Departamento de Comunicação
O Palmeiras treinou na manhã desta quinta-feira (16), na Academia de Futebol, seguindo sua preparação para a semifinal do Campeonato Paulista contra o Ituano, no domingo (19), às 16h, no Allianz Parque. O Verdão busca a vaga na decisão do estadual pelo quarto ano consecutivo e está na semi pela décima vez seguida, fato inédito na história do campeonato.
O elenco fez atividades técnicas e táticas. Com dois times de 11 jogadores, Abel Ferreira e sua comissão fizeram orientações e correções sobre posicionamento e movimentações, entre outros aspectos. Depois, com os atletas dos setores ofensivo e defensivo em lados separados, o elenco ensaiou algumas jogadas e fundamentos de cada posição. Ao final, alguns jogadores praticaram cobranças de pênalti.
“É bom a gente ter este tempo para trabalhar. Este mês está um pouco mais tranquilo, então a gente pode evoluir em muita coisa nas partes física, técnica e tática. São semanas que temos para nos prepararmos bem pensando no ano longo e produtivo que teremos. No próximo mês, já teremos nove jogos, não vamos conseguir nos preparar tanto como agora. Para nós, cada semana é uma semana decisiva e estamos trabalhando da melhor forma possível”, afirmou o meio-campista Zé Rafael.
O camisa 8 está a um jogo de assumir a 67ª colocação do ranking de atletas com mais partidas pelo Palmeiras na história (soma 226 confrontos, atrás de Pedrinho Vicençote e Túlio, com 227). Com mais um triunfo, ele também subirá na lista de jogadores com mais vitórias pelo clube neste século e passará a ocupar a 7ª posição, ao lado de Felipe Melo, Gustavo Scarpa e Willian, todos com 136 resultados positivos.

Após o treino, Zé também comentou sobre a participação de Bruno Tabata na configuração tática diferente que a equipe teve na vitória sobre o São Bernardo, pelas quartas de final. “Ficamos felizes pelo Tabata. É um menino que trabalha bem desde que chegou. Vinha esperando oportunidades e vem em uma crescente. Fez um grande jogo contra o São Bernardo e esperamos que ele continue nos ajudando. São características diferentes das do Giovani e do Endrick. Ele é um construtor de jogadas com dribles e que vem mais pelo meio. E isso acaba abrindo mais espaço para o Gabriel e para o nosso lateral, que consegue fazer mais ultrapassagens”, detalhou.
O elenco volta a treinar nesta quinta-feira (16), às 10h, na Academia de Futebol. No encontro com o Ituano na fase de grupos, no Novelli Júnior, em Itu (SP), o Palmeiras venceu por 3 a 1 com gols de Bruno Tabata, Rafael Navarro e um contra – foi a última partida da equipe antes da Supercopa do Brasil, vencida diante do Flamengo, em Brasília (DF).
“Todo jogo de Campeonato Paulista, independentemente do adversário, é difícil. Os rivais vêm com uma motivação muito grande. A equipe do Ituano vem evoluindo, então temos de ter muito cuidado e respeito. Que a gente possa fazer um grande jogo e sair classificados”, disse Zé, que espera as arquibancadas lotadas no Allianz Parque. “A gente sabe o quanto os torcedores são importantes para nós, o quanto eles nos motivam e nos apoiam dentro de campo. A gente espera que domingo, com o Allianz Parque lotado novamente, a gente possa juntar a motivação deles com uma grande partida dentro de campo e que possamos sair classificados para mais uma final”, finalizou.
