição da lista de goleiros que mais jogaram na casa alviverde, somando os tempos de Parque Antarctica, Estádio Palestra Italia e Allianz Parque: Weverton tem 84 jogos contra 86 de Prass – o líder do ranking é Marcos (com 212 jogos), seguido por Velloso (154), Emerson Leão (137), Sérgio (131) e Primo (90).