Willian completa 100 jogos pelo Verdão e exalta ‘garra’ do time em classificação

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Willian fez seu 100º jogo pelo Verdão

A noite desta quinta-feira (30) teve sabor especial para o atacante Willian. Além de ajudar o Palmeiras a garantir classificação para as quartas de final da Libertadores, contra o Cerro Porteño-PAR, o camisa 29 do Verdão pôde comemorar seus 100 jogos pelo clube em grande estilo.

"Graças a Deus, conseguimos essa classificação. No começo, teve a expulsão, e isso mudou o cenário. Mas o nosso time estava marcando em cima e se entregando. A equipe foi guerreira e lutou até o final. Hoje tivemos que colocar para fora essa garra, essa superação. Então está todo mundo de parabéns", disse Willian sobre a classificação.

Esta expressiva marca de 100 partidas abrange algumas marcas expressivas conquistadas pelo jogador. Neste ano, por exemplo, o atacante entrou em campo 47 vezes – com isso, é o atleta do elenco palestrino com mais jogos na temporada – e balançou as redes 14 vezes, sendo vice-artilheiro do time no ano, atrás apenas de Borja, com 17.

Com 31 bolas na rede até aqui, Willian já está no top 10 da artilharia do Verdão no Século XXI. Destes 31 tentos, 13 foram marcados no Allianz Parque, fato que já o coloca em terceiro lugar no ranking de maiores goleadores da nova casa alviverde, ao lado de Gabriel Jesus e Rafael Marques. O Bigode, contudo, é o único a ter marcado todos seus tentos com a camisa alviverde. O atual jogador do Manchester City fez dois pela Seleção Brasileira, enquanto o atacante do Sport deixou a sua marca uma vez pelo atual clube.

Além de figurar dentre os dez principais artilheiros palmeirenses neste século, Willian também aparece na lista dos 100 maiores goleadores da agremiação esmeraldina em todos os tempos, atualmente na 90ª posição, ao lado de Barcos, Careca, Marcos Assunção, Muñoz, Reinaldo Xavier, Ronaldo e Loschiavo – todos também com 31 gols.

Outra característica que faz com que Willian se destaque, além dos gols, são as assistências. O jogador já demonstrou ter senso de coletividade. Atualmente, ele é o terceiro maior garçom do time na temporada, tendo servido seus companheiros para marcar nada menos do que oito vezes – neste quesito, só fica atrás de Dudu (nove) e Lucas Lima (dez passes a gol).

Além disso, Willian ostenta o fato de ter deixado a sua marca em todas as competições oficiais que disputou desde a estreia pelo Palmeiras (isso inclui tentos por jogos do Brasileiro, do Paulista, da Copa do Brasil, da Libertadores e até mesmo de um amistoso).

Contratado no início de 2017, o jogador marcou 31 gols nos 100 jogos que fez pelo clube. São, ao todo, 56 vitórias, 19 empates e 25 reveses com a camisa do Maior Campeão do Brasil.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_O dono da camisa 29 é o jogador que mais jogou nesta temporada: 47 partidas

Confira alguns dados de Willian pelo Palmeiras:

– Artilharia do Verdão no Campeonato Brasileiro 2018
Com sete gols, é o principal goleador do time no Brasileirão.

– Vice-artilharia na temporada
Segundo principal goleador do clube em 2018, com 14 bolas na rede, três atrás de Borja, que lidera o ranking (17).

– Terceiro principal garçom do elenco em 2018
Com oito assistências, o camisa 29 é o terceiro maior garçom da equipe na temporada, atrás apenas de Dudu (9) e Lucas Lima (10).

– Assiduidade em 2018
Com 47 partidas, é o atleta do elenco com mais atuações na temporada.

– Artilharias em 2017
Maior goleador do Palmeiras na última temporada, com 17 gols, Willian também foi o artilheiro do clube na Copa Libertadores daquele ano, com quatro bolas na rede, e no Campeonato Paulista 2017, com cinco tentos.

– Vice-artilheiro do atual elenco
Com 31 gols, é o segundo jogador com mais bolas na rede do atual elenco, só perde para Dudu, que já fez 50.

– Top 100 da história do Palmeiras
Com 31 gols, Willian também já entrou no Top 100 de artilheiros da história do clube. Atualmente, ocupa a 90ª posição, ao lado de Barcos, Careca, Marcos Assunção, Muñoz, Reinaldo Xavier, Ronaldo e Loschiavo.

– Willian: jogador que mais atuou desde sua chegada ao clube (2017)
1º – Willian (100 jogos)
2º – Dudu (98 jogos)
3º – Felipe Melo e Borja (71 jogos)

– Maiores artilheiros do Século XXI
1º – Vágner Love (54 gols)
2º – Dudu (50 gols)
3º – Valdivia (41 gols)
4º – Kleber (39 gols)
5º – Diego Souza (38 gols)
6º – Edmundo (35 gols)
7º – Pedrinho (33 gols)
8º – Willian, Barcos, Marcos Assunção e Muñoz (31 gols)

Maiores artilheiros do Allianz Parque
1º – Dudu (24 gols)
2º – Borja (15 gols)
3º – Willian, Gabriel Jesus* e Rafael Marques** (13 gols)
*Dois gols marcados pela Seleção Brasileira nas Eliminatórias
**Um gol pelo Sport

– Dados em 2018

47 jogos (37 como titular)
14 gols
8 assistências

– Dados em 2017
53 jogos (42 como titular)
17 gols
6 assistências

– Dados no geral
100 jogos (79 como titular)
31 gols
14 assistências